Pular para o conteúdo principal

Hino de Vargem Grande - MA

A letra do hino de Vargem Grande é de Antônio Lisboa Melo e a música de  Raimundo Clímaco Barroso.
I
Entre campos, morros e prados
Rios e matas e o céu de esperança
Surgiu Vargem Grande e os amados
Filhos seus de eterna lembrança.

Estribilho
Salve o teu grito de glória
Desde a aurora ao entardecer
Teu povo já herói na história
Para sempre feliz há de ser.

II
Vargem Grande terra querida
Tens de teus filhos lealdade e amor
E te defenderão na vida
com bravura, fé e fervor.

III
Vargem Grande amada e bendita
Orgulho sem par de teus filhos mais sábios
Porque fostes forças infinita
Nas ciências, nas artes e nos brios.

IV
Entoando o teu canto de glória
És forte e és brava, e és eterna amada
Os louros que tens na História
Te consagram, terra adorada.


Vocabulário de algumas palavras do Hino de Vargem Grande - MA


Hino -   Poema ou cântico de veneração louvor ou invocação./musica marcial ou solene acompanhada dum texto.
Vargem – subs. feminino. Terreno baixo, plano e fértil, nas margens de um curso de água.
Prado- campo coberto de plantas herbáceas a/ serve para pastagem.
Estribilho - Verso (s) repetido (s) no fim de cada estrofe duma composição; refrão.
Aurora-  Período antes de nascer do sol quando este já ilumina a parte da superfície terrestre ainda na sombra (Origens).
Ciências- Informação, conhecimentos (desenvolvidos).
Bravura - Admiração/ corajoso
Bendita -  Abençoada/ feliz.   
Brios -  sentimentos da própria dignidade /valentia/ nobreza
Louros-   (Glorias/ vitorias), resultado brilhante/Feliz.
Consagram - Dedicam/ Obter sucesso/ fama.
Entoando– cantando.

Glória  -  sub. feminino. Fama obtida por ações extraordinárias, grandes serviços à humanidade./honra/homenagem.
Entardecer –    sub. O cair da tarde.
fervor: ardor/energia/entusiasmo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda