Pular para o conteúdo principal

Atividade com o poema “Trem de ferro” de Manuel Bandeira

1)    Observem como o poema foi organizado. Dá-se o nome de estrofe a cada grupo de versos separado por um espaço em branco. Quantas estrofes tem o poema Trem de ferro?
a)    ( ) Seis estrofes.
b)    ( ) Cinco estrofes.

2)    Releia as duas primeiras estrofes do poema Trem de ferro. Observe quanto ao ritmo do poema e a sonoridade das palavras.
“Café com pão
Café com pão
Café com pão

Virgem Maria que foi isso maquinista?”
Responda:
 2.1 Qual foi motivo que a expressão café com pão foi escrita três vezes na mesma estrofe?
a)    ( ) Para sugerir o movimento do ônibus.
b)    ( ) Para sugerir o movimento do trem.

2.2 Que efeito a segunda estrofe traz ao ritmo da leitura do poema?
a)    ( ) Há uma aliteração no ritmo de leitura provocado pela métrica diversa, podendo inferir uma possível brecada súbita do caminhão  ou mesmo um solavanco.
b)    ( ) Há uma aliteração no ritmo de leitura provocado pela métrica diversa, podendo inferir uma possível brecada súbita do trem ou mesmo um solavanco.
2.3 Quantos versos há nas estrofes apresentadas?
a)    ( ) 1ª estrofe: a versos; segunda estrofes: 2 verso.
b)    ( ) 1ª estrofe: 3 versos; segunda estrofes: 1 verso.

3)    Observando bem os versos no poema, vamos ver como Manuel Bandeira conseguiu, por meio de palavras, dar ritmo e movimento. Quais os trechos que a aparecem a repetição de sons que remete ao movimento do trem?
a)    ( ) 1- “Muita força /  Muita força / Muita força”
 2- “Foge, bicho / Foge, povo / Passa ponte / Passa poste / Passa  pasto / Passa boi / Passa boiada”
3-“Vou depressa / Vou correndo / Vou na toda”

b)    ( ) 1- “Muita forca /  Muita forca / Muita forca”
 2- “Foge, bicho / Foge, novo / Passa monte / Passa pote / Passa  pato / Passa boi / Passa boiada”

3-“Vou depressa / Vou andando / Vou na toda”

4)    Quais palavras nos trechos da resposta certa da questão 3, que se repetem?
a)    ( ) Muita fossa / Foge / Massa / Vou.
b)    ( ) Muita força / Foge / Passa / Vou.

5)    Há alguma diferença em relação à repetição das palavras nos trechos citado na questão 3?
a)    ( ) Não. No trecho 1, não a repetição de versos. Nos trechos 2 e 3, não a repetição das primeiras palavras dos versos (foge, passa, vou).
b)    ( ) Sim. No trecho 1,  a repetição de versos. Nos trechos 2 e 3, a repetição das primeiras palavras dos versos (foge, passa, vou).
6)    Que efeito a repetição de palavras ou versos traz ao poema?
a)    ( ) A repetição das palavras ou versos remete ao som do trem em movimento.
b)    ( )  A repetição das palavras ou versos não remete ao som do trem em movimento.


Gabarito: 1a, 2.1b, 2.2b, 2.3b, 3a, 4b, 5b, 6ª
Ray Costa, 24/05/12




1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
ALUNO:________________________________ ANO:_____________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda