Escola:
Professor (a)
4º Bimestre: 8º série/ 9º Ano/
Planejamento de Língua Portuguesa
Competência
Criar situações em que os alunos tenham oportunidades de refletir sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem, perceber de forma contextualizada, a gramatica da língua.
• Utilizar os diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situaçãocomunicativa;
• Conhecer e respeitaras diversas variedades linguísticas do português falado e valorizar a do seu grupo social;
• Compreender os textos orais e escritos, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz;
• Valorizar a leituracomo fonte de: informação, acesso ao mundo literário,
apossibilidadede fruição estética e instrumento de aprendizagem;
• Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário;
• Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandir, as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica.
4º Bimestre
Estudo da língua:
Concordância
Concordância verbal (1)
Concordância verbal (2)
Concordância nominal
Unidade suplementar:
Vl. Ambiguidade
Gênero
6. Artigo de opinião
7. Manifesto
Metodologias:
Aulas expositivas
Desenvolver atividades com o objetivo de obter informações sobre o que o aluno já sabe, de que forma e em quais condições (contexto).
Dar oportunidade aos alunos de expressar, dizer o que pensam ou sentem em relação aos conteúdos abordados.
Aplicar a aula de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta.
Avaliação:
Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
Participação individual e coletiva.
Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
Referências bibliográficas:
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
lSBN
Tudo É Linguagem – 8ª série .
Língua: origem e influências 1. Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a) ( ) ) Língua Inglesa. b) ( ) Língua Portuguesa. c) ( ) ) Língua Brasileira. 2. A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a) ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b) ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c) ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto p...
Comentários
Postar um comentário