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Mostrando postagens de agosto, 2012

Questões de vestibular com crase

Questões de vestibular com crase Preencha as lacunas do trecho: "Minha mãe, ____quem todos deviam tanta atenção, obrigava-se, ____ vezes, ____tarefas que ____muito repassara____ criadas da casa." São preenchidas por: a) a - as - a - a - às b) a - às - as - há - as c) a - as - a - a - as d) à - as - as - há - às e) a - às - a - há - às 2 - A única frase em que o uso da crase não esta correto é: a) O professor dirigiu-se à sala. b) Fez uma promessa à Nossa Senhora. c) À noite não gosto de ler. d) Referiu-se àquilo que viu. e) Fugiu à pressa. 3 - Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços: “____ algum tempo, vai até ____montanha e volta ____ casa para descansar." a) A – à - à b) Há - a - a c) Há - à - à d) À - a - a e) A - a - a 4 - Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços: "Durante ____semana, o rapaz deveria apresentar-se ____ direção da escola, para repor todas as aulas ____ que faltara.” a) a - à - a b) a - a - à c) à - à -

Comunicação e linguagem

Comunicação e linguagem Como nos comunicamos? De muitas e varias maneiras. Comunicação e uma palavra derivada do latim communicare e quer dizer "tornar comum" "partilhar", "repartir". As pessoas se comunicam com diferentes intenções e usam, para isso, diferentes linguagens. Quando utilizamos palavras para nos comunicarmos, estamos usando uma linguagem verbal. A placa ao lado passa a sua mensagem usando apenas palavras, que formam um texto escrito. Só as pessoas que sabem ler a língua em que foi escrito o texto conseguirão decodificar a mensagem do aviso. A linguagem não verbal, no entanto, não precisa de palavras para passar o seu recado. Veja o semáforo (ou sinaleira) para pedestres ao lado. Para que a pessoa não seja atropelada, e importante que ela já tenha aprendido o código pelo qual a mensagem e comunicada. a) Favor não pisar na grama. b) Expor um cartaz com um semáforos de pedestre. 1. Que tipo de linguagem o semáforo de pedestres usa para se comuni

Estudo sobre crase

Crase é a fusão de duas vogais da mesma natureza, ou seja, iguais. Regra geral: Haverá crase se existirem duas situações: o termo regente exigir a preposição A o termo regido aceitar o artigo A/AS preposição .......... artigo Falou a a amiga. as amigas. Falou à amiga. às amigas. Nunca ocorre crase: 1) Antes de masculino: Ver a olho nu. Andar a pé Bife a cavalo. 2) Antes de verbo: Começou a chorar. 3) Antes de pronomes de tratamento: Peço a Vossa Excelência licença para retirar-me. Exceção: senhora e senhorita Dei o livro à senhora. 4) Antes de pronomes em geral (desde que não aceitem artigo): Falei a ela. Deu a cada uma um pacote. Não se referiu a ninguém. 5) Nas expressões formadas por palavras repetidas: Ficaram cara a cara. Tomou o remédio gota a gota. 6) Antes de nomes de cidades e da palavra casa sem determinação: Foi a Taubaté. Dirigiu-se a Campinas. Voltou a casa tarde. (Quando o nome

Aula com crase

Crase é a contração da preposição a com os artigos femininos a,as. Veja. a + a = à a + as = às  Também podehaver crase com a contração da preposição a e os pronomes demonstrativosaquele, aquela, aquilo - àquele, àquela, àquilo.  A crase e marcada com acento grave ( ' ). Observe: Usa-se crase:  Antes de numero que indica horas (Viajo as oito horas.);  Em expressões femininas (às vezes, à direita, à esquerda, às pressas, à noite). Ex.: Viajo às duas horas, e você? Eu só vou viajar às cinco. Não se usacrase: » Antes de substantivos masculinos (a pé, a Marcos); •Antes dos pronomes pessoais (a ele, a mim, a você, a V.S.a); » Antes dos pronomes demonstrativos (a este, a essa, a isto, a isso); • Antes de verbos no infinitivo (a cantar, a sorrir); • Com palavras repetidas (cara a cara, frente a frente).

Exercício com crase

Atividade com crase 1) Reescreva as frases substituindo a palavra destacada pela palavra indicada. Atenção para a crase antes do feminino. Veja os exemplos. Rosa foi ao baile. (Preposição a +artigo o = ao). Rosa foi à festa. (preposição a + artigo a =à). a) Fomos ao baile de formatura de meu irmão. (festa) ____________________________________ b)Eu sempre vou ao shopping aos sábados. (feira)(sextas-feiras) ______________________________________ c) Toda ginástica faz bem ao corpo.(mente) ________________________________________ d) Dei um presente ao vovô. (vovó) ______________________________________ 2) Leia as frases e explique por que a crase não foi usada. a.Gosto de ir ao parque a pé. b. O pintor ofereceu a ela um belo quadro. c. Nada tenho a declarar sobre o acidente. d. Vou fazer uma surpresa a essa menina. 3. Complete as frases abaixo com a ou à. Veja os exemplos. Nas férias nós viajaremos a Paris e à Inglaterra. (Voltamos de Paris. Voltamos da Inglaterr

Compreensão do texto “Três moços malvados”

ComCpreensão do texto “Três moços malvados” (versão de um conto popular) 1) A história trata de um fato que se deu com quantos homens? a) ( ) Com quatro. b) ( ) Com três. 2) Como eram esses homens? a) ( ) Eram homens bons. b) ( ) Eram homens malvados. 3) De que eles mais gostavam de fazer? a) ( ) Gostavam de entrar no mato caçar tudo quanto era bicho. b) ( ) Gostavam de entrar no mato caçar somente ave. 4) Quais os instrumentos que eles usavam para matar os bichos? a) ( ) Eles usavam espingarda de chumbo grosso, espingarda de cartucho e até revolver de dois canos. b) ( ) Eles usavam baladeira, espingarda de cartucho e até revolver de seis canos. 5) Qual o horário que eles utilizavam para matar os animais? a) ( ) Ficavam a noite inteira dando tiro. b) ( )Ficavam o dia inteiro dando tiro. 6) Quais os animais que eles costumavam matar? a) ( ) Matavam arara, baleia, papagaio, tucano, bem-te-vi, dinossauro, sanhaço, tiziu, caga-sebo, pintassilgo, joão-de-barro, andorinha, rolinha,

Exercício com sinais de pontuação

Exercício com sinais de pontuação 1) A pontuação muda a entonação e o sentido da frase? a) ( ) Não. b) ( ) Sim. 2) Das (04) frases abaixo, apenas três, está com a pontuação correta. 1. Juca, não vá ao shopping. 2. Juca? Não! Vá ao shopping. 3. Juca não, vá ao shopping. 4. Juca não vá ao, shopping. Qual a frase que está com a pontuação inadequada a) ( ) A frase nº 4. b) ( ) A frase nº 2. 3) Dentre as questões abaixo, tem uma que está empregando a pontuação errada. Marque (F) para (Falso) e (V) para (verdadeiro) 1. ( ) Ontem! Não viemos ao treino de, natação. 2. ( ) Ontem não viemos ao treino de natação. 3.

Exercício com o uso do Por que, porque, por quê, porquê

Exercício com o uso do Por que, porque, por quê, porquê 1) Quando é usado o por que separado e sem acento? a) ( ) Ele é usado no início ou no meio da frase exclamativa . b) ( ) Ele é usado no início ou no meio da frase interrogativa. 2) Quando se usa o porque, junto e sem acento? a) ( ) Se usa nas respostas. b) ( ) Se usa somente no meio das frases. 3) Quando é usado o por quê, separado e com acento? a) ( ) É usado no fim da frase interrogativa. b) ( ) É usado no início da frase interrogativa. 4) Quando é usado o porquê, junto e com acento? a) ( ) Usado como substantivo. Nesse caso, normalmente vem com verbo e admite plural. b) ( ) Usado como substantivo. Nesse caso, normalmente vem com artigo e admite plural. 5) De acordo com os conceitos anteriores, complete as frases com: “Por que, porque, por quê, porquê” a) _______ele se chama ossinho da sorte? b) Bidu, _______ele se chama ossinho da sorte? c) _______é muita sorte encontrar um ossinho. d) Ossinho da so

Exercício com ADJETIVO

Exercício com ADJETIVO 1) Qual o conceito de ADJETIVO? a) ( ) É a palavra que dá características a um adjetivo. O adjetivo determina o artigo. b) ( ) É a palavra que dá características a um substantivo. O adjetivo determina o ser. É necessário identificar o substantivo que é qualificado para localizar o adjetivo. 2) Quais as características de cada nome? 1. Bola 2. Escada 3. Cachorro 4. Menina a) ( ) Feliz b) ( ) Valente c) ( ) Grande d) ( )Redonda A opção certa é? a) A4,B3,C2,D1 b) A3, B1,C4,D2 3) Observe as frases abaixo e diga a que classe as palavras sublinhada pertencem? “O pato bicudo.”, “O cisne é branco.” a) ( ) Elas pertencem a classe do adjetivo. b) ( ) Elas pertencem a classe do SUBSTANTIVO. 4) Leia estas frases: 1. Gosto muito de pão francês. 2. O francês está visitando o Brasil. 4.1) A palavra destacada na primeira frase dá qualidade a qual substantivo? a) ( ) pão. b) ( )

As Divisões da Bíblia Sagrada

As Divisões da Bíblia Sagrada A palavra "Bíblia" vem do grego bíblia, plural de bíblion, "livros". Podemos entender que a Bíblia é uma coleção de muitos livros. Esses livros estão divididos em duas partes: O Antigo e o Novo Testamento. ANTIGO TESTAMENTO O Antigo Testamento narra a história do povo de Israel. Essa história retrata a fé do povo no Deus de Israel e descreve a vida religiosa dos israelitas como povo de Deus. Os autores destes livros escreveram o que Deus fez por eles como povo e como eles deveriam adorá-lo e obedecer-lhe em resposta a seu amor. O quadro seguinte ensina graficamente como estão agrupados os livros que formam o Antigo Testamento. NOVO TESTAMENTO Os livros do Novo Testamento foram escritos pelos discípulos de Jesus Cristo. Eles queriam que outros ouvissem a respeito da nova vida que é possível através da morte e ressurreição de Jesus. O quadro que segue mostra os diferentes grupos de livros que compõem o Novo Testamento. Embora os eruditos

Resumos dos livros da Bíblia Sagrada

Aprenda a palavra de Deus com a leitura dos resumos dos livros da Bíblia Sagrada. Se você tem dificuldade em interpretar o conteúdo de cada livro da Bíblia Conheça, lendo os resumos de cada um dos livros. Mas não esqueça, após a leitura de cada resumo, leia todo o livro, (cada capítulo e versículo). A leitura do resumo vai lhe auxiliar na hora da interpretação das mensagens de cada livro ou se você já conhece, relembre o que Deus nos passa através da sua palavra. É evidente que, por sua brevidade, não são descrições completas. No entanto, podem ser úteis como uma referência adequada ao conteúdo da Bíblia. Conteúdo da Bíblia Resumo dos Livros da Bíblia A palavra "Bíblia" vem do grego bíblia, plural de bíblion, "livros". Desta forma podemos entender que a Bíblia realmente é uma coleção de muitos livros. Esses livros estão divididos em duas seções: O Antigo e o Novo Testamento. ANTIGO TESTAMENTO O Antig

AS FÉRIAS DA BRUXA ONILDA - TEXTO E ATIVIDADE

Leia o texto e responda as questões abaixo: AS FÉRIAS DA BRUXA ONILDA Naquele verão, o calor estava insuportável. O jeito era tirar umas férias e ir para um lugar tranquilo e bem arejado. Com tanto calor, nada como uma praia. E foi pra lá que eu fui. Nem bem cheguei à praia, vi que tinha mais gente do que areia. “Melhor assim!”, pensei. “No meio dessa multidão ninguém vai me reconhecer e eu vou ficar sossegada.” Quando saí pela cidade procurando um hotel, percebi que todos me olhavam. Não sei por que tanta curiosidade. Consegui um quarto, bem de frente para o mar. ”Será um ótimo lugar para descansar”, pensei. E, para não ser reconhecida, comprei um chapéu de palha e óculos de sol. Mas todo mundo continuava com os olhos em cima de mim. Seria por causa do meu vestido? Aí resolvi trocar a roupa. Com maiô, talvez não chamasse tanto a atenção. Mas me enganei. Não sei quem espalhou que só a Bruxa Onilda usaria um m

AS FÉRIAS DA BRUXA ONILDA - TEXTO E ATIVIDADE

Leia o texto e responda as questões abaixo: AS FÉRIAS DA BRUXA ONILDA Naquele verão, o calor estava insuportável. O jeito era tirar umas férias e ir para um lugar tranquilo e bem arejado. Com tanto calor, nada como uma praia. E foi pra lá que eu fui. Nem bem cheguei à praia, vi que tinha mais gente do que areia. “Melhor assim!”, pensei. “No meio dessa multidão ninguém vai me reconhecer e eu vou ficar sossegada.” Quando saí pela cidade procurando um hotel, percebi que todos me olhavam. Não sei por que tanta curiosidade. Consegui um quarto, bem de frente para o mar. ”Será um ótimo lugar para descansar”, pensei. E, para não ser reconhecida, comprei um chapéu de palha e óculos de sol. Mas todo mundo continuava com os olhos em cima de mim. Seria por causa do meu vestido? Aí resolvi trocar a roupa. Com maiô, talvez não chamasse tanto a atenção. Mas me enganei. Não sei quem espalhou que só a Bruxa Onilda usaria um m

AS FÉRIAS DA BRUXA ONILDA - TEXTO E ATIVIDADE

Leia o texto e responda as questões abaixo: AS FÉRIAS DA BRUXA ONILDA Naquele verão, o calor estava insuportável. O jeito era tirar umas férias e ir para um lugar tranquilo e bem arejado. Com tanto calor, nada como uma praia. E foi pra lá que eu fui. Nem bem cheguei à praia, vi que tinha mais gente do que areia. “Melhor assim!”, pensei. “No meio dessa multidão ninguém vai me reconhecer e eu vou ficar sossegada.” Quando saí pela cidade procurando um hotel, percebi que todos me olhavam. Não sei por que tanta curiosidade. Consegui um quarto, bem de frente para o mar. ”Será um ótimo lugar para descansar”, pensei. E, para não ser reconhecida, comprei um chapéu de palha e óculos de sol. Mas todo mundo continuava com os olhos em cima de mim. Seria por causa do meu vestido? Aí resolvi trocar a roupa. Com maiô, talvez não chamasse tanto a atenção. Mas me enganei. Não sei quem espalhou que só a Bruxa Onilda usaria um m

Planejamento de Língua Inglesa /3º Bimestre / 8ª série / 9º Ano /2012

Professor (a) 3º Bimestre / 8ª série / 9º Ano /2012 Planejamento de Língua Inglesa Competências: Aprimorar-se dos fundamentos da língua Inglesa e desenvolver gradualmente a competência comunicativa para utiliza-los em situações oral e escrita dentro e fora Escola: da escola. Habilidades: • Entender alguns conceitos fundamentais empregados em nosso vocabulário usado em cada contexto social. • Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões. • Defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados. • Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar. Conteúdo Programático Unit.6. It is a bird that has wings but can not fly.

Planejamento de Língua Inglesa /3º Bimestre / 8ª série / 9º Ano /2012

Professor (a) 3º Bimestre / 8ª série / 9º Ano /2012 Planejamento de Língua Inglesa Competências: Aprimorar-se dos fundamentos da língua Inglesa e desenvolver gradualmente a competência comunicativa para utiliza-los em situações oral e escrita dentro e fora Escola: da escola. Habilidades: • Entender alguns conceitos fundamentais empregados em nosso vocabulário usado em cada contexto social. • Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões. • Defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados. • Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar. Conteúdo Programático Unit.6. It is a bird that has wings but can not fly.

Planejamento de Língua Inglesa / 3º Bimestre / 7ª série / 8º Ano /2012

Escola: Professor (a): 3º Bimestre/7 série/8ºAno/2012 Planejamento de Língua Inglesa Competências: Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a Língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade da analise crítica. Habilidades: • A propiciar-se de certos aspectos da Língua de uso e dominá-los corretamente na linguagem oral e escrita. • Refletir sobre o uso da leitura e da escrita em seu dia a dia quanto o emprego dos conteúdos gramaticais empregados nos textos orais e escritos. • Usar a linguagem como instrumento de comunicação oral e escrita, buscando a partir de sua linguagem cotidiana a propiciar-se progressivamente da linguagem padrão. • Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e ideias, interpretando-as e estabelecendo relações entre elas. Conteúdo Programático: Unit. 6. I am going to give her a CD

Planejamento de Língua Inglesa / 3º Bimestre 6º série/ 7º Ano /2012

Escola: Professor(a) : 3º Bimestre 6º série/ 7º Ano /2012 Planejamento de Língua Inglesa Competências: Fornecer ao aluno subsídios para que desenvolva e aprimore suas habilidades de reflexão sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem e perceber de forma contextualizada, a gramatica da língua, as características de cada gênero e tipo de texto. Habilidades: • Desenvolver a capacidade de dominar a leitura e a escrita em diferentes contextos e situações do cotidiano. • Refletir sobre o uso da leitura e da escrita em seu dia a dia quanto o emprego dos conteúdos gramaticais empregados nos textos orais e escritos. • Compreender através dos textos, o uso adequado da estrutura das frases e diálogos usando corretamente a organização gramatical em torno do uso da língua inglesa. • Compreender a função social da escrita no uso cotidiano. • Entender alguns conceitos fundamentais

Planejamento de Língua Inglesa / 3º Bimestre / 5ª série / 6º Ano /2012

Escola: Professor (a) 3º Bimestre / 5ª série / 6º Ano /2012 Planejamento de Língua Inglesa Competências: Ampliar a contribuição do conhecimento e a reflexão sobre a Língua Inglesa, em cada contexto social por meio da interação entre a teoria e a pratica. Habilidades: • Respeitar os diálogos orais e escritos individuais e coletivos. • Desenvolver a capacidade de utilização da leitura e interpretação de diversos tipos de textos em situações simples, porém essências, de comunicação oral e escrita. • Interpretar e empregar corretamente os conteúdos estudados durante as atividades realizadas. • Aprimorar os conhecimentos acerca dos conteúdos gramaticais. Conteúdo Programático: Unit. 11. What is your favorite subject? School objects. Unit. 6. This is my family. Family relationships. Unit. 7. What is this in English? Personal belongings. Unit.8. What color is your umbrell

Planejamento de Língua Portuguesa / 3º Bimestre: 8ª série/ 9º Ano / 2012

Escola: Professor (a) 3º Bimestre: 8º série/ 9º Ano / 2012 Planejamento de Língua Portuguesa Competência: Fornecer ao aluno subsídios para que desenvolva e aprimore suas habilidades de reflexão sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem e perceber de forma contextualizada, a gramatica da língua, as características de cada gênero e tipo de texto. Habilidades: • Desenvolver o gosto pela leitura como aquisição de conhecimentos e forma de lazer. • Desenvolver o gosto pela leitura como aquisição de conhecimentos e forma de lazer. • Refletir sobre o uso da leitura e da escrita em seu dia a dia quanto o emprego dos conteúdos gramaticais empregados nos textos orais e escritos. • Utilizar a linguagem oral com eficácia, começando a adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram o domínio de registros formais, o planejamento prévio do discurso

Planejamento de Língua Portuguesa / 3º Bimestre: 7ª série/ 8º Ano / 2012

Escola: Professor (a) 3º Bimestre: 7º série/ 8º Ano / 2012 Planejamento de Língua Portuguesa Competência: Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, o cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania. Habilidades: • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; • Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condições de produção do discurso; • Usar os conhecimentos adquir

Planejamento de Língua Portuguesa / 3º Bimestre: 6ªsérie/ 7º Ano / 2012

Escola: Professor (a) 3º Bimestre: 6º série/ 7º Ano / 2012 Planejamento de Língua Portuguesa Competência: Criar autonomia e hábitos de leitura, com vista à fluência de leitura, escrita, interpretação e à eficácia na seleção de estratégias adequadas á finalidade em vista. Habilidades: Compreender através dos textos, o uso adequado da estrutura das frases e diálogos usando corretamente a organização gramatical em torno do uso da língua. Compreender a função social da escrita no uso cotidiano. Entender alguns conceitos fundamentais empregados em nosso vocabulário usado em cada contexto social Conteúdo programático Estudo da língua: Recursos de construção e linguagem figurada: Metáfora, personificação, aliteração, trocadilho; Advérbio e locução adverbial Verbo: Tempos e aspectos do presente Formas nominais, locuções verbais. Unidade suplementar: lV A escrita e os sons da

Planejamento de Língua Portuguesa 3º Bimestre/ 5ª série/ 6º Ano / 2012

Escola: Professor (a) : 3º Bimestre/ 5º série/ 6º Ano / 2012 Planejamento de Língua Portuguesa Competências: Espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania. Habilidades: • Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condições de produção do discurso; • Sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos, reconstruindo o modo pelo qual se organizam em sistemas coerentes; • Analisar critic