Pular para o conteúdo principal

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.
Leia o texto.
Andréia
 É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...]
Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana.
Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            semana já estão diferentes. Com cara de coisa minha. 
Herdar as coisas dela! A vida toda foi isso. Roupa, sapato, livro.
   _Olha, Clarice, esta calça está novinha e não entra mais na Andréia. Experimenta e vê se te serve. [...]
E as amigas de Andréia. Chegam e vão para a sala, ela fecha a porta e começa os cochichos, as risadas. Tenho uma vontade de entrar! Mas sei que não deixam. São metidas as moças, me acham criançola.
(Ivana Versiani. Irmã com irmã se paga. São Paulo, FTD, 1994.)   
    
Identifique no texto e responda corretamente as questões abaixo:
1ª)As palavras que dão nomes individuais a duas pessoas são?
a)     ( ) Andréia e Clara.
b)    ( ) Andréia e Clarice.
c)     ( ) Andréia e Carla.
2ª)  Qual a palavra que dá nome a seres humanos cuja profissão é ensinar?
a)     ( ) taxista.
b)    ( ) eletricista.
c)     ( ) professores.

3ª) A palavra que dá nome a um lugar da casa é?
a)     ( ) sala.
b)    ( ) corredor.
c)     ( ) varanda.
4ª)  As palavras que nomeiam períodos de tempo são?
a)     ( ) mês / dia.
b)    ( ) anos / semana.
c)     ( ) semana/ dia.
5º) Uma palavra que nomeia a ação de cochichar é?
a)     ( ) cochichou .
b)    ( ) cochichando.
c)     ( ) cochichos.
6ª) No último parágrafo  aparece uma palavra com um nome de um sentimento. Qual é ela?
a)     ( )  vontade
b)    ( ) saudade
c)     ( ) paixão
7ª)  As respostas corretas, da 1ª até a 6ª, são ?
a)     ( ) numeral.
b)    ( ) adjetivo.
c)     ( ) substantivo.

8ª)  Os quatro substantivos do primeiro parágrafo são ?
a)     ( ) irmãs, escola, amigas, anos.
b)    ( ) irmãs ,cheia, mais, dois.
c)     ( ) irmãs, bonita, anos, dão.

9ª)  Quais os substantivos do quarto parágrafo  “Herdar as coisas dela! A vida toda foi isso. Roupa, sapato, livro.”
a)     ( ) Coisa, foi, herdar, roupa, livro.
                       b) ( ) coisa, vida, roupa, sapato, livro.
c) ( ) coisa, vida, herdar, livro, dela.
10ª) Leia e observe no final do terceiro parágrafo, três palavras que Clarice utilizou para indicar as características dos livros, isto é, para dizer como eles são. E quais são elas?
a)     ( ) estragado, novos, diferentes.
b)    ( ) estragado, segunda, cara.
c)     ( )estragado, segunda, estão.

11ª)  As palavras  da reposta da 10 ª questões, são ?
a)     ( ) artigos.
b)    ( ) substantivos.
c)     ( ) adjetivos.
12º) Por que as palavras da resposta da 10ª questão  são a opção correta da resposta da 11ª?
a)     ( )Porque elas nomeiam um substantivo (livros).
b)    ( ) Porque elas caracterizam um substantivo (livros).
c)     ( )Porque elas acompanham um substantivos (livros).

13ª) No primeiro parágrafo, Clarice emprega alguns adjetivos na qual estão caracterizando o substantivo irmã ( está subentendido na fala da menina ) . Quais são eles?
a)     ( ) adiantada, certo, escola, cheia(de amigas)
b)    ( ) adiantada, bonita, cheia(de amigas), (mais) velha
c)     ( )adiantada, tenho, bonita, dessas.
14) Observe a palavra em destaque neste trecho:  “São metidas as moças, me acham criançola”. Essa é uma forma carinhosa ou depreciativa (negativa) de Andréia e suas amigas se referirem a Clarice?
a) ( ) Trata-se de uma forma depreciativa.
b) ( ) Trata-se de uma forma carinhosa.
c) ( ) Trata-se de uma forma positiva.

15ª) Qual o sentido da palavra “criançola” ?
a)     ( ) Quer dizer que uma pessoa é jovem e atitudes de idoso.
b)    ( ) Quer dizer que a pessoa é bebê e atitudes de um jovem.
c)     ( ) Quer dizer que a pessoa já não é mais criança (na idade), mas ainda tem comportamento e atitudes de uma criança.

16ª) Compare as palavras em destaque nas frases e responda as alternativas.
1.     Antigamente as mulheres se casavam muito moças.
2.     Antigamente as moças se preocupavam muito com o casamento.
a)     Em qual das frases a palavra destacada dá nome a um ser humano do sexo feminino?
1.( ) Na frase 2.
2.( ) Na frase 1.
b)    Dê um sinônimo de moças na outra frase.
1.     ( ) velhas.
2.     ( ) novas.

c)     Qual a classe gramatical da palavra em estudo na frase 1 e na frase 2?
1. ( ) Na frase 1, novas é substantivo; na frase 2, é adjetivo.
2. ( ) Na frase 1, novas é adjetivo; na frase 2, é substantivo.
17) As respostas anteriores permitem concluir sobre a classe gramatical de uma palavra que...
a)  ( ) Uma palavra nunca muda o seu sentido.
b)  ( ) Pode  variar, dependendo da frase em que ela aparece.
C) ( ) Dificilmente uma palavra pode mudar o seu sentido.

18ª) Releia o ultimo parágrafo, observando os destaques .
“E as amigas de Andréia. Chegam e vão para a sala, ela fecha a porta e começa os cochichos, as risadas. Tenho uma vontade de entrar! Mas sei que não deixam...”
          a) As palavras em destaque associam-se a que substantivos?
1.( ) as (amigas), a (sala), a (porta), os (cochichos), as (risadas) e uma (vontade)
2.( )  Os (cochichos), elas, entrar, chegam, a (sala),não deixam.

b) Qual a classe gramatical das palavras destacadas?
1.( ) Artigo.
2.( ) Numeral.

c) Por que o primeiro destaque está no plural e o segundo, no singular?
1.( ) Porque o artigo não concorda com o substantivo.
2.( ) Porque o artigo concorda com o substantivo.
c) Por que o quarto destaque está no plural e no masculino?
1. ( ) Porque esse artigo se refere a um substantivo masculino plural
2.( ) Porque esse artigo se refere a um substantivo feminino plural.
19ª) Releia estas frase do texto.
1.     “Mais velha do que eu dois anos.”
2.     “Estragam é comigo, nem sei por quê, mas na segunda semana já estão diferentes.”
a) Qual a palavra que indica ordem, posição em uma sequencia.
1.( ) Estragam.
2.( ) Segunda.
b) A palavra que indica quantidade é?
1.( ) Diferentes.
2.( ) Dois.
c) Qual a classe gramatical das respostas das questões A e B ?
1.( ) Numeral.
2.( ) Artigo.
20ª) No texto aparece apenas dois substantivos próprios. Quais são eles?
a)     Andréia e Clara.
b)    Andréia e Clarice.
c)     Andréia e Carmem.
Gabarito:
1b/2c/3a/4b/5c/6a/7c/8a/9b/10a/11c/12b/13b/14a/15c/
16.a1/16.b2/16c2/17b/18.a1/18.b1/18.c2/18.d1/19.a2/19.b2/19.c1/20b.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns: