Pular para o conteúdo principal

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências
1.     Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia?
a)     ( ) ) Língua Inglesa.
b)    ( ) Língua Portuguesa.
c)     ( )  ) Língua Brasileira.
2.     A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito?
a)     ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam.
b)    ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios.
c)     ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação de muitas palavras e expressões do falar das populações nativas.
3.     A Etimologia é responsável pelo:
a)     ( ) Estudo da origem e da evolução das palavras.
b)    ( ) Estudo da origem e da evolução das sílabas  .
c)     ( ) Estudo da origem e da evolução das frases.
4.     A Língua Portuguesa originou-se do:
a)     ( ) Do Inglês.
b)    ( ) Do Espanhol.
c)     ( ) Do Latim.
5.     Onde o latim era falado?
a)     ( ) O latim era uma língua falada no Chile, região da atual Itália que fazia parte do Império Romano
b)    ( ) O latim era uma língua falada no Lácio, região da atual Itália que fazia parte do Império Romano.
c)     ( ) O latim era uma língua falada no Lácio, região da atual Itália que fazia parte do Império Brasileiro.
6.     Como o latim se evoluiu?
a)     ( ) Na medida que os gregos conquistavam novos territórios, o latim, levado pelos enfermeiros e mercadores, ia se modificando no contato com outras culturas.
b)    ( )  Na medida que os romanos conquistavam novos territórios, o latim, levado pelos soldados e mercadores, ia se modificando no contato com outras culturas. Assim, deu origem a novas línguas, das quais derivam as chamadas línguas neolatinas: o espanhol, o francês, o catalão, o provençal, o romano, o italiano, o galego, além do português.
c)     ( ) O grego, levado pelos professores e médicos, ia se modificando no contato com outras culturas. Assim, deu origem a novas línguas.
7.     Entre os séculos XV e XVI, os portugueses espalharam seu idioma por regiões da África, da Ásia e da América. O que aconteceu quando eles chegaram aqui no Brasil?
a)     ( ) Quando aqui chegaram, não encontraram uma natureza diferente da que conheciam: plantas e animais que não existiam na Europa e cujos nomes lhes foram dados pelos povos que vieram da Europa.
b)    ( ) Quando aqui chegaram, encontraram uma natureza idêntica a que conheciam: plantas e animais já existiam na Europa e cujos nomes lhes foram dados pelos povos que chegaram da Europa.
c)     ( ) Quando aqui chegaram, encontraram uma natureza diferente da que conheciam: plantas e animais que não existiam na Europa e cujos nomes lhes foram dados pelos povos que aqui viviam. Por isso, muitos nomes de frutas, de animais, rios e cidades que hoje fazem parte do português são de origem indígena.
8.     Leia esta afirmação e responda uma das alternativas abaixo: “Ao longo do tempo, depois da chegada dos portugueses ao Brasil, nossa língua foi se enriquecendo com inúmeras contribuições de outras línguas.”
a)     ( ) A afirmação é verdadeira.
b)    ( ) ) A afirmação é falsa.
9.     Uma língua pode ter inúmeras variações regionais?
a)     ( ) Não . No Brasil, a língua portuguesa não apresenta diferenças de uma região para outra.

b)    ( ) Sim. No Brasil, a língua portuguesa apresenta diferenças de uma região para outra.

10.                       O grande número de palavras de uso corrente na nossa língua tem origem no inglês.  A língua portuguesa precisa ser protegida para não se extinguir?
a)     ( ) A Língua Portuguesa  está em extinção. Ela é falada por cerca de 2 milhões de pessoas no mundo. Há termos que vem do inglês e que, pelo uso, são incorporados à língua.

b)    ( )A Língua Portuguesa não está em extinção. Ela é falada por cerca de 200 mil de pessoas no mundo. Há termos que vem do inglês e que, pelo uso, são incorporados à língua.

 c)     ( )  A Língua Portuguesa não está em extinção. Ela é falada por cerca de 200 milhões de pessoas no mundo. Há termos que vem do inglês e que, pelo uso, são incorporados à língua.



Gabarito: 1b 2c 3a 4c 5b 6b 7c 8a 9b 10c
Ray. Costa, 16/05/12.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda