Pular para o conteúdo principal

Língua Portuguesa Plano de curso: 5ª Série / 6º Ano: ano: 2012

Escola:
Diretor (a):
Coordenador (a): 
professor (a) :
Área de conhecimento: Língua  Portuguesa
Plano de curso: 5ª Série / 6º Ano:      ano: 2012
Objetivo Geral:
Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significado e integradora da organização de significação de mundo e da própria identidade.
Conteúdo  Programático:
1ª bimestre
Estudo da língua:
Diversidade linguística;
Variedades linguísticas;
Frase;
Tipos de frase;
Pontuação expressiva;
Entonação;
Frases verbais /nominais;
Ordem das palavras na frase;
Artigo;
Numeral;
Unidade suplementar:
l. Competência comunicativa;
ll. Ortografia: conceito e história.
Gênero:
1. Conto popular em prosa;
2. Conto popular em versos: poema narrativo.
2º Bimestre
Estudo da língua;
Frases e palavras;
Classes de palavras;
Palavras variáveis e invariáveis;
Substantivo;
Adjetivo;
Verbo Substantivo e seus determinantes;
Locuções adjetivas;
Unidade suplementar;
lll. Os sons e as letras;
lV. Tonicidade;
V. Acentuação.
Gênero
3. Conto em prosa poética;
4. Conto fantástico.
3º Bimestre
Estudo da língua;
Flexão das palavras;
Flexão e concordância;
Adjetivo;
Locução adjetiva Adjetivos pátrios;
Pronomes pessoais;
verbo;
Unidade suplementar:
Vl. Um pouco mais sobre acentuação ;
Vll. Porque, porquê, porque, por quê.
Gênero
5. Conto e realidade;
6. Reportagem e notícia: relatos.
4º Bimestre
Estudo da língua;
Palavras homófonas ;
Palavras homógrafas ;
Sentido real e figurado;
Pronomes pessoais;
Verbo – conjugações  - modo imperativo;
Unidade suplementa;
Modelos de conjugação verbal.
Gênero
 7. Defender ideias, argumentar...
  8.Regras e instruções.

Referências bibliográficas:
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
lSBN 978 85 08 12340 7 ( professor)
Tudo É Linguagem – 5ª série / 6º ano.   (postado por Ray Costa)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda