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Planejamento de Língua Portuguesa / 4º Bimestre: 8º série/ 9º Ano

Escola: Professor (a) 4º Bimestre: 8º série/ 9º Ano/ Planejamento de Língua Portuguesa Competência Criar situações em que os alunos tenham oportunidades de refletir sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem, perceber de forma contextualizada, a gramatica da língua. • Utilizar os diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situaçãocomunicativa; • Conhecer e respeitaras diversas variedades linguísticas do português falado e valorizar a do seu grupo social; • Compreender os textos orais e escritos, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz; • Valorizar a leituracomo fonte de: informação, acesso ao mundo literário, apossibilidadede fruição estética e instrumento de aprendizagem; • Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário; • Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandir, as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica. 4º Bimestre Estudo da língua: Concordância Concordância verbal (1) Concordância verbal (2) Concordância nominal Unidade suplementar: Vl. Ambiguidade Gênero 6. Artigo de opinião 7. Manifesto Metodologias: Aulas expositivas Desenvolver atividades com o objetivo de obter informações sobre o que o aluno já sabe, de que forma e em quais condições (contexto). Dar oportunidade aos alunos de expressar, dizer o que pensam ou sentem em relação aos conteúdos abordados. Aplicar a aula de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta. Avaliação: Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula. Participação individual e coletiva. Atividade escrita para fixação dos conteúdos. Referências bibliográficas: Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi. Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009. lSBN Tudo É Linguagem – 8ª série .

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