Dinâmica: correspondência
Comece avisando os alunos que irão mandar uma correspondência para um amigo distante e que juntos irão construir a mensagem .
Com os alunos sentados em fileiras, entregue uma imagem ou uma pequena frase para o primeiro da fila .
Peça para cada aluno dar continuidade a história que você iniciou, o aluno que for recebendo só pode ler a última linha escrita pelo colega anterior.
Marque 1 minuto ou menos de um minuto para cada aluno escrever .
Quando todos já tiverem participado da atividade peça para o último aluno de cada fila fazer a leitura da mensagem que construíram e veja como ficou a informação que irão mandar.
Questione com os alunos se da para mandar da forma como foi feito .
Após essa atividade se preferir, peça para os alunos refazerem o texto individual e vejam qual seria o adequado para mandar para o amigo que está a espera dessa informação.
Carta:
Querido Mano,
Anteontem futebolei bastante com uns amigos. Depois cigarrei um pouco e nos divertimos montanhando, até o dia anoiteceu. Então desmontanhamos, nos amesamos, sopamos, arrozamos, bifamos,ensopadamos e cafezamos. Em seguida, varandamos. No dia seguinte, cavalamos muito.
Maninho
Texto de : (MILLÔR FERNANDES)
1ª) Quem escreveu a carta?
( ) Mano
( ) Maninho
2ª) Para quem a carta foi escrita?
( ) Maninho
( ) Mano
3ª) Marque a opção em que está a informação correta da seguinte frase ”Anteontem futebolei bastante com uns amigos”.
a) ( ) O garoto jogou sozinho futebol.
b) ( ) O garoto jogou bastante futebol com os amigos.
c) ( ) O garoto iria jogar bastante futebol com os amigos.
4ª) O que o Maninho fez com os amigos no dia seguinte?
a) ( ) montaram a cavalo;
b) ( ) jogaram futebol;
c) ( ) comeram sopa.
5ª) Em que tempo os fatos aconteceram?
a) ( ) Presente
b) ( ) futuro
c) ( ) passado
6ª) De acordo com as palavras inventadas pelo autor, marque a opção que não está correta com as palavras do texto:
a) ( ) Futebolei/cigarrei/montanhando/desmontanhamos/amesamos/sopamos
b) ( ) Futebolei/ bifamos/cerrado/ feirante/floresta/paralelepípedo
c) ( ) arrozamos/bifamos/ensopadamos/cafezamos/varandamos/cavalamos.
7ª) O autor da carta fez uma brincadeira com as palavra, transformando os substantivos em verbos. Escreva a forma correta da função de cada uma dentro do texto:
Futebolei__JOGUEI FUTEBOL
Cigarrei _________________________________________________
Montanhando _______________________________________________
Desmontanhamos ____________________________________________
Amesamos __________________________________________________________
Sopamos ___________________________________________________________
Arrozamos _________________________________________________________
Bifamos ___________________________________________________________
Ensopadamos _______________________________________________________
Cafezamos __________________________________________________________
Varandamos _________________________________________________________
Cavalamos __________________________________________________________
8ª) Sublinhe os verbos e circule os substantivos das repostas da questão 7ª. Veja no modelo.
9º) De sua opinião:
Os irmãos criaram palavras para se comunicar.Por que eles fizeram isso?
10ª) Reescreva a carta substituindo as palavras inventada pelo termo correspondente.
Comentários
Postar um comentário