Pular para o conteúdo principal

Atividade a partir de uma Poesia sobre a Bandeira do Brasil


·         Estratégia de leitura e atividade de compreensão.
Fazer uma leitura silenciosa após fazer leitura coletiva com todos os alunos.
Discutir sobre a compreensão da poesia antes de trabalhar a atividade.
1)      Antes de entendermos melhor sobre a mensagem de cada estrofe, faça a ligação das palavras destacadas e os seus significados:

A.     Auriverde                                             Povo de um território

B.     Pendão                                                 Audacioso

C.     Nação                                                   Pedaço de madeira

D.     Bastão                                                  Respeito/saudação

E.      Reverencia                                           Amarelo e verde

F.      Audaz                                                    Norma/estandarte/bandeira

2)      Você conhecia o significado destas palavras?
3)      Qual  assunto é tratado na poesia?
4)      Quais os nomes das cores que aparecem no texto?
5)      De acordo com o texto, qual o significado de cada cor? È igual da Bandeira do Brasil?
6)      Escreva um pequeno texto descrevendo a Bandeira.
7)      Faça uma interpretação escrita de cada estrofe e depois faça a ilustração de cada uma.
8)      Você percebeu que a letra da poesia enfatiza muito o zelo, o carinho e o respeito que se deve ter  com a Bandeira.Você concorda? Justifique.
9)      Esta poesia é composta por quantas estrofes ?        Quantos versos há em cada estrofe? E quantos versos há em toda poesia?
10)  Leia a terceira estrofe  e veja o elogio que é feito a nossa Bandeira.Qual sua opinião sobre esta questão?
Sugestão de um jogral
Antes de iniciar a apresentação,um aluno  entra no local da apresentação com uma Bandeira do Brasil e dar uma volta no ambiente para situar o conteúdo a ser apresentado.
Escolha 7 (sete) ou 14 (quatorze) alunos  para declamar a poesia.
Durante cada apresentação das estrofes ,é bom fazer a representação através de gestos , cartazes ou objetos transmitindo a mensagem de cada estrofe,  pode  ser  os mesmos alunos ou outros.
Fica legal também quando todos envolvidos na apresentação , declamam juntos a ultima estrofe.

l
Bandeira do Brasil
Auriverde pendão
Você está guardada
Em nosso coração
ll
o amarelo é o ouro.
O céu é o azul,
O verde, as matas
E tem o Cruzeiro do Sul.

lll
 É a mais bela bandeira
De toda as nações,
E o mundo se curva
Nas suas apresentações.

lV
Ao vê-la no bastão
Pelo vento a desfraldar,
Penso comigo mesma:
É  a você que devo amar.
V
Respeitando-a sempre
Com reverencia e carinho,
Este é o pano sagrado
Que nos aponta o caminho.

Vl

Ordem e Progresso.
No branco a paz.
Nas estrelas os Estados
Lembram o povo audaz.

Vll
Bandeira do Brasil,
Bandeira do coração,
Voce é orgulho,
Desta grande nação.
(Cledes Pessoa)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda