Pular para o conteúdo principal

Atividade com a fábula "O CÃO E SEU REFLEXO "

                    O CÃO E SEU REFLEXO

Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.
Ele chegou a um curso rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão. Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.

MORAL: Quem tudo quer tudo perde.
                             Esopo
          Atividade
1)     Por que o cão largou seu pedaço de carne?
a) ( ) Porque atravessou um rio procurando alguma coisa.
b) ( ) Porque deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
c) ( ) Porque ficou privado dos dois pedaços de carne.
d) ( ) Porque julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.

2) O texto foi escrito com o objetivo principal de:

a) ( ) anunciar um produto.
b) ( ) dar instruções.
c) ( ) transmitir ensinamento.
d) ( ) Mostrar pesquisa.

3) O texto trata principalmente da:

a) ( ) coragem do cão.
b) ( ) fome do cão.
c) ( ) ambição do cão.
d) ( ) sabedoria do cão.

4) O fato principal que ocorreu  na narrativa foi:

a) ( ) a grande fome do cão.
b) ( ) o sentimento de orgulho do cão.
c) ( ) a sombra que o cão viu no rio.
d) ( ) a ponte que o cão atravessou.

5) O que o cão segurava enquanto atravessava o rio?
a)     ( ) um pedaço de frango.
b)    ( ) um pedaço de carne.
c)     ( ) um pedaço de peixe.
d)    ( ) um pedaço de linguiça.

6)  Provérbios são ditados populares, ou seja, frases ditas
pelo povo, que geralmente têm a intenção de ensinar algo. Responda: qual provérbio a seguir combina mais com o ensinamento da fábula lida?
a)     ( ) Quem não tem cão, caça com gato.
b)    ( ) Quem semeia vento, colhe tempestade.
c)     ( ) Quem tudo quer, tudo perde.
d)    ( ) Quem avisa, amigo é.

7)  O cão conseguiu o que queria? Por quê?
 
8) Esta fábula nos ensina algo? O quê?

9) Se você estivesse no lugar do cão, faria a mesma coisa? Por quê?

  10)   Por que o cão largou o seu pedaço de carne para pegar outro pedaço?



Objetivos  desta atividade é:
    -   Reconhecer as características de uma fábula.  
    -   Relacionar um provérbio popular à moral de uma fábula, a partir da compreensão do
sentido do texto.  
    -   Desenvolver habilidades de leitura: identificação de informações explícitas em um texto.  
      
Gabarito: 1d 2c 3c  4c   5b 6c
Postado por Ray. Costa,15/05/12

Comentários

  1. minha professora passou essa atividade com esse texto e aprendi bastante

    ResponderExcluir
  2. meu profeso paso para min eu to orqulhosa e a fhilha de ela ea bianca

    ResponderExcluir
  3. Poderia me ajudar com as perguntas 7,8,9,10?

    ResponderExcluir
  4. Poderia me ajudar com as perguntas por que o cão conseguiu o que queria porque?

    ResponderExcluir
  5. Poderia me ajudar com as perguntas por que o cão conseguiu o que queria porque?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Na questão 04 a resposta certa não seria a letra C?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, meus queridos.
    Desculpem por não ter me manifestado antes.
    Quero agradecer a cada um de vocês que contribuiu e continua contribuindo com a utilização do meu blog como fonte de pesquisa e ajudando a melhorar cada vez mais através de um outro olhar que as vezes deixo passar despercebido.
    Muito obrigada.
    Estou novamente na ativa e espero poder ajudar vocês.
    Um abraço.
    Ray Costa Nascimento

    ResponderExcluir
  8. Me ajude na atividade do artigos indefinidos

    ResponderExcluir
  9. Aff quem precisa de ajuda se eu tenho várias eu sou rica eu pagor para os professores me ajudar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda