Escola:
Professor (a) :
Planejamento de Língua Portuguesa
4º série/ 5º Ano / 2012
3º Bimestre
Competência:
Fornecer aos alunos meios para que desenvolva e aprimore suas habilidades de reflexão sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem e perceber de forma contextualizada, a gramatica da língua, as características de cada gênero e tipo de texto.
Habilidades:
• Refletir sobre o uso da leitura e da escrita em seu dia a dia quanto o emprego dos conteúdos gramaticais empregados nos textos orais e escritos.
• Entender alguns conceitos fundamentais empregados em nosso vocabulário usado em cada contexto social.
• Entender o uso das terminações –esa e –eza na formação de palavras.
• Reconhecer o plural das palavras terminadas em –ão (-ães, -ãos,-ões).
• Entender e utilizar corretamente o uso de: contração de preposição; da variedade linguística regional, enfocando o vocabulário característico.
• Revisar a retomada dos conceitos gramaticais estudados: adjetivo e locução adjetiva; prefixo –in; concordância de numero e de gênero; preposição; advérbio (e expressões adverbiais) e pronomes.
• Desenvolver o conceito de pronome demonstrativo.
• Refletir sobre o uso da vírgula após marcador de tempo e de lugar, vírgula explicativa e enumerativa.
• Identificação das marcas de nasalização, diferenciando nos verbos a desinência de passado (-am) da desinência do futuro(-ão).
• Enfocar, de forma contextualizada, os adjetivos pátrios.
• Favorecer a reflexão sobre a escrita correta das palavras, considerando a derivação.
• Analisar o gênero, o numero e o grau de palavras.
Conteúdo programático:
• Formação de palavras;
• Concordância nominal;
• Terminação _ ão(plural –ães,-ãos,ões);
• Adjetivos pátrios;
• Terminação –esa e eza;
• Preposição;
• Contração de preposição com artigo e pronome;
• Numeral;
• Estrutura de frase;
• Retomar classes gramaticais: substantivo, adjetivo, verbo, preposição, artigo, adverbio e pronome;
• Marcas de nasalização: n, m, am, e ão;
• famílias de palavras: masculinas e femininas.
Leitura:
• Observar como o relato histórico organiza-se em relação à sequência, à veracidade, à(s) causa(s) e à(s) consequência(s) dos fatos.
• Favorecer a distinção entre prosa e verso, e o trabalho com a leitura oral de poema.
• Possibilitar o trabalho com o conteúdo e os aspectos da estrutura do poema.
• Propiciar a percepção de algumas figuras de linguagem (aliteração, metáfora, gradação).
• Trabalhar diferentes estratégias de leitura (entonação, ritmo).
• Promover a reflexão e a conscientização sobre a questão do desmatamento.
• Ampliar o conhecimento literário, apresentando o texto regionalista.
• Propiciar um momento de explanação oral, orientando os alunos para iniciar o trabalho com seminários.
• Desenvolver capacidade de localizar, selecionar, relacionar e inferir informações.
Produção de texto
• Orientar pesquisa e desenvolver a autonomia na busca de informações.
• Possibilitar a ampliação de características do texto poético, pela elaboração de uma paráfrase.
• Aprimorar o discurso oral na apresentação do seminários.
Metodologias
• Realização de atividade dinâmica, valorizando o que cada aluno traz para sala de aula de sua própria vivencia, seu próprio saber, suas opiniões e visão de mundo.
• Aplicar aulas, de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta.
Avaliação
As atividades diagnósticas (avaliativas) devem ser diferenciadas e contínuas, ou seja, deve contemplar as especificidades e habilidades prévias dos alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem, para isso é necessário que seja observado alguns requisitos como:
• Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
• Participação individual e coletiva (interação com outros alunos).
• Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
• Organização dos trabalhos e demais atividades.
• Leitura individual e coletiva.
• Produção textual. (caderno de produções de textos)
Referências bibliográficas:
Plano de curso
Almeida, Amália Orchis de Sylos de
registrando descobertas: língua portuguesa,5º ano/ Amália Orchis,
Angelina Chu, Vera Simoncello: _São Paulo: FTD, 2008. _(Coleção
registrando descobertas : língua portuguesa)
ISBN: 978-85-322-6409-1(professor)
Professor (a) :
Planejamento de Língua Portuguesa
4º série/ 5º Ano / 2012
3º Bimestre
Competência:
Fornecer aos alunos meios para que desenvolva e aprimore suas habilidades de reflexão sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem e perceber de forma contextualizada, a gramatica da língua, as características de cada gênero e tipo de texto.
Habilidades:
• Refletir sobre o uso da leitura e da escrita em seu dia a dia quanto o emprego dos conteúdos gramaticais empregados nos textos orais e escritos.
• Entender alguns conceitos fundamentais empregados em nosso vocabulário usado em cada contexto social.
• Entender o uso das terminações –esa e –eza na formação de palavras.
• Reconhecer o plural das palavras terminadas em –ão (-ães, -ãos,-ões).
• Entender e utilizar corretamente o uso de: contração de preposição; da variedade linguística regional, enfocando o vocabulário característico.
• Revisar a retomada dos conceitos gramaticais estudados: adjetivo e locução adjetiva; prefixo –in; concordância de numero e de gênero; preposição; advérbio (e expressões adverbiais) e pronomes.
• Desenvolver o conceito de pronome demonstrativo.
• Refletir sobre o uso da vírgula após marcador de tempo e de lugar, vírgula explicativa e enumerativa.
• Identificação das marcas de nasalização, diferenciando nos verbos a desinência de passado (-am) da desinência do futuro(-ão).
• Enfocar, de forma contextualizada, os adjetivos pátrios.
• Favorecer a reflexão sobre a escrita correta das palavras, considerando a derivação.
• Analisar o gênero, o numero e o grau de palavras.
Conteúdo programático:
• Formação de palavras;
• Concordância nominal;
• Terminação _ ão(plural –ães,-ãos,ões);
• Adjetivos pátrios;
• Terminação –esa e eza;
• Preposição;
• Contração de preposição com artigo e pronome;
• Numeral;
• Estrutura de frase;
• Retomar classes gramaticais: substantivo, adjetivo, verbo, preposição, artigo, adverbio e pronome;
• Marcas de nasalização: n, m, am, e ão;
• famílias de palavras: masculinas e femininas.
Leitura:
• Observar como o relato histórico organiza-se em relação à sequência, à veracidade, à(s) causa(s) e à(s) consequência(s) dos fatos.
• Favorecer a distinção entre prosa e verso, e o trabalho com a leitura oral de poema.
• Possibilitar o trabalho com o conteúdo e os aspectos da estrutura do poema.
• Propiciar a percepção de algumas figuras de linguagem (aliteração, metáfora, gradação).
• Trabalhar diferentes estratégias de leitura (entonação, ritmo).
• Promover a reflexão e a conscientização sobre a questão do desmatamento.
• Ampliar o conhecimento literário, apresentando o texto regionalista.
• Propiciar um momento de explanação oral, orientando os alunos para iniciar o trabalho com seminários.
• Desenvolver capacidade de localizar, selecionar, relacionar e inferir informações.
Produção de texto
• Orientar pesquisa e desenvolver a autonomia na busca de informações.
• Possibilitar a ampliação de características do texto poético, pela elaboração de uma paráfrase.
• Aprimorar o discurso oral na apresentação do seminários.
Metodologias
• Realização de atividade dinâmica, valorizando o que cada aluno traz para sala de aula de sua própria vivencia, seu próprio saber, suas opiniões e visão de mundo.
• Aplicar aulas, de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta.
Avaliação
As atividades diagnósticas (avaliativas) devem ser diferenciadas e contínuas, ou seja, deve contemplar as especificidades e habilidades prévias dos alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem, para isso é necessário que seja observado alguns requisitos como:
• Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
• Participação individual e coletiva (interação com outros alunos).
• Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
• Organização dos trabalhos e demais atividades.
• Leitura individual e coletiva.
• Produção textual. (caderno de produções de textos)
Referências bibliográficas:
Plano de curso
Almeida, Amália Orchis de Sylos de
registrando descobertas: língua portuguesa,5º ano/ Amália Orchis,
Angelina Chu, Vera Simoncello: _São Paulo: FTD, 2008. _(Coleção
registrando descobertas : língua portuguesa)
ISBN: 978-85-322-6409-1(professor)
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