Escola:
Professor (a)
3º Bimestre: 8º série/ 9º Ano / 2012
Planejamento de Língua Portuguesa
Competência:
Fornecer ao aluno subsídios para que desenvolva e aprimore suas habilidades de reflexão sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem e perceber de forma contextualizada, a gramatica da língua, as características de cada gênero e tipo de texto.
Habilidades:
• Desenvolver o gosto pela leitura como aquisição de conhecimentos e forma de lazer.
• Desenvolver o gosto pela leitura como aquisição de conhecimentos e forma de lazer.
• Refletir sobre o uso da leitura e da escrita em seu dia a dia quanto o emprego dos conteúdos gramaticais empregados nos textos orais e escritos.
• Utilizar a linguagem oral com eficácia, começando a adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram o domínio de registros formais, o planejamento prévio do discurso, a coerência na defesa dos pontos de vista e na apresentação de argumentos e o uso de procedimentos de negociação, de acordos necessários ou possíveis.
Conteúdo programático
Estudo da língua:
O processo de subordinação: outras formas de coesão (3)
Orações subordinadas adjetivas
Coesão textual e uso de pronomes
Coerência
Unidade suplementar:
lV. Regência verbal
V. Regência nominal e crase
Gênero:
4. Entrevista
5. Editorial
Metodologias:
Aulas expositivas.
Aplicar a aula de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta
Realização de atividade dinâmica, valorizando o que cada aluno traz para sala de aula de sua própria vivencia, seu próprio saber, suas opiniões e visão de mundo.
Aula mediada de modo que cada aluno possa expressar suas opiniões e sua visão de mundo diante do assunto em estudo.
Avaliação:
Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
Participação individual e coletiva.
Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
Plano de curso
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
Tudo É Linguagem - 8ª série.
Professor (a)
3º Bimestre: 8º série/ 9º Ano / 2012
Planejamento de Língua Portuguesa
Competência:
Fornecer ao aluno subsídios para que desenvolva e aprimore suas habilidades de reflexão sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem e perceber de forma contextualizada, a gramatica da língua, as características de cada gênero e tipo de texto.
Habilidades:
• Desenvolver o gosto pela leitura como aquisição de conhecimentos e forma de lazer.
• Desenvolver o gosto pela leitura como aquisição de conhecimentos e forma de lazer.
• Refletir sobre o uso da leitura e da escrita em seu dia a dia quanto o emprego dos conteúdos gramaticais empregados nos textos orais e escritos.
• Utilizar a linguagem oral com eficácia, começando a adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram o domínio de registros formais, o planejamento prévio do discurso, a coerência na defesa dos pontos de vista e na apresentação de argumentos e o uso de procedimentos de negociação, de acordos necessários ou possíveis.
Conteúdo programático
Estudo da língua:
O processo de subordinação: outras formas de coesão (3)
Orações subordinadas adjetivas
Coesão textual e uso de pronomes
Coerência
Unidade suplementar:
lV. Regência verbal
V. Regência nominal e crase
Gênero:
4. Entrevista
5. Editorial
Metodologias:
Aulas expositivas.
Aplicar a aula de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta
Realização de atividade dinâmica, valorizando o que cada aluno traz para sala de aula de sua própria vivencia, seu próprio saber, suas opiniões e visão de mundo.
Aula mediada de modo que cada aluno possa expressar suas opiniões e sua visão de mundo diante do assunto em estudo.
Avaliação:
Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
Participação individual e coletiva.
Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
Plano de curso
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
Tudo É Linguagem - 8ª série.
Comentários
Postar um comentário