EEscola:
Diretor (a):
Coordenador (a):
Professor (a) :
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Plano de curso: 4ª Série / 5º Ano; ano: 2012
Objetivo Geral:
Criar condições para que os alunos utilizem as diferentes linguagens que a sociedade oferece e exige, através da participação ativa do individuo na sociedade comunicando-se, informando-se e posicionando-se com clareza, com criticidade e de maneira construtiva nas mais variadas situações do cotidiano.
1º Bimestre
Estudo da língua: Gramática e ortografia
• Discurso direto e indireto;
• Uso das aspas _ fala das personagens;
• Concordância verbal;
• Pronomes pessoais e possessivos;
• Verbos no infinitivo;
• Linguagem coloquial;
• Interjeição;
• Conjunção e adverbio;
• Artigo definido e indefinido;
• Uso dos prefixos: Super-, des-, in-, e im-;
• Pronomes demonstrativos, pessoais e possessivos;
• Numeral ordinal;
• Advérbio _ tempo, modo, negação, intensidade.
2º Bimestre
Estudo da língua: Gramática e ortografia
• Advérbio;
• Locução adverbial;
• Adjetivo _ terminação –oso e –osa;
• Locução adjetiva;
• Preposição;
• Separação de silabas;
• Verbos _ presente e passado;
• Conjunção _ mas;
• advérbio _ mais;
• Linguagem figurada;
• Conjugação de verbos;
• Plural _ terminações –ão e –ões;
• Separação silábica: letra muda.
3º Bimestre
Estudo da língua: Gramática e ortografia
• Formação de palavras;
• Concordância nominal;
• Terminação _ ão(plural –ães,-ãos,ões);
• Adjetivos pátrios;
• Terminação –esa e eza;
• Preposição;
• Contração de preposição com artigo e pronome;
• Numeral;
• Estrutura de frase;
• Retomar classes gramaticais: substantivo, adjetivo, verbo, preposição, artigo, adverbio e pronome;
• Marcas de nasalização: n, m, am, e ão;
• famílias de palavras: masculinas e femininas.
4º Bimestre
Estudo da língua: Gramática e ortografia
• Estrutura de frase;
• Flexão verbal;
• Pronome;
• Adjetivo;
• Advérbio;
• Concordância verbal;
• Terminação –al, e –el (-ais, -eis);
• Substantivo próprio;
• Concordância verbal e nominal;
• vírgula explicativa;
• Interjeição.
Referências bibliográficas:
Almeida, Amália Orchis de Sylos de
registrando descobertas: língua portuguesa,5º ano/ Amália Orchis,
Angelina Chu, Vera Simoncello: _São Paulo: FTD, 2008. _(Coleção
registrando descobertas : língua portuguesa)
ISBN: 978-85-322-6409-1(professor)
Diretor (a):
Coordenador (a):
Professor (a) :
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Plano de curso: 4ª Série / 5º Ano; ano: 2012
Objetivo Geral:
Criar condições para que os alunos utilizem as diferentes linguagens que a sociedade oferece e exige, através da participação ativa do individuo na sociedade comunicando-se, informando-se e posicionando-se com clareza, com criticidade e de maneira construtiva nas mais variadas situações do cotidiano.
1º Bimestre
Estudo da língua: Gramática e ortografia
• Discurso direto e indireto;
• Uso das aspas _ fala das personagens;
• Concordância verbal;
• Pronomes pessoais e possessivos;
• Verbos no infinitivo;
• Linguagem coloquial;
• Interjeição;
• Conjunção e adverbio;
• Artigo definido e indefinido;
• Uso dos prefixos: Super-, des-, in-, e im-;
• Pronomes demonstrativos, pessoais e possessivos;
• Numeral ordinal;
• Advérbio _ tempo, modo, negação, intensidade.
2º Bimestre
Estudo da língua: Gramática e ortografia
• Advérbio;
• Locução adverbial;
• Adjetivo _ terminação –oso e –osa;
• Locução adjetiva;
• Preposição;
• Separação de silabas;
• Verbos _ presente e passado;
• Conjunção _ mas;
• advérbio _ mais;
• Linguagem figurada;
• Conjugação de verbos;
• Plural _ terminações –ão e –ões;
• Separação silábica: letra muda.
3º Bimestre
Estudo da língua: Gramática e ortografia
• Formação de palavras;
• Concordância nominal;
• Terminação _ ão(plural –ães,-ãos,ões);
• Adjetivos pátrios;
• Terminação –esa e eza;
• Preposição;
• Contração de preposição com artigo e pronome;
• Numeral;
• Estrutura de frase;
• Retomar classes gramaticais: substantivo, adjetivo, verbo, preposição, artigo, adverbio e pronome;
• Marcas de nasalização: n, m, am, e ão;
• famílias de palavras: masculinas e femininas.
4º Bimestre
Estudo da língua: Gramática e ortografia
• Estrutura de frase;
• Flexão verbal;
• Pronome;
• Adjetivo;
• Advérbio;
• Concordância verbal;
• Terminação –al, e –el (-ais, -eis);
• Substantivo próprio;
• Concordância verbal e nominal;
• vírgula explicativa;
• Interjeição.
Referências bibliográficas:
Almeida, Amália Orchis de Sylos de
registrando descobertas: língua portuguesa,5º ano/ Amália Orchis,
Angelina Chu, Vera Simoncello: _São Paulo: FTD, 2008. _(Coleção
registrando descobertas : língua portuguesa)
ISBN: 978-85-322-6409-1(professor)
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