Pular para o conteúdo principal

Aula com o Poema Quadrilha


Quadrilha
                                                                         Carlos Drummond de Andrade
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
sugestão  para aula:
·         Para iniciar a atividade, coloque o título do poema no quadro de giz ou num cartaz  e peça para que os alunos leiam.
·         Levante todas as informações sobre o significado da palavra quadrilha.
·         Conte que a palavra é o nome de um poema, pergunte, se já ouviram alguém declamar.
·         Proponha a seguinte questão : 1)  O  que pode nos contar um poema com este título? 2) De que assunto ele trata?
·         Depois que os alunos expuserem suas opiniões, mostre e faça uma leitura em voz alta.
·         Compare as  ideias que eles tiveram sobre o título e compare-as com o conteúdo do texto.
·         Entregue uma cópia do poema para cada aluno
·         Peça que recontem o texto, que explorem os desencontros dessa quadrilha e identifiquem o que aconteceu com cada personagem.
·         Explore a sequencia em que aparecem os nomes das personagens, que para cada nome de homem vem em seguida um nome de mulher e que nos três últimos versos os nomes se repetem na mesma sequencia que nos versos anteriores.
 Nesse poema, Carlos Drummond de Andrade, retrata os desencontros amorosos. Na dança da quadrilha, típica das festas juninas, os casais formam uma cadeia. No poema, homens e mulheres formam uma cadeia  de desencontros  e somente quem não amava ninguém consegue encontrar seu par. Além de ser rico em significados, o poema é adequado para o processo de ensino-aprendizagem principalmente com os nomes próprios que se repetem várias vezes, ajuda na construção do conceito sobre nomes próprios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda