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Simulado/Prova/Avaliação de Língua Portuguesa para o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental com Gabarito (respostas)

Escola 
Vargem Grande, (MA) ____de _____________de _________.
Aluno (a):_____________________________________
Ano:      Turno: Matutino
Professora: 
                          Avaliação de Língua Portuguesa
Texto 01
Na aula de Língua Portuguesa, a professora estava ensinando acentuação das paroxítonas quando percebeu a distração de José. Então, ela resolveu perguntar:
_ José, por que “colégio” tem acento?
_ Puxa, professora! Se colégio não tivesse acento, onde é que a gente ia sentar?

1.      A palavra acento dita oralmente gerou confusão. Por quê?
(A) Porque José imaginou que fosse um sinal gráfico usado sobre vogais.
(B) Porque José imaginou que fosse um objeto ou lugar onde alguém se senta.
(C) Porque José imaginou que na escola não tivesse salas de aulas.

2.      Enumere corretamente as alternativas A e B, de acordo com o significado de: 
                     1- acento    /    2- assento
a)       (___________ ). Substantivo masculino- objeto ou lugar onde se senta.
b)      ( ___________ ). Substantivo masculino-sinal gráfico que se põe sobre uma vogal.
A alternativa correta é
                (A)   A-2 e B-1                    (B) A-1 e B-2                         (C) N. D. A.

3.        Quantas sílabas têm a palavra colégio?
(A)  05 sílabas.
(B)  04 sílabas.
(C)  03 sílabas.

4.       Leia a frase “Então, ela resolveu perguntar: ”. A palavra em negrito é
(A)  um adjetivo.
(B)  um verbo.
(C)  um pronome.
           5.   Leia a frase “ Se colégio não tivesse acento, onde é que a gente ia sentar?” Trocando a expressão sublinhada pelo pronome pessoal da 1ª pessoa do plural –nós, como ficaria a mesma frase?
 (A) Se colégio não tivesse acento, onde é que nós íamos sentar?
(B) Se colégio não tivesse acento, onde é que nós ia sentar?
(C) Se colégio não tivesse acento, onde é que nós íamo sentar?
Texto 02
Leia o texto abaixo e resonda as questões 6, 7 e 8.   



                         Quem vai salvar a vida
(...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.
Eu então perguntei:
– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?
– Pegar a sujeira? – ele perguntou.
– Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...
– Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!
– Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?
Meu pai me olhou torto, torto. E foi embora.
Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...).
Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009
6.  Percebe-se que o narrador do texto é
(A) um narrador-observador.       
(B) um narrador-personagem.
(C) nenhuma das duas alternativas.

7.  A parte do texto que nos indica que o narrador é um filho ou filha é
   (A) “A rua é de todos!”    
   (B) “(...) não se pode deixar a sujeira no meio da rua...”     
   (C) “Meu pai me olhou torto, torto.”

8.  O texto é constituído por vários travessões. Eles foram usados porque o texto é
(A) um poema.         (B) um anúncio.              (C) um diálogo.
 Texto 03
                                       A queixa do pavão
Chateado porque tinha uma voz muito feia, um pavão foi se queixar com a deusa Juno.
_ É verdade que você não sabe cantar _ disse a deusa. _ Mas você é tão lindo, por que se preocupar com isso?
Só que o pavão não queria saber de consolo.
_ De que adianta beleza com uma voz destas?
Ouvindo aquilo, Juno se irritou.
_ Cada um nasce com uma coisa boa. Você tem a beleza, a águia tem a força, o rouxinol canta. Você é o único que não está satisfeito. Pare de se queixar. Se recebesse o que está querendo, com certeza ia achar outro motivo para reclamar.
  Moral: Em vez de invejar os talentos dos outros, aproveite o seu ao máximo.
         Fábulas de Esopo.
           9.     O pavão estava chateado porque o
          (A)  rouxinol não cantava melhor que ele.
          (B)  rouxinol cantava pior que ele.
          (C)  rouxinol cantava melhor que ele.
           10.     O pavão  foi se queixar a
             (A)   deusa Jane.                (B)  deusa Juno.                       (C)  deusa July.


--------------------------------------Boas Férias---------------------------------------

  Gabarito


1.        (B) Porque José imaginou que fosse um objeto ou lugar onde alguém se senta.
2.        (A)   A-2 e B-1
3.       (C)  03 sílabas
4.      (C)  um pronome. 
5.      (A) Se colégio não tivesse acento, onde é que nós íamos sentar?
6.      (B) um narrador-personagem.
7.      (C) “Meu pai me olhou torto, torto.”
8.      (C) um diálogo.
9.      (C  ) rouxinol cantava melhor que ele.
10.   ( B)  deusa Juno.


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