Pular para o conteúdo principal

Plano de curso de Língua Portuguesa da 4ª Série / 5º Ano; ano: 2012

EEscola:
Diretor (a):
Coordenador (a):
Professor (a) :
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Plano de curso: 4ª Série / 5º Ano; ano: 2012
Objetivo Geral:
Criar condições para que os alunos utilizem as diferentes linguagens que a sociedade oferece e exige, através da participação ativa do individuo na sociedade comunicando-se, informando-se e posicionando-se com clareza, com criticidade e de maneira construtiva nas mais variadas situações do cotidiano.
1º Bimestre
Estudo da língua: Gramática e ortografia
• Discurso direto e indireto;
• Uso das aspas _ fala das personagens;
• Concordância verbal;
• Pronomes pessoais e possessivos;
• Verbos no infinitivo;
• Linguagem coloquial;
• Interjeição;
• Conjunção e adverbio;
• Artigo definido e indefinido;
• Uso dos prefixos: Super-, des-, in-, e im-;
• Pronomes demonstrativos, pessoais e possessivos;
• Numeral ordinal;
• Advérbio _ tempo, modo, negação, intensidade.
2º Bimestre
Estudo da língua: Gramática e ortografia
• Advérbio;
• Locução adverbial;
• Adjetivo _ terminação –oso e –osa;
• Locução adjetiva;
• Preposição;
• Separação de silabas;
• Verbos _ presente e passado;
• Conjunção _ mas;
• advérbio _ mais;
• Linguagem figurada;
• Conjugação de verbos;
• Plural _ terminações –ão e –ões;
• Separação silábica: letra muda.
3º Bimestre
Estudo da língua: Gramática e ortografia
• Formação de palavras;
• Concordância nominal;
• Terminação _ ão(plural –ães,-ãos,ões);
• Adjetivos pátrios;
• Terminação –esa e eza;
• Preposição;
• Contração de preposição com artigo e pronome;
• Numeral;
• Estrutura de frase;
• Retomar classes gramaticais: substantivo, adjetivo, verbo, preposição, artigo, adverbio e pronome;
• Marcas de nasalização: n, m, am, e ão;
• famílias de palavras: masculinas e femininas.
4º Bimestre
Estudo da língua: Gramática e ortografia
• Estrutura de frase;
• Flexão verbal;
• Pronome;
• Adjetivo;
• Advérbio;
• Concordância verbal;
• Terminação –al, e –el (-ais, -eis);
• Substantivo próprio;
• Concordância verbal e nominal;
• vírgula explicativa;
• Interjeição.

Referências bibliográficas:
Almeida, Amália Orchis de Sylos de
registrando descobertas: língua portuguesa,5º ano/ Amália Orchis,
Angelina Chu, Vera Simoncello: _São Paulo: FTD, 2008. _(Coleção
registrando descobertas : língua portuguesa)
ISBN: 978-85-322-6409-1(professor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda