Escola:
Professor (a) :
3º Bimestre/ 5º série/ 6º Ano / 2012
Planejamento de Língua Portuguesa
Competências:
Espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
Habilidades:
• Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condições de produção do discurso;
• Sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos, reconstruindo o modo pelo qual se organizam em sistemas coerentes;
• Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos: contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões.
Conteúdo programático:
Estudo da língua
Estudo da língua
Flexão das palavras
Flexão e concordância
Adjetivo
Locução adjetiva Adjetivos pátrios
Pronomes pessoais
verbo
Unidade suplementar
Vl. Um pouco mais sobre acentuação
Vll. Porque, porquê, porque, por quê
Gênero
5. Conto e realidade
6. Reportagem e notícia: relatos
Metodologias:
Aulas expositivas.
Aplicar a aula de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta
Realização de atividade dinâmica, valorizando o que cada aluno traz para sala de aula de sua própria vivencia, seu próprio saber, suas opiniões e visão de mundo.
A aula deve ser mediada de modo que cada aluno possa expressar suas opiniões e sua visão de mundo diante do assunto em estudo.
Avaliação:
Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
Participação individual e coletiva.
Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
Referência: Plano de curso
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
Tudo É Linguagem - 5ª série.
Professor (a) :
3º Bimestre/ 5º série/ 6º Ano / 2012
Planejamento de Língua Portuguesa
Competências:
Espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
Habilidades:
• Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condições de produção do discurso;
• Sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos, reconstruindo o modo pelo qual se organizam em sistemas coerentes;
• Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos: contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões.
Conteúdo programático:
Estudo da língua
Estudo da língua
Flexão das palavras
Flexão e concordância
Adjetivo
Locução adjetiva Adjetivos pátrios
Pronomes pessoais
verbo
Unidade suplementar
Vl. Um pouco mais sobre acentuação
Vll. Porque, porquê, porque, por quê
Gênero
5. Conto e realidade
6. Reportagem e notícia: relatos
Metodologias:
Aulas expositivas.
Aplicar a aula de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta
Realização de atividade dinâmica, valorizando o que cada aluno traz para sala de aula de sua própria vivencia, seu próprio saber, suas opiniões e visão de mundo.
A aula deve ser mediada de modo que cada aluno possa expressar suas opiniões e sua visão de mundo diante do assunto em estudo.
Avaliação:
Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
Participação individual e coletiva.
Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
Referência: Plano de curso
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
Tudo É Linguagem - 5ª série.
ResponderExcluirAmei seu blo é muito fofo e me ajudou bastante
Pesquisas relacionadas a prova de portugues
prova de portugues com gabarito
Prova de portugues 3°ano
Prova de portugues 4°ano
Prova de portugues 5°ano
Prova de portugues 6°ano
Prova de portugues 7°ano
Prova de portugues 8°ano
Prova de portugues 9°ano
Prova de portugues ensino fundamental