Pular para o conteúdo principal

Plano anual -6ª série/7º ano Ensino Fundamental - Língua Portuguesa - 2014 / Projeto Teláris:


                                                  Plano de curso
                  1º bimestre        
Objetivo geral:
Reconhecer os efeitos produzidos (de sentido, sonoro, visual) pelo uso da linguagem verbal em prosa ou em verso com a intenção de sensibilizar, provocar emoções e sentimentos.
Reconhecer e nomear alguns dos elementos da linguagem poética presentes tanto no verso quanto na prosa.
Introdução: Língua: origem e influências:
Unidade 1: verso e prosa
Capitulo 1: Poema.  Capitulo 2: Conto
Textos
Haicai
Além da terra, além do céu
Como os campos
Leitura
Interpretação do texto – compreensão
Poesia e poema: sentido explícito e implícito (pinturas e haicai)
Ritmo, sonoridade e expressividade
Intencionalidade, escolhas de linguagem e efeitos de sentido
Interferências de sentidos
Construção do texto
Verso e estrofe
Poema “visual”
Narrativa: elementos e momentos
Marcação do tempo
Tipos de narrador
Linguagem do texto
Sonoridade: ritmo e rima
Linguagem figurada
Gêneros literários e não literários
Escolhas de linguagem e efeitos de sentido: caracterização, repetição e sonoridade
Ampliação de leitura – outras linguagens
Poemas concretos
Pintura
Conexões
Poesia: um pouco de sua história
Pintura O semeador, de Van Gogh
Curiosidade: citação e título de livro
Letra de música:  Festa da natureza, Patativa do Assaré/Gereba
Outro texto do mesmo gênero
A realidade da vida
Um tigre de papel
Estudo da língua
Língua: usos e reflexão
Linguagem figurada e recursos de construção e linguagem figurada:
Metáfora;
Personificação;
Aliteração;
Trocadilho
Determinantes do substantivo
Adjetivo e locução adjetiva
Artigo, numeral e pronome
Unidade suplementar
1. Competência comunicativa: gramática natural e gramática normativa
2. Ortografia e acentuação gráfica
Produção de texto
Produção oral  - práticas de oralidade
Sarau de poemas
Um bom debate: Poesia e poemas: qual a importância?
Um bom debate: A maioria sempre está com a razão?
Produção escrita
Haicais bem humorados e produção de haicai a partir de charge ou foto
Criação de história: narrativa com marcas coesivas
Descrição como recurso de enriquecimento da narrativa.

                                                  2º bimestre
Objetivo geral
Reconhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros do relatar, comparando escolhas de linguagem e efeitos de sentido a partir de: intenção, conteúdo temático, contexto, circunstância comunicativa.
Unidade 2: Relato e Biografia
Capítulo 3: Relato e Biografia
 Capítulo 4: Relato de experiências.
Textos
Como me tornei santista
Manuscrito encontrado numa garrafa
Biografia (Arrigo Barnabé)
De costas para o ano-novo
Leitura
Interpretação do texto – compreensão
Localização de informações e compreensão imediata
Inferência de sentidos
Construção do texto
Elementos do relato e da narrativa
O narrador do relato em 1ª e 3ª pessoas
O parágrafo: forma de organizar o texto escrito
Linguagem do texto
Relato pessoal e biografia:
Pontuação e efeito de sentido
Subjetividade e objetividade
Uso do tempo passado
Relato de fatos reais e narrativa de ficção
Ampliação de leitura – outras linguagens
Foto
Pintura
Conexões
Letra de música: Açum-preto
Curiosidade: A camisa do time de futebol
Curiosidade: Rádio-vitrola, que aparelho é esse?
Poema: V, de viagem
Letra de música: viagem
Dica publicada em um blog
Outro texto do mesmo gênero
O mundo em um jardim
Hans Standen: duas viagens ao Brasil
Estudo da língua
Língua: usos e reflexão
Pontuação: uso da vírgula e vocativo
Verbo: número, tempo, modo
Usos dos tempos verbais
Usos do pretérito
Locuções verbais
Formas do pretérito
Flexões verbais: pessoa e número; tempo; modo
Formas do futuro
Conjugações verbais: 1ª, 2ª, 3ª
Unidade suplementar
3. Um pouco mais sobre acentuação
4. Modelos de conjugação verbal (verbos regulares)
                Produção de texto
Produção oral – Práticas de oralidade
Um bom debate: Violência entre torcedores: que atitude é essa?
Um bom debate: Como reagir diante do perigo?
Criar e contar histórias: ampliando a narrativa
Produção escrita
Biografia
Relato de experiência vivida
Relato pessoal com planejamento, revisão e avaliação.
                                       3º  bimestre
Objetivo geral
Reconhecer a notícia e reportagem como gêneros do relatar ligados à esfera jornalística: e representação pelo discurso de experiências vividas situadas no tempo.
Unidade 3: Relato jornalístico
Capítulo 5: Notícia
Capítulo 6: Reportagem
Textos
Termina simulação de viagem a marte
Cerimônia do fogo sagrado abre jogos indígenas
Zumbis na escola
Leitura
Interpretação do texto – compreensão
Dados da notícia e da reportagem
Localização de informações: quem, quando, onde, como, por quê?
Construção do texto
A notícia e a manchete, o olho, o lead
Ordem de importância dos fatos
Diferentes portadores: revistas e internet
Uso de recursos em outras linguagens
Linguagem do texto
Precisão (lugar, tempo, hora), clareza e objetividade
Uso de aspas, parênteses
Uso do tempo presente
Ampliação de leitura – outras linguagens
Pintura  
Capa de revista
Conexões
Notícias bizarras
Curiosidade: o jornal e a imprensa, uma história
Letra de música de Zeca Baleiro (trecho)
Artigo: Dormir não é desperdício
Letra de música: Thriller, Michel Jackson (tradição)
Outro texto do mesmo gênero
Depois de 50 anos separados, casal se reencontra e oficializa união aos 80 anos
Liberdade de invenção
Estudo da língua
Língua: usos e reflexão
Ampliando o estudo de verbos:
Tempos, modos e aspectos do presente
Formas nominais: infinitivo, gerúndio, particípio
Advérbio e locução adverbial
Frase: nominal e verbal (oração)
Oração e tipos de sujeito simples e composto
Unidade suplementar
5. A escrita e os sons da fala (1)
6. Modelos de conjugação verbal (verbos auxiliares)
Produção de texto
Produção oral – praticas de oralidade
Um bom debate. A importância do acesso à informação nos dias de hoje
Jornal falado
Um bom debate: A dependência da internet é uma doença?
Produção escrita
O jornal da sala: escrita e apresentação escrita de notícia em jornal produzido coletivamente
Reportagem: produção em equipe.

                                              4º bimestre
Objetivo geral
Reconhecer o diálogo argumentativo e o artigo de opinião como gêneros do argumentar nas suas especificidades.
Unidade 4: ideias e opiniões
Capítulo 7: crônicas com diálogo argumentativo
Capítulo 8: Artigo de opinião
Textos
  O vendedor de palavras
A mania nacional da transgressão leve
Os zoológicos valem a pena?
Leitura
Interpretação do texto – compreensão
Localização de dados e informações fundamentais
Uso de argumentos
Inferências de sentidos
Construção do texto
O dialogo na narrativa: discurso direto e indireto
Construção de sequência argumentativa na narrativa
Artigo de opinião: estrutura: opinião, argumentação, conclusão

Linguagem do texto
Recurso de estilo: linguagem: personificação, metonímia
Uso de sinônimos
Língua falada e língua escrita
Escolhas de linguagem, intenção e efeitos de sentido

Ampliação de leitura – outras linguagens
Pintura
Foto e cartuns
Conexões
Crônicas e cronistas
Poema A palavra, Carlos D. de Andrade
Curiosidade: A arte de “salvar” palavras
Letra de música Minha alma (trecho) e Argumento (trecho)
Poema: Razão de ser
Cartuns
Outro texto do mesmo gênero
A descoberta
Bullying é arma para ganhar popularidade

Estudo da língua
Língua: usos e reflexão
Oração: sujeito e predicado
Tipos de sujeito: simples, composto, subentendido, indeterminado
Sujeito e predicado: tipos de sujeito (revisão)
O núcleo do sujeito e seus determinantes
Oração sem sujeito e verbos impessoais
Ordem frasal: direta e indireta
Unidade suplementar
7. A escrita e os sons da fala (2): am/ao
8. Mas/mais
Modelos de conjugação
Verbal (verbos irregulares)
Produção de texto
Produção oral – práticas de oralidade
Dramatização de sequência dialogada
Um bom debate: Indigência lexical: que mal é esse? É possível enfrenta-lo?
Um bom debate ( com mediação e regras): Aceitar ou não a ocorrência de pequenos delitos?
Produção escrita
Parágrafo argumentativo com ampliação de repertório e planejamento
Parágrafo argumentativo com revisão e avaliação: a partir da leitura de cartuns
Montagem coletiva de painel a partir da produção de texto argumentativo sobre o tema: Os fins justificam os meios?





 Referências bibliográficas
Borgatto, Ana Maria Trinconi
Projeto Teláris: Português / Ana Maria Trinconi
Borgato, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera
Lúcia de Carvalho Marchezi, - 1. ed.- São Paulo:
Ática, 2012. (projeto Teláris:português)
ISBN 978 85 08 15625 2 (PR)
Código da obra CL 712230
6ª série/ 7º ano do ensino fundamental maior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda