Escola:
professor(a):
2º Bimestre: 7ª série/8º Ano/2012
Planejamento de Língua Portuguesa
Competências:
Desenvolver o processo metacógnitivo, dependentes da instrução formal e permitir aos falantes o controle das regras que usam e a seleção das estratégias mais adequadas a compreensão e expressão em cada situação de comunicação
Habilidades:
Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizando o nosso contexto social.
Refletir sobre o uso da leitura e da escrita em seu dia a dia quanto o emprego dos conteúdos gramaticais empregados nos textos orais e escritos.
Entender alguns conceitos fundamentais empregados em nosso vocabulário usado em cada contexto social.
Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e ideias, interpretando-as e estabelecendo relações entre elas.
Desenvolver o gosto pela leitura como aquisição de conhecimentos e forma de lazer.
Conteúdo programático
Estudo da língua:
Tipos de predicado
Predicado nas sequencias narrativas e descritivas
Formação do predicado nominal
Sujeito e predicado
tipos de sujeito
sujeito e concordância
Unidade suplementar:
ll. Pontuação (1)
lll. Pontuação (2)
Gênero:
2. Conto e romance
3. Crônica argumentativa
Metodologias:
Aulas expositivas
A aula deve ser mediada de modo que cada aluno possa expressar suas opiniões e sua visão de mundo diante do assunto em estudo.
Dar oportunidade aos alunos de expressar, dizer o que pensam ou sentem em relação aos conteúdos abordados.
Aplicar a aula de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta.
Avaliação:
Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
Participação individual e coletiva.
Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
Referências bibliográficas:
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
lSBN 978 85 08 12355 1
Tudo É Linguagem – 7ª série .
Comentários
Postar um comentário