Pular para o conteúdo principal

Projeto: Marchinha de carnaval (Questões com gabarito e letra das principais marchinhas para trabalhar no ensino fundamental)


     Escola
     Professor(a)
     Disciplina: Língua Portuguesa
     Projeto:  Marchinha de carnaval
          
  momento: trabalhar, letras, sílabas, palavra e dígrafos
1.        Quantas letras e quantas sílabas tem a palavra...?  (marchinha)
a)        ( ) 08 letras e 03 sílabas
b)        ( ) 09 letras e 03 sílabas
c)        ( ) 10 letras e 04 sílabas

2.        Na palavra marchinha, há quantos dígrafos?
a)        ( )  01 dígrafo
b)        ( )  02dígrafos
c)        ( )  03 dígrafos

3.        A palavra marchinha surgiu a partir da palavra:
a)        ( ) macha
b)        ( ) marxa
c)        ( ) marcha

4.        O termo duplo sentido, quer dizer que:
a)        ( ) tem mais de um significado.
b)        ( ) tem apenas um significado.
c)        ( ) não tem nenhum significado.


Gabarito: 1=b, 2=b, 3=c, 4=a

2º momento
    Atividade para formação de palavras e frases a partir do tema: marchinha
1.        Qual o gênero musical popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos 20 aos anos 60? 
2.        A marchinha foi substituída pelo:
3.        As marchinhas tiveram origem das:
4.        As marchinhas tem melodias simples e vivas, e letras picantes cheias de:
5.        A marchinha de carnaval brasileira surgiu  primeiramente no estado do:
 Obs: As letras ou palavras para a formação das respostas deverão ficar exposta dentro de uma caixa para cada equipe que for participar da atividade. Vence a equipe que completar primeiro as resposta correspondente a pergunta.
Gabarito 1= marchinha, 2=samba enredo, 3=das marchas populares portuguesas, 4=duplo sentido, 5=Rio de Janeiro

3º momento
Leitura individual das letras das marchinhas;
Leitura coletiva das mesmas;
Leitura coletiva acompanhada do áudio;
Interpretação (analise) das letras das marchinhas;
O tema abordado na letra da música;
4º momento
Produção de paródia;
Representação  os estilo da dança;
 Obs. Encerramento  com a socialização das atividades realizadas durante o estudo do tema em destaque.


16 principais  marchinhas de Carnaval voltadas para trabalhar no ensino fundamental
1.          
A Canoa Virou
A canoa virou,
Deixa virar;
Por causa da menina,
Que não soube remar. (bis)
Menina, larga o remo,
Pula n'água marujada.
Pula n'água, pula n'água, pula n'água,
Pula n'água, pula n'água, pula n'água,
Que a canoa tá furada.

2.    A Jardineira
(Benedito Lacerda-Humberto Porto, 1938)
Oh! jardineira porque estás tão triste?
Mas o que foi que te aconteceu?
Foi a camélia que caiu do galho,
Deu dois suspiros e depois morreu.
Vem jardineira! Vem meu amor!
Não fiques triste que este mundo é todo seu.
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu.

3.    Me Dá Um Dinheiro Ai
(Ivan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira, 1959)

      Ei, você aí!
Me dá um dinheiro aí!
Me dá um dinheiro aí!
Não vai dar
Não vai dar não?
Você vai ver a grande confusão
Que eu vou fazer bebendo até cair
Me dá me dá me dá, ô!
Me dá um dinheiro aí!

4.    Mamãe Eu Quero
(Jararaca-Vicente Paiva, 1936
Mamãe eu quero, mamãe eu quero,
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta! Dá a chupeta! Dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração!
Pega a mamadeira e entra no meu cordão.
Eu tenho uma irmã que se chama Ana:
De piscar o olho já ficou sem a pestana.
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito!...
Eu tenho uma irmã que é fenomenal:
Ela é da bossa e o marido é um boçal!

5.    Aurora  (Mário Lago-Roberto Roberti, 1940)
 Se você fosse sincera
Ô ô ô ô Aurora
Veja só que bom que era
Ô ô ô ô Aurora
Um lindo apartamento
Com porteiro e elevador
E ar refrigerado
Para os dias de calor
Madame antes do nome
Você teria agora
Ô ô ô ô Aurora

6.    Acorda Maria Bonita
Acorda Maria Bonita / Levanta vai fazer o café

Que o dia já vem raiando / E a polícia já está de pé

Se eu soubesse que chorando / Empataria a tua viagem

Meus olhos eram dois rios / Que não te davam passagem

Cabelos pretos anelados / Olhos castanhos delicados

Quem não ama a cor morena / Morre cego e não vê nada




7.    Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão
                Pode me faltar tudo na vida
                Arroz, feijão e pão
               Pode me faltar manteiga
                E tudo mais não faz falta não
Pode me faltar o amor
Isso que acho graça
Só não quero que me falte
A danada da cachaça.

8.    Sassaricando
(Luiz Antônio, Zé Mário e Oldemar Magalhães, 1951)
Todo mundo leva a vida no arame
Sassaricando
A viúva o brotinho e a madame
O velho na porta da Colombo
É um assombro
Sassaricando
Quem não tem seu sassarico
Sassarica mesmo só
Porque sem sassaricar
Essa vida é um nó

9.     Eu não sou água,
Pra me tratares assim,
Só na hora da sede,
É que procuras por mim,
A fonte secou,
Quero dizer que entre nós,
Tudo acabou.
Seu egoísmo me libertou,
Não deves mais me procurar,
A fonte do nosso amor secou,
       Mas os seus olhos,
       Nunca mais hão de secar.

10. Cidade maravilhosa
(André Filho, 1934)
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente
Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz


11. BALANCÊ
    (Braguinha-Alberto Ribeiro, 1936)

    Ô balancê balancê
    Quero dançar com você
    Entra na roda morena pra ver
    Ô balancê balancê

    Quando por mim você passa
    Fingindo que não me vê
    Meu coração quase se despedaça
    No balancê balancê

    Você foi minha cartilha
    Você foi meu ABC
    E por isso eu sou a maior maravilha
    No balancê balancê

    Eu levo a vida pensando
    Pensando só em você
    E o tempo passa e eu vou me acabando
    No balancê balancê

   
12. CABELEIRA DO ZEZÉ
    (João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963)

    Olha a cabeleira do Zezé
    Será que ele é
    Será que ele é

    Será que ele é bossa nova
    Será que ele é Maomé
    Parece que é transviado
    Mas isso eu não sei se ele é

    Corta o cabelo dele!
    Corta o cabelo dele!


13.  SACA-ROLHA

    (Zé da Zilda-Zilda do Zé-Waldir Machado, 1953)

    As águas vão rolar
    Garrafa cheia eu não quero ver sobrar
    Eu passo mão na saca saca saca rolha
    E bebo até me afogar
    Deixa as águas rolar

    Se a polícia por isso me prender
    Mas na última hora me soltar
    Eu pego o saca saca saca rolha
    Ninguém me agarra ninguém me agarra


14. VÍRGULA
    (Alberto Ribeiro-Erastóstenes Frazão)

    Teu amor é fatal - vírgula
    Qual mulher sensacional - ponto e vírgula
    Queres dar teu coração - interrogação
    Que pecado original - exclamação

    Teu amor é fatal - vírgula


          Qual mulher sensacional - ponto e vírgula
          Queres dar teu coração mas comigo não
          Ponto final

    Teu amor entre aspas
    Já consegui descrever
    Reticências reticências
    Agora adivinha





15. Água Lava Tudo

Você notou,
Que eu estou tão diferente,
Você notou,
Que eu estou tão diferente.
A água lava lava lava tudo,
A água só não lava,
A língua dessa gente.


Já vieram me contar,
Que lhe viram por aí,
Em lugar tão diferente,
A água lava lava lava tudo,
A água só não lava,
A língua dessa gente.


16.  Adeus Helena

  Adeus Helena,
Helena que me faz chorar,
Adeus Helena,
Noutros braços eu vou me acabar.
Você não teve pena,
Porque, criatura, porque ?
Eu vou acabar os meus dias,
Neste inferno que achei em você ?
Porque ?....


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda