Quadrilha
Carlos Drummond de Andrade
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
sugestão para aula:
· Para iniciar a atividade, coloque o título do poema no quadro de giz ou num cartaz e peça para que os alunos leiam.
· Levante todas as informações sobre o significado da palavra quadrilha.
· Conte que a palavra é o nome de um poema, pergunte, se já ouviram alguém declamar.
· Proponha a seguinte questão : 1) O que pode nos contar um poema com este título? 2) De que assunto ele trata?
· Depois que os alunos expuserem suas opiniões, mostre e faça uma leitura em voz alta.
· Compare as ideias que eles tiveram sobre o título e compare-as com o conteúdo do texto.
· Entregue uma cópia do poema para cada aluno
· Peça que recontem o texto, que explorem os desencontros dessa quadrilha e identifiquem o que aconteceu com cada personagem.
· Explore a sequencia em que aparecem os nomes das personagens, que para cada nome de homem vem em seguida um nome de mulher e que nos três últimos versos os nomes se repetem na mesma sequencia que nos versos anteriores.
Nesse poema, Carlos Drummond de Andrade, retrata os desencontros amorosos. Na dança da quadrilha, típica das festas juninas, os casais formam uma cadeia. No poema, homens e mulheres formam uma cadeia de desencontros e somente quem não amava ninguém consegue encontrar seu par. Além de ser rico em significados, o poema é adequado para o processo de ensino-aprendizagem principalmente com os nomes próprios que se repetem várias vezes, ajuda na construção do conceito sobre nomes próprios.
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