Pular para o conteúdo principal

Exercício:Conteúdo:Substantivo, verbo, artigos,adjetivos, pronomes, locução adjetiva, pontuação, sujeito e predicado, concordância verbal


  Aluno (a) _______________________________________nº____
  1. O texto a seguir é a introdução de uma matéria sobre turismo.
Neve no Brasil
Durante o inverno pode nevar nas Serras Catarinenses.
Acompanhe um passeio gelado pelas estradas sinuosas e vilarejos típicos
da região.
                                 (Natureza, n° 5, jun. 2001.)
a) As palavras neve e nevar tem a mesma origem e expressam um fenômeno da natureza. Mas pertencem a classes gramaticais diferentes. Qual delas é um substantivo? ___________ E qual é um verbo? _____________.
b) Identifique no texto dois artigos e classifique-os em definido ou indefinido. A que substantivo cada um deles se refere?
_____: artigo definido  (substantivo ______________);
_____: artigo indefinido (substantivo______________).
c) Localize no texto e copie :
  02 Substantivos próprios; ________________________
  06 Substantivos Comuns; _________________________
  01 locução adjetiva; _______________________________
  03 adjetivos; ___________________________________
  01 verbo no modo imperativo. _____________________
  1. Leia estes versos do poema "Infinito amor", de Sylvia Orthof:
Eu te amo,
tu me amas...
                       (A poesia e uma pulga. São Paulo, Atual, 1991.)
a)     Quantas orações há nesse trecho? _________________
b)     Qual o sujeito das orações? ______________________
c)  Qual o predicado? ______________________________
3. As frases a seguir foram tiradas de uma matéria sobre o horário de verão publicada no suplemento Estadinho, do jornal O Estado de S. Paulo, em 13/10/2001. Separe o sujeito do predicado em cada uma delas:

a) "O horário de verão interfere na rotina das pessoas."
sujeito: ________________________________
predicado:______________________________
b)   "Pesquisas feitas nos Estados Unidos e no Canadá indicam que as pessoas ficam mais sonolentas."
  sujeito: _________________________________________
  predicado: _______________________________________             
 c) "Hoje começa o horário de verão."
sujeito: _________________________                                        
predicado: _______________________
d)  "No Brasil, ele vigorou pela primeira vez em 1931 [...]"
sujeito: ________   predicado: ________________________
4.        Complete as frases, adequadamente com o verbo indicado entre parênteses, no pretérito perfeito do indicativo:
a)  As revistas novas já ___________ às bancas. (chegar)
b)  Eu e Filipe ____________ estudar mais para a prova de ciências. (precisar)
c)  Você e eu  _____________presentes no Dia das crianças. (ganhar)
d)  Ana e Luís Roberto me __________ tristes hoje de manhã. (parecer)
e)  Eu _________um prato diferente para o almoço. (fazer)

     5.   Reescreva as frases, substituindo os termos destacados pelos indicados
entre parênteses. Faca nas frases os ajustes necessários:
a)    Eu organizei a excursão. (nós)____________________________
b)   Ele Saiu cedo de casa. (elas)_____________________________
c)    Quando eu terminar o trabalho, telefonarei para Lúcia.(você)
_______________________________________________
d) Mesmo que ela chegue a tempo, eu não irei mais ao show, (eles, nós)
       __________________________________________
e)    Se eu falasse a verdade, ele não ficaria triste. (nós, vocês)
      ____________________________________________

6.    Reescreva as frases e pontue-as de modo que elas tenham sentido:
a)    São Luís 20 de dezembro de 2012
             ____________________________________________
 
b)   Marta Joao Emília e Bete chegaram tarde
             __________________________________________
c)    Emília a boneca de pano é a personagem de Monteiro Lobato de que mais gosto
       __________________________________________________
d)   Jaime estou esperando por você ________________________

7.     Responda de acordo com o texto:
a)     O texto fala de qual estado brasileiro?
1.     (  )  Santa Catarina  2. (  ) Serras Catarinenses
b)     O que pode acontecer lá durante o inverno?
1.     (  )  pode nevar nas Serras Catarinenses.
2.     (  ) pode nevar nas Serras Cearenses.
c)     Sinuosas é um:
1.     (  ) adjetivo que descreve retas.
2.     (  ) adjetivo que descreve curvas.
d)     A palavra típico quer dizer:
1.     (  ) um tipo / característico. ( substantivo)
2.     (  ) um tipo / característico. ( adjetivo)
e)     Vilarejo é:
1.     ( ) substantivo feminino. É uma pequena vila.
2.     ( ) substantivo masculino. É uma pequena vila.

        
8.     Leia estes versos do poema "Infinito amor", de Sylvia Orthof. E responda as questões abaixo:
              Eu te amo,
                    tu me amas...
a)     Nestes dois versos, aparecem quantos pronomes? ___________
b)     A que classe gramatical pertence às outras duas palavras? ______

9. Complete as frases com porque, porquê, por que ou por quê:
a) ___________ Ícaro despencou do céu?
b)  ___________  ele voou  muito alto.
c) Os não entendo mesmo o ___________da atitude do Rei Minos. 
d) As penas das asas se soltaram  ___________?
1)  (  ) Por que/  Porque / porquê /por quê
        2)  (  ) Porque/  Por que / por quê /porquê
10.    Enumere as frases de acordo com o sentido denotativo e conotativo, substituindo o termo em destaque por um sinônimo no sentido denotativo:
        a) Aquele rapaz é o cabeça do grupo.
        b) Minha vida está um verdadeiro inferno.
        c) Precisamos encontrar a raiz do problema.  
          1.  (  ) Precisamos encontrar a origem do problema.
          2.  (  ) Minha vida está uma verdadeira bagunça.
          3.  (  ) Aquele rapaz é o líder do grupo.
        Marque a alternativa correta:
1.    (  ) 1.A, 2.B, 3.C
2.    (  ) 1.C, 2.B, 3.A


Conteúdo:  Substantivo, verbo, artigos,adjetivos, pronomes, locução adjetiva, pontuação, sujeito e predicado, concordância verbal
Gabarito 
1.    a) Neve e nevar
b) o: artigo definido (Subs. inverno); um: artigo indefinido (subs. passeio)
c)  •        02 Substantivos próprios; Brasil, Serras Catarinenses
    •        06 Substantivos Comuns," neve, inverno, passeio, estradas,      vilarejos, região.
   •         01 locução adjetiva; da região
   •         03  adjetivos; gelado, sinuosas, típicos
   •         01 verbo no modo imperativo. Acompanhe
2.    a) duas;  b) eu, tu; c) te amo, me amas.
3.    a) sujeito: o horário de verão; predicado: interfere na rotina das pessoas.
b) sujeito: pesquisas feitas nos Estados Unidos e no Canada;
predicado: indicam que as pessoas ficam mais sonolentas
c)sujeito: o horário de verão; predicado: hoje começa
 d) sujeito: ele; predicado: no Brasil, vigorou pela primeira vez em 1931.
4. a) chegaram
  b) precisamos
  c) ganhamos
  d) pareceram
  e) fiz
           5.
a)  Nós organizamos a excursão.
b) ) Elas saíram cedo de casa.
c)  Quando você terminar o trabalho, telefone para Lúcia.
d) Mesmo que eles cheguem a tempo, nós não iremos mais ao show.
e)  Se nós falássemos a verdade, vocês não ficariam tristes.
 6.    a. São Luís, 20 de dezembro de 2012.

b.    Marta, Joao, Emília e Bete chegaram tarde.
 c.   Emília, a boneca de pano, é a personagem de Monteiro Lobato de que mais gosto.
 d. Jaime, estou esperando por você.

7. Alternativa  A -1; B-1; C-2; D-2; E-2
 8. letra A: Eu, te, tu e me: Letra B: ao verbo amar.
Resp. da 9. Por que/  Porque / porquê /por quê
         10) Alternativa 2. 1.C, 2.B, 3.A

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda