Pular para o conteúdo principal

interpretação de bilhete de millor fernandes


Dinâmica: correspondência 
Comece avisando os alunos que irão mandar uma correspondência para um amigo distante e que juntos irão construir a mensagem .
Com os alunos sentados em fileiras, entregue uma imagem ou uma pequena frase para o primeiro da fila .
Peça para cada aluno dar continuidade a história que  você iniciou, o aluno que for recebendo só pode ler a última linha escrita pelo colega anterior.
Marque 1 minuto ou menos de um minuto para cada aluno escrever .
Quando todos já tiverem participado da atividade peça para o último aluno de cada fila fazer a leitura da mensagem que construíram e veja como ficou a informação que irão mandar.
Questione com os alunos se da para mandar da forma como foi feito .
Após essa atividade se preferir, peça para os alunos refazerem o texto individual e vejam qual seria o adequado para mandar para o amigo que está a espera dessa informação.
                

      Carta:
Querido Mano,
Anteontem futebolei bastante com uns amigos. Depois cigarrei um pouco e nos divertimos montanhando, até o dia anoiteceu. Então desmontanhamos, nos amesamos, sopamos, arrozamos, bifamos,ensopadamos e cafezamos. Em seguida, varandamos. No dia seguinte, cavalamos muito.

                                                         Maninho
                                                                                 Texto de :   (MILLÔR FERNANDES)

    1ª)  Quem escreveu a carta?
(   ) Mano
(  ) Maninho
2ª) Para quem a carta foi escrita?
(  ) Maninho
(  )  Mano

3ª) Marque  a opção em que está a informação correta da seguinte frase ”Anteontem futebolei  bastante com uns amigos”.
a)      ( ) O garoto jogou sozinho futebol.
b)      ( ) O garoto jogou bastante futebol com os amigos.
c)       ( ) O garoto iria jogar bastante futebol com os amigos.
4ª) O que o Maninho fez com os amigos no dia seguinte?
a)    ( ) montaram  a  cavalo;
b)    ( ) jogaram futebol;
c)     ( ) comeram sopa.
5ª) Em que tempo os fatos aconteceram?
a)     ( ) Presente
b)    ( ) futuro
c)     ( ) passado
6ª) De acordo com as palavras inventadas pelo autor, marque a opção que  não está correta com as palavras  do texto:
a)      ( ) Futebolei/cigarrei/montanhando/desmontanhamos/amesamos/sopamos
b)      ( ) Futebolei/ bifamos/cerrado/ feirante/floresta/paralelepípedo
c)      ( ) arrozamos/bifamos/ensopadamos/cafezamos/varandamos/cavalamos.
7ª)  O autor da carta fez uma brincadeira com as palavra,  transformando os substantivos em verbos. Escreva  a forma correta da função de cada uma dentro do texto:
Futebolei__JOGUEI  FUTEBOL                           
Cigarrei        _________________________________________________
Montanhando      _______________________________________________
Desmontanhamos     ____________________________________________
Amesamos __________________________________________________________
Sopamos ___________________________________________________________
Arrozamos _________________________________________________________
Bifamos ___________________________________________________________
Ensopadamos _______________________________________________________
Cafezamos __________________________________________________________
Varandamos _________________________________________________________
Cavalamos __________________________________________________________
8ª) Sublinhe os verbos e circule os substantivos das repostas da questão 7ª. Veja no modelo.
9º) De sua opinião:
Os irmãos criaram palavras para se comunicar.Por que eles fizeram isso?
10ª) Reescreva a carta substituindo as  palavras inventada pelo termo correspondente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda