Plano de curso
1º bimestre
Objetivo geral:
• Reconhecer os efeitos produzidos (de sentido, sonoro, visual) pelo uso da linguagem verbal em prosa ou em verso com a intenção de sensibilizar, provocar emoções e sentimentos.
• Reconhecer e nomear alguns dos elementos da linguagem poética presentes tanto no verso quanto na prosa.
Introdução: Língua: origem e influências:
Unidade 1: verso e prosa
Capitulo 1: Poema. Capitulo 2: Conto
Textos
• Haicai
• Além da terra, além do céu
• Como os campos
Leitura
Interpretação do texto – compreensão
• Poesia e poema: sentido explícito e implícito (pinturas e haicai)
• Ritmo, sonoridade e expressividade
• Intencionalidade, escolhas de linguagem e efeitos de sentido
• Interferências de sentidos
Construção do texto
• Verso e estrofe
• Poema “visual”
• Narrativa: elementos e momentos
• Marcação do tempo
• Tipos de narrador
Linguagem do texto
• Sonoridade: ritmo e rima
• Linguagem figurada
• Gêneros literários e não literários
• Escolhas de linguagem e efeitos de sentido: caracterização, repetição e sonoridade
Ampliação de leitura – outras linguagens
• Poemas concretos
• Pintura
Conexões
• Poesia: um pouco de sua história
• Pintura O semeador, de Van Gogh
• Curiosidade: citação e título de livro
• Letra de música: Festa da natureza, Patativa do Assaré/Gereba
Outro texto do mesmo gênero
• A realidade da vida
• Um tigre de papel
Estudo da língua
Língua: usos e reflexão
• Linguagem figurada e recursos de construção e linguagem figurada:
Metáfora;
Personificação;
Aliteração;
Trocadilho
• Determinantes do substantivo
Adjetivo e locução adjetiva
Artigo, numeral e pronome
Unidade suplementar
1. Competência comunicativa: gramática natural e gramática normativa
2. Ortografia e acentuação gráfica
Produção de texto
Produção oral - práticas de oralidade
• Sarau de poemas
• Um bom debate: Poesia e poemas: qual a importância?
• Um bom debate: A maioria sempre está com a razão?
Produção escrita
• Haicais bem humorados e produção de haicai a partir de charge ou foto
• Criação de história: narrativa com marcas coesivas
• Descrição como recurso de enriquecimento da narrativa.
•
2º bimestre
Objetivo geral
Reconhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros do relatar, comparando escolhas de linguagem e efeitos de sentido a partir de: intenção, conteúdo temático, contexto, circunstância comunicativa.
Unidade 2: Relato e Biografia
Capítulo 3: Relato e Biografia
Capítulo 4: Relato de experiências.
Textos
• Como me tornei santista
• Manuscrito encontrado numa garrafa
• Biografia (Arrigo Barnabé)
• De costas para o ano-novo
Leitura
Interpretação do texto – compreensão
• Localização de informações e compreensão imediata
• Inferência de sentidos
Construção do texto
• Elementos do relato e da narrativa
• O narrador do relato em 1ª e 3ª pessoas
• O parágrafo: forma de organizar o texto escrito
Linguagem do texto
• Relato pessoal e biografia:
Pontuação e efeito de sentido
Subjetividade e objetividade
Uso do tempo passado
• Relato de fatos reais e narrativa de ficção
Ampliação de leitura – outras linguagens
• Foto
• Pintura
Conexões
• Letra de música: Açum-preto
• Curiosidade: A camisa do time de futebol
• Curiosidade: Rádio-vitrola, que aparelho é esse?
• Poema: V, de viagem
• Letra de música: viagem
• Dica publicada em um blog
Outro texto do mesmo gênero
• O mundo em um jardim
• Hans Standen: duas viagens ao Brasil
Estudo da língua
Língua: usos e reflexão
• Pontuação: uso da vírgula e vocativo
• Verbo: número, tempo, modo
• Usos dos tempos verbais
• Usos do pretérito
• Locuções verbais
• Formas do pretérito
• Flexões verbais: pessoa e número; tempo; modo
• Formas do futuro
• Conjugações verbais: 1ª, 2ª, 3ª
Unidade suplementar
3. Um pouco mais sobre acentuação
4. Modelos de conjugação verbal (verbos regulares)
Produção de texto
Produção oral – Práticas de oralidade
• Um bom debate: Violência entre torcedores: que atitude é essa?
• Um bom debate: Como reagir diante do perigo?
• Criar e contar histórias: ampliando a narrativa
Produção escrita
• Biografia
• Relato de experiência vivida
• Relato pessoal com planejamento, revisão e avaliação.
3º bimestre
Objetivo geral
Reconhecer a notícia e reportagem como gêneros do relatar ligados à esfera jornalística: e representação pelo discurso de experiências vividas situadas no tempo.
Unidade 3: Relato jornalístico
Capítulo 5: Notícia
Capítulo 6: Reportagem
Textos
• Termina simulação de viagem a marte
• Cerimônia do fogo sagrado abre jogos indígenas
• Zumbis na escola
Leitura
Interpretação do texto – compreensão
• Dados da notícia e da reportagem
• Localização de informações: quem, quando, onde, como, por quê?
Construção do texto
• A notícia e a manchete, o olho, o lead
• Ordem de importância dos fatos
• Diferentes portadores: revistas e internet
• Uso de recursos em outras linguagens
Linguagem do texto
• Precisão (lugar, tempo, hora), clareza e objetividade
• Uso de aspas, parênteses
• Uso do tempo presente
Ampliação de leitura – outras linguagens
• Pintura
• Capa de revista
Conexões
• Notícias bizarras
• Curiosidade: o jornal e a imprensa, uma história
• Letra de música de Zeca Baleiro (trecho)
• Artigo: Dormir não é desperdício
• Letra de música: Thriller, Michel Jackson (tradição)
Outro texto do mesmo gênero
• Depois de 50 anos separados, casal se reencontra e oficializa união aos 80 anos
• Liberdade de invenção
Estudo da língua
Língua: usos e reflexão
• Ampliando o estudo de verbos:
Tempos, modos e aspectos do presente
Formas nominais: infinitivo, gerúndio, particípio
Advérbio e locução adverbial
Frase: nominal e verbal (oração)
Oração e tipos de sujeito simples e composto
Unidade suplementar
5. A escrita e os sons da fala (1)
6. Modelos de conjugação verbal (verbos auxiliares)
Produção de texto
• Produção oral – praticas de oralidade
• Um bom debate. A importância do acesso à informação nos dias de hoje
• Jornal falado
• Um bom debate: A dependência da internet é uma doença?
Produção escrita
• O jornal da sala: escrita e apresentação escrita de notícia em jornal produzido coletivamente
• Reportagem: produção em equipe.
4º bimestre
Objetivo geral
Reconhecer o diálogo argumentativo e o artigo de opinião como gêneros do argumentar nas suas especificidades.
Unidade 4: ideias e opiniões
Capítulo 7: crônicas com diálogo argumentativo
Capítulo 8: Artigo de opinião
Textos
O vendedor de palavras
• A mania nacional da transgressão leve
• Os zoológicos valem a pena?
Leitura
Interpretação do texto – compreensão
• Localização de dados e informações fundamentais
• Uso de argumentos
• Inferências de sentidos
Construção do texto
• O dialogo na narrativa: discurso direto e indireto
• Construção de sequência argumentativa na narrativa
• Artigo de opinião: estrutura: opinião, argumentação, conclusão
Linguagem do texto
• Recurso de estilo: linguagem: personificação, metonímia
• Uso de sinônimos
• Língua falada e língua escrita
• Escolhas de linguagem, intenção e efeitos de sentido
Ampliação de leitura – outras linguagens
• Pintura
• Foto e cartuns
Conexões
• Crônicas e cronistas
• Poema A palavra, Carlos D. de Andrade
• Curiosidade: A arte de “salvar” palavras
• Letra de música Minha alma (trecho) e Argumento (trecho)
• Poema: Razão de ser
• Cartuns
Outro texto do mesmo gênero
• A descoberta
• Bullying é arma para ganhar popularidade
Estudo da língua
Língua: usos e reflexão
• Oração: sujeito e predicado
• Tipos de sujeito: simples, composto, subentendido, indeterminado
• Sujeito e predicado: tipos de sujeito (revisão)
• O núcleo do sujeito e seus determinantes
• Oração sem sujeito e verbos impessoais
• Ordem frasal: direta e indireta
Unidade suplementar
7. A escrita e os sons da fala (2): am/ao
8. Mas/mais
• Modelos de conjugação
Verbal (verbos irregulares)
Produção de texto
Produção oral – práticas de oralidade
• Dramatização de sequência dialogada
• Um bom debate: Indigência lexical: que mal é esse? É possível enfrenta-lo?
• Um bom debate ( com mediação e regras): Aceitar ou não a ocorrência de pequenos delitos?
Produção escrita
• Parágrafo argumentativo com ampliação de repertório e planejamento
• Parágrafo argumentativo com revisão e avaliação: a partir da leitura de cartuns
• Montagem coletiva de painel a partir da produção de texto argumentativo sobre o tema: Os fins justificam os meios?
Referências bibliográficas
Borgatto, Ana Maria Trinconi
Projeto Teláris: Português / Ana Maria Trinconi
Borgato, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera
Lúcia de Carvalho Marchezi, - 1. ed.- São Paulo:
Ática, 2012. (projeto Teláris:português)
ISBN 978 85 08 15625 2 (PR)
Código da obra CL 712230
6ª série/ 7º ano do ensino fundamental maior
Comentários
Postar um comentário