Pular para o conteúdo principal

Estudo da crônica “Os jornais” de Rubem Braga

Escola
Aluno (a)
Professor (a)
Data:      /     /2012         Série/ano:
Disciplina: Língua Portuguesa

        Estudo da crônica “Os jornais” de Rubem Braga
1.     Que tipo de notícia deixa a personagem indignada?
a)     ( ) Notícias sobre emprego: vigilante, recepcionista, motorista ...
b)    ( ) Notícias sobre tragédia: morte, acidente, doenças...

2.     Segundo a personagem, qual é a consequência da publicação desse tipo de notícia, que predomina nos jornais?
a)     ( ) Segundo a personagem, o fato de o jornal escolher predominantemente  notícias sobre problemas e tragédias deixa de lado “uma coisa tão banal de que ninguém se lembra: a vida... “e as pessoas ficam com uma imagem falsa do mundo.
b)    ( )  Segundo a personagem, o fato de o jornal não escolher  notícias sobre problemas e tragédias deixa de lado “uma coisa tão banal de que ninguém se lembra: a vida... “e as pessoas ficam com uma imagem falsa do mundo.

3.     “O jornal quer fatos que sejam notícias, que tenham conteúdo jornalístico.” O que a personagem quer dizer com isso?
a)     ( ) A personagem quer dizer que aos jornais interessa noticiar o que tem o poder de atrair a atenção da maioria dos leitores: roubos, crimes, tragédia...
b)    ( ) A personagem quer dizer que aos jornais não interessa noticiar o que tem o poder de atrair a atenção da maioria dos leitores: roubos, crimes, tragédia...

4.     De acordo com as informações do texto, enumere as alternativas quanto os elementos da narrativa:
1.     Personagens principais;
2.     Espaço;
3.     Tempo;
4.     Ações/enredo.
a)     ( ) Indeterminado.
b)    ( ) O narrador e seu amigo.
c)     ( ) Conversa sobre fatos que são noticiados em jornais.
d)    ( ) O tempo  de uma conversa entre os dois amigos.
A resposta certa é?
a)     ( ) A3,B1,C4,D2.
b)    ( ) A2,B1,C4,D3.

5.     Enumere as questões abaixo, quanto o enredo ou momentos da narrativa:
1.     Situação inicial;
2.     Complicação;
3.     Clímax;
4.     Desfecho.
a)     ( ) Desejo do amigo de mudança do conteúdo das notícias  publicadas pelos jornais.
b)    ( ) Abandono  da leitura de um jornal pelo amigo do narrador e comentário sobre o conteúdo das noticias.
c)     ( ) a conclusão de que é impossível a transformação dos jornais porque o que é cotidiano nunca interessa como notícia.
d)    ( )  Não há propriamente um clímax.
A resposta certa é?
a)     ( ) A2, B1, C4,D3.
b)    ( ) A3, B1, C4,D2.

6.Baseado nas informações da crônica, Os jornais, o que pode ser um fato do cotidiano?
a) ( ) Uma conversa sobre o noticiário do jornal.
b) ( ) Uma conversa sobre o noticiário de uma revista.

7. É possível concluir que as crônicas são:
a)     ( ) Dissertativas , por isso nelas identificamos os elementos e os momentos da narrativa.
b)     ( ) Narrativas, por isso nelas identificamos os elementos e os momentos da narrativa.

8.     Enumere corretamente as alternativas abaixo:
1.     Crônicas:
2.     Crônica escrita:
3.     Narra:
4.     É elaborada em:
5.     Traz comentários sobre:
6.     É construída a partir:
a)     ( ) fatos do cotidiano
b)    ( ) é um texto comumente publicado em jornais e revistas, em geral.
c)     ( )são narrativas curtas, como os contos. Geralmente, a linguagem é simples e descontraída.
d)    ( )  linguagem mais coloquial.
e)     ( ) fatos narrados, externando opiniões ou críticas.
f)      ( ) de um fato que pode ser localizado no tempo.
A opção certa é:
a)     ( ) A3, B2,C1,D4,E5, F6.
b)    ( ) A2, B3,C1,D4,E5, F6.
9.     Cronista é:
a)     ( ) um compositor que faz de um fato corriqueiro do cotidiano um motivo para escrever sobre a vida, os comportamentos e sentimentos humanos.
b)    ( ) um escritor que faz de um fato corriqueiro do cotidiano um motivo para escrever sobre a vida, os comportamentos e sentimentos humanos.

Gabarito: 09 questões:
1B,2A, 3A, 4B, 5A, 6A, 7B, 8A,9B,

Ray Costa, 04/07/12







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto p...

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Projeto: Marchinha de carnaval (Questões com gabarito e letra das principais marchinhas para trabalhar no ensino fundamental)

     Escola      Professor(a)      Disciplina: Língua Portuguesa      Projeto:   Marchinha de carnaval            1º   momento: trabalhar, letras, sílabas, palavra e dígrafos 1.         Quantas letras e quantas sílabas tem a palavra...?   (marchinha) a)         ( ) 08 letras e 03 sílabas b)         ( ) 09 letras e 03 sílabas c)         ( ) 10 letras e 04 sílabas 2.         Na palavra marchinha, há quantos dígrafos? a)         ( )   01 dígrafo b)         ( )   02dígrafos c)         ( )   03 dígrafos 3.    ...