Leitura e interpretação de textos nível (prova Brasil/2009/2011)Simulado com novas questões e textos diversificados
Leitura e
interpretação de textos (prova Brasil/2009/2011)
Texto 01:A boneca Guilhermina
Esta é a minha boneca, a Guilhermina.
Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha
também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas
depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da
noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu
troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo.
Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no
colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In:
As reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17.
Coleção Castelo Rá-Tim-Bum – Vol. 8.
1.1 O trecho “A Guilhermina é a boneca
mais bonita da rua”expressa:
(A)
uma opinião da dona sobre a sua boneca.
(B)
um comentário das amigas da dona da boneca.
(C) um desejo da dona de Guilhermina.
(D) um fato acontecido com a boneca e a sua dona.
1.2 No trecho “Mas quando ela chora, eu
não aguento”, a expressão sublinhada significa, em relação à dona da
boneca, sentimento de,
(A)
paciência.
(B)
pena.
(C)
raiva.
(D)
solidão.
1.3 Guilhermina é
(A)
autora do texto.
(B) a boneca.
(C)
babá da boneca.
(D)
a dona da boneca.
Texto 02:Feias, sujas e imbatíveis
(fragmento)
As baratas estão na Terra há mais de
200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar
até 30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos
bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação
do ano. E realmente serio, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim
como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração
de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para
passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.
Nessa época do ano, as chances de dar
de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água
ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.
Revista Galileu. Rio de Janeiro:
Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.
No trecho “Vai encarar?” (ℓ.4), o
ponto de interrogação tem o efeito de
(A) apresentar.
(B) avisar.
(C)
desafiar.
(D)
questionar.
A expressão “Vai encarar?” (ℓ.4), é
marca de linguagem
(A) científica.
(B)
formal.
(C)
informal.
(D)
regional.
No trecho “...as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com
o calor.”(l.5), a palavra destacada refere-se
(A) as baratas.
(B) as pessoas.
(C) a férias, sol e praia.
(D) as casas.
Texto 03:Qualquer vida é muita dentro da floresta
Se a gente olha de cima, parece tudo
parado.
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma
sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas
na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.
ÍNDIOS TICUNA. Qualquer vida é muita
dentro da floresta. In: O livro das árvores. 2. ed. Organização Geral dos
Professores TicunaBilíngües, 1998. p. 48.
A ideia central do texto é
(A)
a chuva na floresta.
(B) a importância do sol.
(C)
a vida na floresta.
(D)
o movimento das águas.
O que diz o trecho
“Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.” (v. 17-19)
acontece
porque
(A) aparecem estrelas.
(B) brotam flores.
(C) chega o Sol.
(D) vem
o vento.
No trecho “Há uma vida dentro dela
que se transforma sem parar.” (v. 4-5), a palavra sublinhada refere-se à
(A) floresta.
(B) chuva.
(C)
terra.
(D)
cor.
Texto 04: EVA FURNARI
EVA FURNARI
– Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em
Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo.
Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas – e não causa
estranhamento algum imaginá-la envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando
mundos e personagens para habitá-los...
Suas
habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes
Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do
Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No
entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência
das narrativas visuais.
Iniciou sua
carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto
é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em
1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação
Nacional do Livro Infantil e Juvenil –FNLlJ.
Ao longo de sua carreira, Eva Furnari
recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de "Melhor
Ilustração" –Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e
Anjinho (1998) –setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo
conjunto de sua obra.
http:llcaracal. imaginaria. cam/autog
rafas/evafurnari/index. html
No trecho “Ao longo de sua carreira,
Eva Furnari recebeu prêmios, entre eles contam o Jabuti” (λ. 14) , a
palavra destacada refere-se a
(A)
lápis.
(B)
livros.
(C)
pincéis.
(D) prêmios.
O trecho que contém uma ideia de
tempo é
(A)
“Eva Furnari nasceu em Roma.” (λ.1-2)
(B) “radicando-se em São Paulo.”
(λ.2)
(C)
“formando-se no ano de 1976.” (λ. 8)
(D)
“seu primeiro livro foi lançado pela Ática.” (λ.11)
EVA FURNARI, iniciou sua carreira
como autora e ilustradora, publicando histórias
(A) sem texto verbal,
isto é, contadas sem imagens.
(B) sem texto verbal,
isto é, contadas apenas por imagens.
(A) com texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens.
(D) texto verbal, isto
é, contadas apenas por texto escrito.
Texto 05:MEU DIÁRIO
7 de julho
Pai é um negócio fogo, o meu, o do
Toninho, do Mauro, do Joca, do Zé Luís e do Beto são mais ou menos. O meu deixa
jogar na rua, mas nada de chegar perto da avenida. O Toninho está
terminantemente proibido de ir ao bar do Seu Porfírio. O do Beto é bem bravo,
só que nunca está em casa: por isso, o Beto é o maior folgado e faz o que quer.
Também, quando o pai chega, mixou a brincadeira. O do Joca é que nem o meu. O
do Zé Luís deixa, mas é obrigatório voltar às seis em ponto e o do Mauro às
vezes deixa tudo, outras dá bronca que Deus me livre, tudo na tal língua
estrangeira que ele inventou.
AZEVEDO,
Ricardo. Nossa rua tem um problema. São Paulo: Paulinas, 1986.
No texto “MEU DIÁRIO”, frases como:
‘’Pai é um negócio fogo...’
‘...o Beto é o maior folgado...’
‘...mixou a brincadeira.’
indicam um tipo de linguagem
utilizada mais por
(A)
idosos.
(B)
professores.
(C)
crianças.
(D)
cientistas.
Quantos pais são mencionado no texto?
(A) 5
(B) 6
(C) 7
(D) 8
O trecho “Pai é um negócio fogo, o meu, o do Toninho...”(l.1), a palavra
destacada está referindo-se ao
(A ) pai do
Toninho,
( B) pai do garoto que narra o fato.
(C ) pai
do Beto
(D ) pai do Mauro,
Texto 06: O menino que mentia
Um pastor costumava levar seu rebanho
para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
_ Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai
comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o
campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo
nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma
brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e
começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
_Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que
era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso
fala a verdade.
BENNETT, William J. O livro das
virtudes para crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
O texto tem
a finalidade de
(A)
dar uma informação.
(B) fazer uma propaganda.
(C)
registrar um acontecimento.
(D)
transmitir um ensinamento.
No final da
história, pode-se entender que
(A)
as ovelhas fugiram do pastor.
(B) os vizinhos assustaram o rebanho.
(C)
o lobo comeu todo o rebanho.
(D) o jovem pastor pediu socorro.
No trecho “_ Um lobo! Um lobo! Socorro!”
(l.3), a palavra sublinhada é um
( A) nome de pessoa.
( B) solicitação de ajuda
( C) nome de uma ovelha.
( D) nome do lobo.
Texto 07 :Sobrenome
Como vocês sabem
Frankenstein foi feito
com pedaços de pessoas diferentes:
a perna era de uma, o braço de outra
a cabeça de uma terceira
e assim por diante.
Além de o resultado
ter sido um desastre
houve um grave problema
na hora em que Frankenstein
foi tirar carteira de identidade.
Como dar identidade
a quem era uma mistura
de várias pessoas?
A coisa só se resolveu
quando alguém lembrou
que num condomínio
cada apartamento
é de um dono diferente.
Foi assim que Frankenstein Condomínio
ganhou nome e sobrenome
como toda gente.
PAES, José Paulo. Lé com Crê. São
Paulo: Ática, 1996.
O assunto do
texto é como
(A)
as pessoas resolvem seus problemas.
(B) as pessoas tiram carteira de
identidade.
(C)
o condomínio de um prédio é formado.
(D)
o Frankenstein ganhou um sobrenome.
Como ficou o nome do Frankenstein
depois que tirou sua identidade?
(A) Frankenstein Colombino.
( B)
Frankenstein Condomínio.
(C )
Frankenstein Prédio.
( D)
Frankenstein Misturinha.
O sinônimo da palavra diferente
é
( A) igual.
( B) desigual.
(C) duplo sentido.
(D)
oposto.
Texto 08
Sou pelo combate
Sempre e em toda parte
Dos três ASSASSINOS:
A IGNORÂNCIA
O FANATISMO
E A TIRANIA.
Fernando Pessoa
Quais os três
assuntos destruidores mencionado no poema?
( A) A
ignorância, o fantástico e o combate.
(B ) O fanatismo, a tirania e o combate.
( C) O fanatismo, a tirania e o combate.
(D ) A ignorância, o fanatismo e a tirania.
A palavra “ASSASSINO”,
tem quantas letras e quantos fonemas?
(A ) 09 letras e 06 fonemas.
( B) 09 letras e 07 fonemas.
(C ) 09 letras e 08 fonemas.
(D ) 09 letras e 09 fonemas.
No trecho “Dos três ASSASSINOS” (l.3),
a palavra grifada refere-se um
( A) substantivo.
( B)
numeral.
( C) adjetivo.
( D) pronome.
Texto 09: A escolha de uma noiva
Era uma vez um rapaz que tinha a
intenção de se casar e que conheceu três moças, as três tão lindas que ele não conseguia
escolher, nem decidir qual preferia, atrapalhado foi pedir a opinião da avó que
lhe disse:
Convide as três para almoçar, ofereça
queijo e observe bem como elas comem.
Foi o que fez o rapaz, a primeira
engoliu o queijo com a casca; a segunda, pelo contrário tirou a casca, mas com
tanta impaciência que cortou demais e jogou-o junto com a casca, a parte mais
cremosa do queijo; a terceira também tirou a casca, só que com toda calma, e
exatamente o que era necessário tirar nem de mais, nem de menos.E quando o
rapaz foi contar tudo a avó ela lhe disse:
- Case-se com a terceira.
E foi o que o rapaz fez, e foi muito
feliz.
(Magna Diniz, Solange Assunpção)
Por que o rapaz teve dificuldade de
escolher uma das moças?
(A )
Porque duas eram lindas e uma era feia.
(C ) Duas eram feias e uma era bonita.
(D ) As três eram feias.
A terceira moça foi a escolhida pelo
rapaz porque ela
(A) demonstrou que era cuidadosa e paciente.
(B)
era mais rápida que as outras.
(C) provou que os últimos serão os primeiros.
(D) sabia como se comportar à mesa.
No texto, a primeira moça era
(A) bondosa.
(B) esperta.
(C) gulosa e impaciente.
(D) impaciente.
Texto 10: João
João saiu cedo de carro. Ele levou
seu cachorro e seu gato ao veterinário.
A palavra “ELE” está substituindo
( A)
cachorro.
(
B)carro.
(
C) gato
(D
) João.
João
saiu de carro
( A) de manhã.
( B) ao meio -dia.
(C ) à tarde.
( D)à noite
A
palavra João é um substantivo
( A) próprio.
(B
) comum.
(C
) simples.
(D) derivado.
Gabarito: texto 01: A/B/B, T2:C/C/B, T3: C/C/A, T4: D/C/B, T5: C/B/B, T6:
D/C/B, T7: D/B/B, T8: D/B/B, T9: B/A/C, T10: D/A/A.
otimos exercicios!
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