Pular para o conteúdo principal

Atividade para fixação de conteúdo “advérbio e adjetivo “

Atividade para  fixação de conteúdo “advérbio e adjetivo “
Leia o trecho do texto “Nosso lar, o congestionamento” crônica de Moacyr Scliar, e responda, ao que se pede.
“ A ideia ocorreu a Romão na noite em que ele não conseguiu chegar em casa, por causa do congestionamento, e teve de dormir no carro.”


    Quando o fato aconteceu?
a)   ( ) Meio dia.
b)  ( ) À noite.
2.   Qual foi a causa de Romão não ter chegado em casa?
a)   ( ) O congestionamento.
b)  ( ) A chuva.
3.   Quais foram as consequências desse fato?
a)   ( ) Ir para balada/ ter de dormir em um hotel.
b)  ( ) Não chegar em casa / ter de dormir no carro.

4.   No trecho, há dois indicadores de lugar. Quais são eles?
a)   ( ) Na rua e no serviço.
b)  ( ) Em casa e no carro.  

Leia o trecho abaixo e responda as questões :
“Os dois formavam um casal muito unido e qualquer separação, mesmo resultante de uma coisa tão prosaica como o trânsito, lhes era dolorosa.”

5.   A palavra dois refere-se a quem?
a)   ( ) Referem-se ao casal: ao marido e a mulher.
b)  ( ) Referem-se a um garoto e um bebê .
6.   O casal era apenas unido? Que palavra intensifica a união do casal?
a)   ( ) A palavra mais.
b)  ( ) A palavra muito.
7.   Há uma palavra que indica que o trânsito é muito comum em cidades grandes. Qual é essa palavra?
a)   ( ) pista.
b)  ( ) Prosaica.
8.   Que substantivo o adjetivo dolorosa caracteriza?
a)   ( ) O substantivo separação.
b)  ( ) O substantivo prosaico.

Leia a frase e responda as alternativas abaixo.
 “ Se o menino estuda muito todos os dias, ele é estudioso.”
9.   A palavra estuda é um:
a)   ( ) Adjetivo
b)  ( )  Verbo
10.                    E a palavra estudioso? A que classe gramatical pertence?
a)   ( ) Verbo.
b)  ( ) Adjetivo.


1   
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Aluno:______________________________Série/Ano:__________

Gabarito: 1b 2a 3b 4b 5a 6b 7b 8a 9b 10b
Ray costa, 24/05/12



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda