Escola:
professor (a) :
4º série/ 5º Ano / ano de 2012
Planejamento de Língua Portuguesa
1º bimestre
Competência:
Ampliar a compreensão e hábitos de leitura, a discursos em diferentes variedades do português, incluindo o português padrão, e dominar progressivamente a compreensão em gêneros formais e públicos essências para entrada na vida profissional e para o prosseguimento dos estudos.
Habilidades:
• Desenvolver a capacidade de dominar a leitura e a escrita em diferentes contextos e situações do cotidiano.
• Compreender através dos textos, o uso adequado da estrutura das frases e diálogos usando corretamente a organização gramatical em torno do uso da língua.
• Diferenciar as palavras mas e mais.
• Trabalhar a grafia correta das palavras, utilizando como recurso o processo de formação das palavras.
• Ampliar o estudo das particularidades ortográficas (sc, ss, ç, c, e s).
• Identificar as conjugações verbais e fazer uma revisão da forma infinitiva.
• Fazer a distinção entre linguagem formal e informal.
• Observar o significado e a função da conjunção no contexto e nomeá-la.
• Revisar e ampliar conceitos gramaticais: preposição, adjetivo e locução adjetiva, pronome, tempo verbal, advérbio, conjunção, separação silábica.
• Reconhecer uma frase empregando a concordância verbal e nominal.
Conteúdo programático:
• Advérbio;
• Locução adverbial;
• Adjetivo _ terminação –oso e –osa;
• Locução adjetiva;
• Preposição;
• Separação de silabas;
• Verbos _ presente e passado;
• Conjunção _ mas;
• Advérbio _ mais;
• Linguagem figurada;
• Conjugação de verbos;
• Plural _ terminações –ão e –ões;
• Separação silábica: letra muda.
Leitura:
• Perceber partes de um texto narrativo com dois episódios e apresentação.
• Trabalhar a análise e a síntese a partir da observação dos episódios que compõem um texto.
• Reconhecer as especificidades do gênero crônica: humor, ironia, final inesperado, narrador-testemunha, cenas do cotidiano.
• Refletir sobre os fatos cotidianos, promovendo o exercício consciente da cidadania.
• Comparar crônica e reportagem, por semelhança e contraste.
• Identificar, em anedotas e histórias em quadrinhos, recursos que causam humor.
Produção de texto
• Produzir uma reportagem, precedida de entrevista.
• Produzir uma crônica a partir de uma cena urbana do dia a dia, com coerência, criatividade e desfecho inesperado.
Metodologias
• Realização de atividade dinâmica, valorizando o que cada aluno traz para sala de aula de sua própria vivencia, seu próprio saber, suas opiniões e visão de mundo.
• Aplicar aulas, de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta.
Avaliação
As atividades diagnósticas (avaliativas) devem ser diferenciadas e contínuas, ou seja, deve contemplar as especificidades e habilidades prévias dos alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem, para isso é necessário que seja observado alguns requisitos como:
• Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
• Participação individual e coletiva (interação com outros alunos).
• Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
• Organização dos trabalhos e demais atividades.
• Leitura individual e coletiva.
• Produção textual. (caderno de produções de textos)
Referências bibliográficas:
plano de curso
Almeida, Amália Orchis de Sylos de
registrando descobertas: língua portuguesa,5º ano/ Amália Orchis,
Angelina Chu, Vera Simoncello: _São Paulo: FTD, 2008. _(Coleção
registrando descobertas : língua portuguesa)
ISBN: 978-85-322-6409-1(professor)
professor (a) :
4º série/ 5º Ano / ano de 2012
Planejamento de Língua Portuguesa
1º bimestre
Competência:
Ampliar a compreensão e hábitos de leitura, a discursos em diferentes variedades do português, incluindo o português padrão, e dominar progressivamente a compreensão em gêneros formais e públicos essências para entrada na vida profissional e para o prosseguimento dos estudos.
Habilidades:
• Desenvolver a capacidade de dominar a leitura e a escrita em diferentes contextos e situações do cotidiano.
• Compreender através dos textos, o uso adequado da estrutura das frases e diálogos usando corretamente a organização gramatical em torno do uso da língua.
• Diferenciar as palavras mas e mais.
• Trabalhar a grafia correta das palavras, utilizando como recurso o processo de formação das palavras.
• Ampliar o estudo das particularidades ortográficas (sc, ss, ç, c, e s).
• Identificar as conjugações verbais e fazer uma revisão da forma infinitiva.
• Fazer a distinção entre linguagem formal e informal.
• Observar o significado e a função da conjunção no contexto e nomeá-la.
• Revisar e ampliar conceitos gramaticais: preposição, adjetivo e locução adjetiva, pronome, tempo verbal, advérbio, conjunção, separação silábica.
• Reconhecer uma frase empregando a concordância verbal e nominal.
Conteúdo programático:
• Advérbio;
• Locução adverbial;
• Adjetivo _ terminação –oso e –osa;
• Locução adjetiva;
• Preposição;
• Separação de silabas;
• Verbos _ presente e passado;
• Conjunção _ mas;
• Advérbio _ mais;
• Linguagem figurada;
• Conjugação de verbos;
• Plural _ terminações –ão e –ões;
• Separação silábica: letra muda.
Leitura:
• Perceber partes de um texto narrativo com dois episódios e apresentação.
• Trabalhar a análise e a síntese a partir da observação dos episódios que compõem um texto.
• Reconhecer as especificidades do gênero crônica: humor, ironia, final inesperado, narrador-testemunha, cenas do cotidiano.
• Refletir sobre os fatos cotidianos, promovendo o exercício consciente da cidadania.
• Comparar crônica e reportagem, por semelhança e contraste.
• Identificar, em anedotas e histórias em quadrinhos, recursos que causam humor.
Produção de texto
• Produzir uma reportagem, precedida de entrevista.
• Produzir uma crônica a partir de uma cena urbana do dia a dia, com coerência, criatividade e desfecho inesperado.
Metodologias
• Realização de atividade dinâmica, valorizando o que cada aluno traz para sala de aula de sua própria vivencia, seu próprio saber, suas opiniões e visão de mundo.
• Aplicar aulas, de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta.
Avaliação
As atividades diagnósticas (avaliativas) devem ser diferenciadas e contínuas, ou seja, deve contemplar as especificidades e habilidades prévias dos alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem, para isso é necessário que seja observado alguns requisitos como:
• Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
• Participação individual e coletiva (interação com outros alunos).
• Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
• Organização dos trabalhos e demais atividades.
• Leitura individual e coletiva.
• Produção textual. (caderno de produções de textos)
Referências bibliográficas:
plano de curso
Almeida, Amália Orchis de Sylos de
registrando descobertas: língua portuguesa,5º ano/ Amália Orchis,
Angelina Chu, Vera Simoncello: _São Paulo: FTD, 2008. _(Coleção
registrando descobertas : língua portuguesa)
ISBN: 978-85-322-6409-1(professor)
Comentários
Postar um comentário