Escola:
Professor (a) :
4º Bimestre/ 5º série/ 6º Ano /
Planejamento de Língua Portuguesa
Competência
Espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
Habilidades:
• Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condições de produção do discurso;
• Sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos, reconstruindo o modo pelo qual se organizam em sistemas coerentes;
• Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos: contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões.
4º Bimestre
Conteúdo programático:
Estudo da língua
Palavras homófonas
Palavras homógrafas
Sentido real e figurado
Pronomes pessoais
Verbo – conjugações- modo imperativo
Unidade suplementar
Modelos de conjugação verbal
Gênero
7. Defender ideias, argumentar...
8.Regras e instruções.
Metodologias:
Aulas expositivas
Desenvolver atividades com o objetivo de obter informações sobre o que o aluno já sabe, de que forma e em quais condições (contexto).
Dar oportunidade aos alunos de expressar, dizer o que pensam ou sentem em relação aos conteúdos abordados.
Aplicar a aula de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta.
Avaliação:
Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
Participação individual e coletiva.
Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin. Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
Tudo É Linguagem- 5ª série. a
Língua: origem e influências 1. Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a) ( ) ) Língua Inglesa. b) ( ) Língua Portuguesa. c) ( ) ) Língua Brasileira. 2. A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a) ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b) ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c) ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto p...
Comentários
Postar um comentário