Pular para o conteúdo principal

Língua Portuguesa Plano de curso: 6ª Série /7º Ano; ano: 2012

Escola:
Diretor:
Coordenador(a):  
professor(a) :
 Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Plano de curso: 6ª Série /7º Ano;      ano: 2012
Objetivo Geral:
Valorizar e desenvolver habilidades de ouvir, falar, ler, interpretar, escrever, criticar e apresentar soluções, tomando como base, situações que envolvam diferentes contextos.
Conteúdo programático
·        1º Bimestre
Estudo da língua:
Língua falada e língua escrita;
O substantivo e seus determinantes;
Formação de palavras;
Unidade suplementar:
l- Competência comunicativa: gramática natural e gramática normativa
ll- Ortografia e acentuação gráfica
 Gêneros:
1  - Conto
2  - Crônica
·        2º Bimestre
Estudo da língua:
Pontuação: uso da vírgula
 Verbo:
- Usos dos tempos verbais;
- Locuções verbais;
- Flexões ( pessoa, número, tempo, modo)
- Conjugações.
Unidade suplementar:
lll   - Um pouco mais sobre pontuação;
     - Modelos de conjugação verbal (verbos regulares)
Gêneros:
3  -  Relato e memória: diário, biografia e autobiografia;
4 -  Relato de experiência: diário e registro de viagem.
·        3º Bimestre
Estudo da língua:
Recursos de construção e linguagem figurada:
-- Metáfora, personificação, aliteração, trocadilho;
 Advérbio e locução  adverbial
 Verbo:
-- Tempos e aspectos do presente
-- Formas nominais, locuções verbais
Unidade suplementar:
lV- A escrita e os sons da fala (1)
Modelos de conjugação verbal (verbos auxiliares)
Gêneros:
5 – Poemas
6  -- Notícias
4º Bimestre
Estudo da língua:
Sujeito e predicado
Frase e oração
 Sujeito e verbo na oração
Tipos de sujeito
Ordem direta e ordem inversa
Ordem frasal.
Unidade suplementar:
V- A escrita e os sons da fala (2): - am e ão
Vl- Mas/mais
Modelos de conjugação verbal ( verbos irregulares).
Gênero:
7- Reportagem
8- Artigo de opinião.
Referência:
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin,                                                                              Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
lSBN  978 85 08 12353 7 (professor)
Tudo É Linguagem  - 6ª série.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda