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4º planejamento de Língua Portuguesa /5ª série/6º ano

Escola: Professor (a) : 4º Bimestre/ 5º série/ 6º Ano / Planejamento de Língua Portuguesa Competência Espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania. Habilidades: • Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condições de produção do discurso; • Sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos, reconstruindo o modo pelo qual se organizam em sistemas coerentes; • Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos: contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões. 4º Bimestre Conteúdo programático: Estudo da língua Palavras homófonas Palavras homógrafas Sentido real e figurado Pronomes pessoais Verbo – conjugações- modo imperativo Unidade suplementar Modelos de conjugação verbal Gênero 7. Defender ideias, argumentar... 8.Regras e instruções. Metodologias: Aulas expositivas Desenvolver atividades com o objetivo de obter informações sobre o que o aluno já sabe, de que forma e em quais condições (contexto). Dar oportunidade aos alunos de expressar, dizer o que pensam ou sentem em relação aos conteúdos abordados. Aplicar a aula de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta. Avaliação: Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula. Participação individual e coletiva. Atividade escrita para fixação dos conteúdos. Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin. Vera Lucia de Carvalho Marchezi. Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009. Tudo É Linguagem- 5ª série. a

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