Atividade com o poema “Trem de ferro” de Manuel Bandeira

,
1)    Observem como o poema foi organizado. Dá-se o nome de estrofe a cada grupo de versos separado por um espaço em branco. Quantas estrofes tem o poema Trem de ferro?
a)    ( ) Seis estrofes.
b)    ( ) Cinco estrofes.

2)    Releia as duas primeiras estrofes do poema Trem de ferro. Observe quanto ao ritmo do poema e a sonoridade das palavras.
“Café com pão
Café com pão
Café com pão

Virgem Maria que foi isso maquinista?”
Responda:
 2.1 Qual foi motivo que a expressão café com pão foi escrita três vezes na mesma estrofe?
a)    ( ) Para sugerir o movimento do ônibus.
b)    ( ) Para sugerir o movimento do trem.

2.2 Que efeito a segunda estrofe traz ao ritmo da leitura do poema?
a)    ( ) Há uma aliteração no ritmo de leitura provocado pela métrica diversa, podendo inferir uma possível brecada súbita do caminhão  ou mesmo um solavanco.
b)    ( ) Há uma aliteração no ritmo de leitura provocado pela métrica diversa, podendo inferir uma possível brecada súbita do trem ou mesmo um solavanco.
2.3 Quantos versos há nas estrofes apresentadas?
a)    ( ) 1ª estrofe: a versos; segunda estrofes: 2 verso.
b)    ( ) 1ª estrofe: 3 versos; segunda estrofes: 1 verso.

3)    Observando bem os versos no poema, vamos ver como Manuel Bandeira conseguiu, por meio de palavras, dar ritmo e movimento. Quais os trechos que a aparecem a repetição de sons que remete ao movimento do trem?
a)    ( ) 1- “Muita força /  Muita força / Muita força”
 2- “Foge, bicho / Foge, povo / Passa ponte / Passa poste / Passa  pasto / Passa boi / Passa boiada”
3-“Vou depressa / Vou correndo / Vou na toda”

b)    ( ) 1- “Muita forca /  Muita forca / Muita forca”
 2- “Foge, bicho / Foge, novo / Passa monte / Passa pote / Passa  pato / Passa boi / Passa boiada”

3-“Vou depressa / Vou andando / Vou na toda”

4)    Quais palavras nos trechos da resposta certa da questão 3, que se repetem?
a)    ( ) Muita fossa / Foge / Massa / Vou.
b)    ( ) Muita força / Foge / Passa / Vou.

5)    Há alguma diferença em relação à repetição das palavras nos trechos citado na questão 3?
a)    ( ) Não. No trecho 1, não a repetição de versos. Nos trechos 2 e 3, não a repetição das primeiras palavras dos versos (foge, passa, vou).
b)    ( ) Sim. No trecho 1,  a repetição de versos. Nos trechos 2 e 3, a repetição das primeiras palavras dos versos (foge, passa, vou).
6)    Que efeito a repetição de palavras ou versos traz ao poema?
a)    ( ) A repetição das palavras ou versos remete ao som do trem em movimento.
b)    ( )  A repetição das palavras ou versos não remete ao som do trem em movimento.


Gabarito: 1a, 2.1b, 2.2b, 2.3b, 3a, 4b, 5b, 6ª
Ray Costa, 24/05/12




1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
ALUNO:________________________________ ANO:_____________

0 comentários to “Atividade com o poema “Trem de ferro” de Manuel Bandeira”

Postar um comentário

 

Professora Rayna Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger