l) Aula com o nome do aluno
Responda a adivinha:
O que é, o que é?
É só seu, mas qualquer pessoa pode usar.
Desafie os alunos a adivinhar do que se trata. Se ninguém acertar, ajude-os a chegar á resposta, que é, ”seu próprio nome”.Depois disso, peça para escreverem seu nome completo.Proponha que cada aluno conte a história de seu nome, quem o escolheu,o que significa, se gostam dele.Explore também a história dos apelidos.Esta é uma atividade que privilegia a fala dos alunos, organize as cadeiras em círculo.
O nome é um conteúdo privilegiado pois está diretamente ligado á história de vida de cada um. É uma palavra carregada de significado.
Os alunos deverão fazer a análise do seu e dos outros nomes.Desenvolver de forma oral, alimentadas por meio de perguntas e auxiliar os alunos a explicarem e justificarem suas respostas e compará-las com respostas diferentes que poderão surgir na classe.
Ray Costa.03/01/12
Comentários
Postar um comentário