Pular para o conteúdo principal

A Recompensa (Conto Popular)

                                     A  Recompensa
(narrador)                                                                                                                                                                               Havia, numa cidade, um homem muito rico.Ele desejava dar uma parte de sua fortuna a alguma pessoa que não pensasse só em si, mas se preocupasse com os outros, como descobrir essa pessoa?                                       Pensou , pensou... e resolveu colocar uma grande  pedra no meio de um caminho estreito. Escondeu-se atrás de umas árvores e ficou observando. Passou um agricultor e começou a reclamar:
( agricultor)  _ Essa molecada não tem mesmo o que fazer! Onde si viu colocar uma pedra desse tamanho na estrada!
( narrador)   Desviou-se  da pedra e foi embora. Logo depois, passou um velho puxando uma vaquinha magra. Vendo a pedra, resmungou:
(velho)    _ Vejam só que falta de juízo?   Rolaram uma pedra para atrapalhar o meu caminho!
(narrador)  Esbravejando, o velhote seguiu adiante. Era tarde e o homem rico, aborrecido, já se preparava para ir embora quando apareceu um rapaz alegre e disposto, que vinha cantarolando pelo caminho.
( jovem rapaz)  Mas não é possível !    uma pedra desse tamanho no meio do caminho! Que perigo! Vou empurrá-la  para fora da estrada.
(narrador)   Empurra daqui , empurra dalí, até que conseguiu rolar a enorme pedra.
(jovem rapaz)   _  Ufa!  mas o que é isso no chão?
Ah, um pacote com um bilhete!
O que será?
(narrador)  E o rapaz  arregalou os olhos ao ler estas palavras:
               ESTE PACOTE DE DINHEIRO É DE QUEM
                 TIRAR ESTA PEDRA DO CAMMINHO.
          ______________ fim____________________

Interpretação do texto

1)    Qual era o desejo do homem rico?
2)    Qual foi a idéia que o homem rico teve para encontrar uma pessoa com esse perfil?
3)    Onde o homem ficou para observar o execução de seu plano ?
4)    Quem foi a primeira  pessoa a passar pelo caminho? E qual a reação dela ao vê a pedra?
5)    Quem foi a segunda pessoa a passar pelo caminho? E o que ela  comentou?
6)    O homem rico desistiu do plano?
7)    Quem foi o último a passar pelo caminho naquele momento? 
8)    O que ele comentou?
9)    O que aconteceu depois que ele conseguiu tirar a pedra do meio do caminho?   
10)                      O que tinha escrito no bilhete que estava junto com o pacote?                                                                                                              
                                _______ fim_________           

Apresentação de uma peça de um conto popular “A Recompensa


·        Montar um cenário de acordo com as descrições do texto;
·        Selecione os 05 alunos para representar os papeis, ( homem rico, agricultor, velho, jovem/rapaz e o narrador);
·        Caracterizar de acordo com o perfil de cada um;
·        A pedra pode ser confeccionar com papel pardo  e  depois pintar;
·        Ensaiar bastante antes de apresentar para que cada aluno possa desempenhar bem o seu papel.
·        É interessante não deixar o narrador aparecer, apenas sua voz, para que você depois possa trabalhar os tipos de narradores  existentes no texto.
___________  Fim_______________
                     
    REFLEXÃO

Assim como aconteceu nesta historia, as vezes também acontece com cada um de nós. A desculpa que damos é que,com a correria do dia a dia, não temos tempo para visitar amigos e nem parentes...
Um Bom dia, um oi, um sorriso, um aperto de mão, as vezes tira uma enorme “pedra” , tanto do nosso caminho como do caminho do nosso próximo, de um amigo  mais distante, um colega de trabalho,de escola...
Essa nossa atitude egoísta nos impossibilita de receber várias bênçãos , tanto material como  espiritual vinda do Senhor Jesus.


(Ray Costa, em 08/12/2011)

Comentários

  1. Gostaria de receber o gabarito dessa atividade, pois adorei o exercício

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda