Escola:
Professor (a) :
Planejamento de Língua Portuguesa
4ª série/ 5º Ano / 2012
4º Bimestre
Competência:
Desenvolver o processo meetacógnitivo, dependentes da instrução formal e permitir aos falantes o controle das regras que usam e a seleção das estratégias mais adequadas a compreensão e expressão em cada situação de comunicação.
Habilidades:
• Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e ideias, interpretando-as e estabelecendo relações entre elas.
• Desenvolver o gosto pela leitura como aquisição de conhecimentos e forma de lazer.
• Refletir sobre o uso da ortografia atual.
• Conceituar e nomear interjeição, percebendo a emoção expressiva no contexto.
• Retomar e aprofundar o estudo com concordância verbo-nominal, pontuação (vírgula e exclamação) e com as classes gramaticais estudadas (verbo, pronome, adjetivo, advérbio, artigo, substantivo, preposição/contração).
• Identificar e empregar o plural das terminações –al,
-el, (-ais, -eis).
Conteúdo programático:
• Estrutura de frase;
• Flexão verbal;
• Pronome;
• Adjetivo;
• Advérbio;
• Concordância verbal;
• Terminação –al, e –el (-ais, -eis);
• Substantivo próprio;
• Concordância verbal e nominal;
• vírgula explicativa;
• Interjeição.
Leitura:
• Trabalhar o significado do vocabulário pelo contexto.
• Relatar características dos gêneros relato histórico e relato memorialista.
• confrontar características dos gêneros relato memorialista e diário íntimo.
• Ressaltar que o relato memorialista elaborado a partir de um diário pode tornar-se um documento histórico.
• Propiciar a releitura de um texto por meio de outras linguagens.
• Possibilitar a reflexão sobre ética e cidadania.
• Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
Produção de texto
• Aprimorar a comunicação oral na produção de diálogos argumentativos.
• Favorecer, por meio de um debate regrado, o intercâmbio e o confronto de ideias.
• Coletar, selecionar e organizar informações que ampliem o conhecimento do aluno em relação à importância da preservação de patrimônios históricos.
• Finalizar o trabalho do ano fazendo uma recriação de textos significativos, utilizando diferentes formas de comunicação.
Metodologias
• Realização de atividade dinâmica, valorizando o que cada aluno traz para sala de aula de sua própria vivencia, seu próprio saber, suas opiniões e visão de mundo.
• Aplicar aulas, de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta.
Avaliação
• As atividades diagnósticas (avaliativas) devem ser diferenciadas e contínuas, ou seja, deve contemplar as especificidades e habilidades prévias dos alunos durante todo o desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
• Participação individual e coletiva (interação com outros alunos).
• Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
• Organização dos trabalhos e demais atividades.
• Leitura individual e coletiva.
• Produção textual. (caderno de produções de textos)
processo de ensino-aprendizagem, para isso é necessário que seja observado alguns requisitos como:
• Participação dos alunos durante as atividades
•
Referências bibliográficas:
Plano de curso
Almeida, Amália Orchis de Sylos de
registrando descobertas: língua portuguesa,5º ano/ Amália Orchis,
Angelina Chu, Vera Simoncello: _São Paulo: FTD, 2008. _(Coleção
registrando descobertas : língua portuguesa)
ISBN: 978-85-322-6409-1(professor)
Professor (a) :
Planejamento de Língua Portuguesa
4ª série/ 5º Ano / 2012
4º Bimestre
Competência:
Desenvolver o processo meetacógnitivo, dependentes da instrução formal e permitir aos falantes o controle das regras que usam e a seleção das estratégias mais adequadas a compreensão e expressão em cada situação de comunicação.
Habilidades:
• Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e ideias, interpretando-as e estabelecendo relações entre elas.
• Desenvolver o gosto pela leitura como aquisição de conhecimentos e forma de lazer.
• Refletir sobre o uso da ortografia atual.
• Conceituar e nomear interjeição, percebendo a emoção expressiva no contexto.
• Retomar e aprofundar o estudo com concordância verbo-nominal, pontuação (vírgula e exclamação) e com as classes gramaticais estudadas (verbo, pronome, adjetivo, advérbio, artigo, substantivo, preposição/contração).
• Identificar e empregar o plural das terminações –al,
-el, (-ais, -eis).
Conteúdo programático:
• Estrutura de frase;
• Flexão verbal;
• Pronome;
• Adjetivo;
• Advérbio;
• Concordância verbal;
• Terminação –al, e –el (-ais, -eis);
• Substantivo próprio;
• Concordância verbal e nominal;
• vírgula explicativa;
• Interjeição.
Leitura:
• Trabalhar o significado do vocabulário pelo contexto.
• Relatar características dos gêneros relato histórico e relato memorialista.
• confrontar características dos gêneros relato memorialista e diário íntimo.
• Ressaltar que o relato memorialista elaborado a partir de um diário pode tornar-se um documento histórico.
• Propiciar a releitura de um texto por meio de outras linguagens.
• Possibilitar a reflexão sobre ética e cidadania.
• Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
Produção de texto
• Aprimorar a comunicação oral na produção de diálogos argumentativos.
• Favorecer, por meio de um debate regrado, o intercâmbio e o confronto de ideias.
• Coletar, selecionar e organizar informações que ampliem o conhecimento do aluno em relação à importância da preservação de patrimônios históricos.
• Finalizar o trabalho do ano fazendo uma recriação de textos significativos, utilizando diferentes formas de comunicação.
Metodologias
• Realização de atividade dinâmica, valorizando o que cada aluno traz para sala de aula de sua própria vivencia, seu próprio saber, suas opiniões e visão de mundo.
• Aplicar aulas, de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta.
Avaliação
• As atividades diagnósticas (avaliativas) devem ser diferenciadas e contínuas, ou seja, deve contemplar as especificidades e habilidades prévias dos alunos durante todo o desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
• Participação individual e coletiva (interação com outros alunos).
• Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
• Organização dos trabalhos e demais atividades.
• Leitura individual e coletiva.
• Produção textual. (caderno de produções de textos)
processo de ensino-aprendizagem, para isso é necessário que seja observado alguns requisitos como:
• Participação dos alunos durante as atividades
•
Referências bibliográficas:
Plano de curso
Almeida, Amália Orchis de Sylos de
registrando descobertas: língua portuguesa,5º ano/ Amália Orchis,
Angelina Chu, Vera Simoncello: _São Paulo: FTD, 2008. _(Coleção
registrando descobertas : língua portuguesa)
ISBN: 978-85-322-6409-1(professor)
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