Pular para o conteúdo principal

História de Vargem Grande Maranhão/Histórico/Atividade

                       Atividade com a História de Vargem Grande  Maranhão (Histórico)
1)    Segundo várias fontes pesquisadas, quando ocorreu os primeiros contatos do homem civilizado com a região do Itapecuru?
a)     ( ) Ocorreu no período da rápida colonização francesa. Nessa época, os franceses objetivavam conquistar os índios Uruatis,  Caicazes, Guanazes, Guanarés e Barbados que habitavam a região, conhecida, como a principal via de penetração para o interior cearense.
b)    ( ) Ocorreu no período da rápida colonização francesa. Nessa época, os franceses objetivavam conquistar os índios Uruatis, Caicazes, Guanazes, Guanarés e Barbados que habitavam a região, conhecida, como a principal via de penetração para o interior maranhense.
2)    De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quando os portugueses chegaram ao Maranhão, eles dividiram o território desse Estado em:
a)     ( ) Vilas.
b)    ( )  Ruas.
3)    Como era as terras onde hoje está localizada o município de Icatu?
a)     ( ) Moradias dos índios  Tupis, uma vila que recebeu o nome de Águas Claras.
b)    ( ) Moradias dos índios Caicazes, uma vila que recebeu o nome de Águas Boas.
4)    Quando foi fundada a vila de Águas Boas?
a)     ( ) Ela foi fundada logo após a assinatura do Tratado de Trégua entre portugueses e franceses, em 1614.
b)    ( ) ( ) Ela foi fundada logo após a assinatura do Tratado de Trégua entre chineses e argentinos, em 1614.
5)    A Vila de Águas Boas tinha uma outra vila como freguesia. Qual o nome dela e como ela era?
a)     ( ) Vila São Sebastiao do Iguará, um lugar de extensas planícies, recobertas por excelente espécie de flores, utilizados pelos escravos.
b)    ( ) Vila São Sebastiao do Iguará, um lugar de extensas planícies, recobertas por excelente espécie de capim, utilizada séculos depois, pelos criadores de gado, que ali chegaram e se estabeleceram atraídos pela vegetação e pelo relevo daquela localidade.
6)    Em 1689, o Senado da Câmara, em comunicação ao Sargento Mor Antônio Barros Pereira, pediu a conclusão da construção da “Casa Forte do Mato”, casas de paredes espessas, à prova de fogo e com portas de ferro que servissem para guardar dinheiro, documentos e outros objetos de valor e que estavam a cargo do seu ajudante Dionísio Barros de Albuquerque, devido ter acontecido uma  devastação daquela região pelos ferozes índios Caicazes, que se estabeleceram por lá.
Esta afirmação é:
a)     ( ) Verdadeira.
b)    ( ) Falsa.
7)    Na época em que a região da Vila de Águas boas foi devastada pelos índios Caicazes, a Câmara de Icatu escreveu ao Rei de Portugal D. João V, dizendo que as “Casas Fortes do Mato” já não existiam ou se encontrava arruinadas, e por esse motivo, convinha à Sua Majestade autorizar a mudança de uma dessas casas para as margens do:
a)     ( ) Rio Parnaíba, na localidade hoje chamada Barra, onde chegavam os comboios vindos da Bahia para esta capitania, e  também os que  se alojavam  para  partir desta Vila de volta à Bahia
b)    ( ) Rio Iguará, na localidade hoje chamada Barra, onde chegavam os comboios vindos da Bahia para esta capitania, e  também os que  se alojavam  para  partir desta Vila de volta à Bahia.
8)    O que aconteceu a partir do estabelecimento dos engenhos de açúcar, do trabalho dos missionários em conjunto com os colonos, da abertura de fronteira para a ocupação e dominação as margens do Rio Iguará?
a)     ( ) Foram surgindo, além dos engenhos, as fazendas voltadas para o plantio de algodão, cana de açúcar e de criações de gado. Essas fazendas foram embriões que serviram para o surgimento de pequenos povoados.
b)    ( ) Foram surgindo, além dos engenhos, as fazendas voltadas para o plantio de maçã uva e soja que serviram de incentivos para o surgimento de pequenos povoados.
9)    Entre as povoações que se formaram, Vargem Grande foi uma delas, pertencendo a Icatu, sendo uma de suas freguesias. Qual o nome que esta freguesia recebeu?
a)     ( )   Ela recebeu o nome de Vila da Manga do Iguará.
b)    ( ) Ela recebeu o nome de Vila da Barra do Iguará..
10)           Como nasceu a povoação Vila da Manga do Iguará?
a)     ( ) Esta povoação nasceu do encontro das estradas de boiada, sendo uma que partia de Caxias e encontrava-se com a que vinha da Manga(N. Rodrigues) e que seguia para Itapecuru Mirim, conhecida pelo nome de Três Fazendas Vizinhas.
b)    ( ) ) Esta povoação nasceu do encontro das linhas de ferro, sendo uma que partia de Caxias e encontrava-se com a que vinha da Manga(N. Rodrigues) e que seguia para Itapecuru Mirim, conhecida pelo nome de Três Fazendas Vizinhas
11)              Como a Vila da Manga do Iguará hoje Vargem Grande, se desmembrou de Icatu?
a)     ( ) Devido  o resultado da agricultura e da criação de gado, a povoação desenvolveu-se, sendo desmembrada de Caxias.
b)    ( ) Devido  o resultado da agricultura e da criação de gado, a povoação desenvolveu-se, sendo desmembrada de Icatu, e por ser considerada muito extensa.
12)           Quando e por quem a Vila da Manga do Iguará  (V.G.)foi desmembrada de Icatu?
a)     ( ) Isso ocorreu em 1º de maio de 1805, por sentença do bispo do Maranhão. 
b)    ( ) Isso ocorreu em 10 de maio de 1885, por sentença do bispo do Maranhão .
13)           Através de decretos, sentenças e leis, ao longo do tempo, a situação política da freguesia da Manga do Iguará aos poucos fora se modificando. Já em 1808, foi criado o termo Iguará, para a comarca que compunha os municípios, e em 18 35, pela Lei nº 7, foi a freguesia elevada à categoria de Vila sendo criado ainda neste ano a Paróquia de:
a)     ( ) São Raimundo de Vargem Grande
b)    ( ) São Sebastiao de Vargem Grande.
14)           O que aconteceu de importante em 14 de julho de 1845,  após a limpeza da estrada da boiada, a construção de uma ponte sobre o riacho Paulica e de um prédio onde foi instalada a câmara, Quartel e Cadeia, o vice-presidente da Província do Maranhão, Ângelo Carlos Muniz?
a)     ( ) Ele decretou através da Lei 203 a transferência da sede que até então era localizada na Vila da Manga, para Vargem Grande.
b)    ( ) Ele decretou através da Lei 203 a transferência da sede que até então era localizada na Vila da Barra, para Itapecuru-Mirim.
15)           Como aconteceu  a transferência da sede que era localizada na Vila da Manga para Vargem Grande?
a)      ( ) Aconteceu após a Câmara ter comprado essas terras por dois contos de reis, do Capitão Francisco Coelho.
b)    ( ) Aconteceu após a Câmara ter comprado essas terras por dez contos de reis, do Capitão Francisco Carneiro.
16)           O que aconteceu após a transferência da sede da Vila da Manga do Iguará para Vargem Grande?
a)     ( ) Foi iniciada a construção da igreja matriz de São Sebastiao e uma sala de aula somente para meninos, no  prédio da  câmara Municipal.
b)    ( ) Foi iniciada a construção da igreja matriz de São Raimundo e uma sala de aula somente para meninas, no  prédio da  câmara Municipal.
17)           Em que ano foi estabelecido os limites da Vila de Vargem Grande?
a)      ( ) Em 1586.
b)     ( ) Em 1856.
18)           O que aconteceu de importante em 1857
a)     ( ) Foi através da lei providencial nº 449, de 7 de outubro de 1857, foi transferido de Chapadinha para a Vila de Vargem Grande, a cadeira de primeiras letras para meninos.
b)    ( ) Foi através da lei providencial nº 449, de 7 de outubro de 1857, foi transferido de Itapecuru-Mirim para a Vila de Vargem Grande, a cadeira de primeiras letras para meninas.
19)           Como foi o processo  de desenvolvimento da Vila de Vargem Grande a partir do ano de 1878?
a)     ( ) Durante esse processo foi nomeado o Juiz Municipal e de Órgão, bem como o delegado de Higiene da  Vila e em 1888 foi criada a câmara do Iguará
b)    ( ) Durante esse processo foi nomeado o Juiz Municipal e de Órgão, bem como o delegado de Higiene da  Vila e em 1883 foi criada a câmara do Iguará.
20)           De acordo com as informações recebidas, naquela época, em toda freguesia, encontrava-se 7 mil pessoas, sendo que:
a)     ( ) 5.918 eram livres e 1.082 eram escravas.
b)    ( ) 1.082  eram livres e 5.918  eram escravas.
21)           Mediante pesquisas e observações, constata-se que a população de Vargem Grande é constituída de:
a)     ( ) Brancos, negros e albinos.
b)    ( ) Brancos, negros e de índios.
22)           Para a constituição populacional de Vargem Grande,  na antiguidade da sua historia, além dos índios, que por lá viviam, detecta-se que:
1.     ( )  O estado português fez ali chegar 50 colonos açorianos. Muitos anos depois foi a chegada dos cearenses que migraram das áreas atingidas pelas grandes secas que assolavam o Ceará.
2.     ( )  Vieram também os vaqueiros oriundos da Bahia, que a partir de 1730 haviam ocupado os pastos naturais dessa localidade ; Também vieram os negros escravos para as grandes fazendas.
  As afirmativas  1 e 2 mencionadas,  são verdadeiras ou falsas.
a)     ( ) As duas afirmativas  são verdadeiras.
b)    ( ) A afirmativa 2 é verdadeira e a 1 é falsa.
23)           Quais os nomes das vias que fazem a ligação entre o município de Vargem Grande a:
1.      Itapecuru-Mirim e Chapadinha.
2.     Coroatá e nina Rodrigues.
a)     ( ) MA-020
b)    ( ) BR 222-MA
A opção certa é:
a)     ( ) A2 e B1
b)    ( ) A1 e B2.
24)           Qual a distancia de Vargem Grande para a capital do Estado?
a)     ( ) É de 178 Km, via rodovia.
b)    ( ) É de 128 Km, via rodovia
25)           Foi no período dos interventores, através do Decreto Estadual no 45, sancionado que o Distrito de Vargem Grande foi elevado á categoria de cidade, consolidando assim a sua autonomia politico administrativa. Qual foi esta data?
a)     ( ) Em 29 de março de 1928.
b)    ( ) Em 29 de março de 1938.
26)           Qual o nome do balneário dentro do município de Vargem Grande, muito frequentado pelos vargengrandese  e por muitos turistas?
a)     ( ) ) Balneário da Manga.
b)    ( ) Balneário mousinho.
27)           Quando foi criada a primeira escola da Vila do Iguará, como era  e quem foi o primeiro professor e a primeira professora?
a)     ( ) Foi criada em 1838. Era constituída de apenas duas salas de aulas, uma com 31 discípulos, sob a responsabilidade do Professor Raimundo Antônio Fernandes do Carmo e a outra com 11 discípulas, sob a regência da Professora D. Raimunda Joaquina Lopes. Ambos os professores foram nomeados pelo Governo Provincial. A escola funcionava no prédio da Câmara Municipal.
b)    ( ) Foi criada em 1538. Era constituída de apenas duas salas de aulas, uma com 31 discípulas, sob a responsabilidade do Professor Raimundo Antônio Fernandes do Carmo e a outra com 11 discípulos, sob a regência da Professora D. Raimunda Joaquina Lopes. Ambos os professores foram nomeados pelo Governo Provincial
28)           Através da Lei Provincial 449 de 7 de outubro de 1857, a cadeira de primeiras letras para meninos foi transferia para Vargem Grande e a partir da Proclamação da República a escola de primeiras letras foi transformada em:
a)     ( ) Ensino fundamental maior.
b)    ( ) Ensino primário. 
29)           A bandeira de Vargem Grande foi solicitada pelo ex- prefeito Tomaz de Aquino e idealizada pelo Padre João Mohana, sendo aprovada pela Câmara de Vereadores, pela Lei municipal Nº 069/83.  Essa conquista aconteceu em:
a)     ( ) 06 de julho de 1983.
b)    ( ) 09 de janeiro de 1983.
30)           A Bandeira está dividida com três faixas horizontais, cada uma equivalente a 1/3 da área  total da bandeira, sendo a faixa superior amarela, a do centro branca e a inferior verde. Sobre as três faixas há um círculo branco contornado de verde e dentro desse círculo, na parte superior está escrito numa estreita faixa amarela, uma frase em latim. Qual é essa frase e qual o seu significado?
a)     ( ) A frase é “ IN HOC SIGNO VINVES”, que significa “ ESTA É NOSSA BANDEIRA”.
b)    ( ) A frase é “ IN HOC SIGNO VINVES”, que significa “COM  ESTE SINAL  VENCEREMOS”.
31)           Qual é o sinal mencionado na frase da bandeira?
a)     ( ) Abaixo da frase na bandeira, no centro, há uma cruz amarela é um sinal mencionado e também é o símbolo da religião  tradicional do município.
b)    ( ) Abaixo da frase na bandeira, no centro há uma flor vermelha  é um sinal mencionado e também é o símbolo da religião  tradicional do município.
32)           Quais as plantas que estão representando o ciclo extrativo exposta na bandeira do município de Vargem Grande?
a)     () A carnaúba, palmeira de babaçu e  pé de café.
b)    ( ) A carnaúba, palmeira de babaçu e  pé de arroz.
33)           O que a carnaúba,  palmeira de babaçu e o pé de arroz  estão representando dentro da bandeira?
1.     A carnaúba está representando o ciclo extrativo das folhas dessa planta que é abundante na região.
2.     A palmeira de coco babaçu, símbolo do produto extrativo mais importante do município.
3.     O pé de arroz, representando o principal produto agrícola cultivado em solo vargengrandense. As afirmações são verdadeiras ou não?
a)     ( )  As três afirmativas são Verdadeiras.
b)    ( ) Apenas a 1 e 3 são verdadeiras.
34)           Qual a localização das plantas dentro da Bandeira de Vargem Grande?
a)     ( ) Dentro do circulo , a esquerda está a carnaúba, a direita está a palmeira de coco babaçu e entre as duas está o pé de arroz.
b)    Fora  do círculo , a esquerda está a carnaúba, a direita está a palmeira de coco babaçu e abaixo das duas está o pé de arroz.
35)           Quem foi o idealizador e quando foi aprovado o Brasão do nosso município?
a)     ( ) O idealizador foi Francisco Cordeiro de Oliveira e aprovado pela lei municipal Nº 069/83.
b)    ( ) O idealizador foi Antônio Cordeiro de Oliveira e aprovado pela lei municipal Nº 069/83.
36)           Como é composto o Brasão de Vargem Grande?
a)     ( ) O Brasão apresenta à direita, a bandeira do município, com suas cores e símbolos. Na sua parte superior uma palha de carnaúba representando a principal riqueza natural: o babaçu. A esquerda, a bandeira do Estado que é obrigatório colocar.
b)    ( ) O Brasão apresenta, à esquerda, a bandeira do município com suas cores e símbolos. Na sua parte superior uma palha de coqueiro representando a principal riqueza natural: o babaçu. À direita, a bandeira do Estado que é o símbolo da origem da nossa história.
37)           O Hino de Vargem Grande foi composto por:
a)     ( ) A letra por José  Lisboa Melo e a musica de Raimundo Ferreira  Barroso.
b)    ( ) A letra por Antônio Lisboa Melo e a musica de Raimundo Clímaco Barroso.
38)           Todo dia 22 de agosto acontece uma grande romaria rumo a qual povoado?
a)     ( ) Riacho do Mel.
b)    ( ) Paulica.
39)           Quantos anos o município de Vargem Grande completará em 29  de março de 2013?
a)     ( ) 75 anos.
b)    ( ) 73 anos.
40)           Qual o nome do prefeito em exercício (2013)?  
a)     ( ) EDVALDO NASCIMENTO DE SOUSA.
b)    ( ) EDVALDO NASCIMENTO DOS SANTOS.

Observação:   A maioria das informações desta atividade foram retiradas do livro Historia e Geografia de Vargem Grande, Edição 1º semestre de 2002 e outros dados mais recentes registrados pela professora Ray. Costa.

Gabarito:
1b/ 2a/ 3 b/ 4a /5 b/6a/ 7 b/8a /9a /10a
11b/  12a/13 b/14a/ 15 a/16a /17b /18a /19b/ 20a
21 b / 22a  / 23 a /24 a /25 b /26b  /27a / 28b  /29 a/30b/31 a / 32  b /33 a / 34 a /35  a /36  b/ 37 b/ 38  b /39a/ 40b



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda