Pular para o conteúdo principal

Geografia de Vargem Grande Maranhão/ Atividade

  Atividade com dados da geografia de Vargem Grande Maranhão
1)   Quantos municípios tem o Estado do Maranhão?
a)   ( ) 227
b)   ( ) 217
2)    O Estado do Maranhão faz parte de qual região?
a)   ( ) Da região nordeste, embora esteja localizado ao norte do país.
a)   ( ) Da região sudeste, embora esteja localizado ao norte do país.

3)   Vargem Grande pertence a qual região?
a)   ( ) A região norte do Estado do Maranhão, estando situada na Mesorregião Norte maranhense e na Microrregião do Alto Parnaíba.
b)   ( ) A região norte do Estado do Maranhão, estando situada na Mesorregião Norte maranhense e na Microrregião do Itapecuru-Mirim.
4)   Vargem Grande possui uma área de:
a)   ( ) 2.323,5 Km2.
b)   ( ) 2.123,3 Km2.
5)   Quais os limites do município de Vargem Grande?
a)   ( ) Ao norte,  com o município de Nina Rodrigues e São Benedito do Rio Preto. Ao sul, com Timbiras e Coroatá. Ao leste, com Chapadinha. Ao oeste, com Cantanhede e Codó.
b)   ( ) Ao norte,  com o município de Nina Rodrigues e São Benedito do Rio Preto. Ao sul, com Timbiras e Coroatá. Ao leste, com Chapadinha. Ao oeste, com Cantanhede e Pirapemas.
6)   Parte do território de Vargem Grande foi desmembrada para se formar os municípios de:
a)   ( ) Presidente Vargas, Nina Rodrigues e São Benedito do Rio Preto.
b)   ( ) Presidente Vargas, Nina Rodrigues e São Bernardo.
7)   Como é considerado o relevo de Vargem Grande?
a)   ( ) É modelado em rochas  sedimentares(firme) antigas e compreende uma área de topografia  (configuração)  plana e levemente ondulada na poção ocidental (natural).
b)   ( ) É modelado em rochas  sedimentares(firme) antigas e compreende uma área de topografia  (configuração)  alta e grosseiramente reta  na poção modificada.
8)   A cidade situa-se entre dois pequenos morros. Quais são eles?
a)   ( ) Morro Grande e Morro dos Macacos.
b)   ( ) Morro Grande e Morro dos Arrebentados.

9)   Por que o Morro dos Arrebentados recebeu esse nome?
a)   ( ) Era porque todos os anos sofria explosão, que era ouvida a uma distância de 8 léguas, sua explosão abria grandes fendas no morro, arremessava pedras com tanta força, que chegou até matar alguns animais.
b)   ( ) Era porque todos os anos sofria explosão, que era ouvida a uma distância de 18 léguas, sua explosão abria grandes fendas no morro, arremessava pedras com tanta força, que chegou até correr atrás de animais.
10)       Como é considerado o clima do nosso município:
a)   ( ) Ele apresenta um clima tropical gelado, muito frio e úmido, caracterizado por uma estação chuvosa bem definida pelo regime sazonal(que ocorre periodicamente em uma estação)  de neves.
b)   ( ) Ele apresenta um clima tropical megatérmico, muito quente e úmido, caracterizado por uma estação chuvosa bem definida pelo regime sazonal(que ocorre periodicamente em uma estação)  de chuvas.
11)       Como é a hidrografia do município de Vargem Grande?
a)   ( ) A cidade é banhada pelos Rio Munin, Rio Iguará, e Rio Preto, além de abrigar em seu território pequenos riachos e olhos d’água.
b)   ( ) A cidade é banhada pelos Rio Munin, Rio Iguará, e Rio Parnaíba, além de abrigar em seu território pequenos riachos e olhos d’água.
12)       Onde nasce os Rios, Iguará, Preto e Munin?
Enumere corretamente e depois marque a alternativa correspondente:
1.    Rio Munin
2.   Rio Iguará
3.   Rio Preto
 ( ) Nasce no lugar conhecido como Saquinho, em Buriti, e que penetra no lugarejo conhecido por Mangueira e despeja suas agua no Rio Munin.
a)   ( )  Em Aldeias Altas, no povoado de Anajazinho, ele banha a cidade de Vargem Grande de sul a leste e despeja suas águas  no Rio Munim. Após percorrer aproximadamente 20 léguas, adentra no Rio Munin, acima do município de Nina Rodrigues.
b)   ( ) Em Aldeias Altas, no povoado de Anajazinho, adentrando no município de Vargem Grande através do povoado Barra.
a)   ( ) a3/b2/c1
b)   ( ) a2/b1/c3
13)       Qual a origem do nome do Rio Iguará?
a)   ( ) Segundo informações orais e artigos publicados em revistas, a origem do nome Iguará, tende à presença de um  animal manso de nome Jaguará, alí encontrados.
b)   ( ) Segundo informações orais e artigos publicados em revistas, a origem do nome Iguará, tende à presença de um animal feroz de nome Iguará, ali encontrados.
14)       Como é a vegetação no município de Vargem Grande?
a)   ( ) Vargem Grande encontra-se na área de cerrado e da floresta constituída por babaçuais. Apresenta em algumas partes uma vegetação florestal, destacando-se árvores de grande porte como os paus d’árco e murta que se misturam com o babaçu do cerrado.
B)  ( ) Vargem Grande encontra-se na área desértica  e da floresta constituída por vinhedo.  
15)         Qual o período em 2009, em que as chuvas tiveram grandes dimensões deixando várias famílias de ribeirinhos desabrigados no município de Vargem Grande?
a)   ( ) 5 a 12 do mês de maio.
b)   ( )  1º a 7 do mês de maio.
16)       A praça de eventos Parque dos Buritis, foi construída as margens de qual açude?
a)   ( ) Açude  Paulo Freire.
b)   ( ) Açude Paulo Ramos.
17)       A maior colheita do agricultor vargengrandense  é :
a)   ( ) arroz, feijão, milho, mandioca.
b)   ( ) arroz, soja, uva, laranja, mandioca.
18)       Enumere as alternativas corretamente e marque a opção correspondente:
1. Relevo
2. Clima
3. Hidrografia
4.  Vegetação
5. Mapa
a) ( ) É uma forma de representar, em superfície plana e escala pequena de um terreno, país , território, da localização ou de limites geográficos de certos fenômenos naturais ou humanos.
b) ( ) É um conjunto das plantas de uma determinada região.
c) ( ) É um conjunto das águas correntes ou estáveis de uma região. 
d) ( ) É um conjunto de condições meteorológicas (temperatura, vento etc.).
e ( ) É um conjunto das diferenças de nível da superfície, terrestre: montanha, vales (terreno plano).
 A opção certa é:
a)   ( ) a5,b4,c3,d2,e1
b)   ( ) a1,b2,c3,d4,e5
19)       A Geografia é uma ciência que descreve:
a)   ( ) A Lua e faz uma relação entre ela, seus habitantes e as ações que exerce na natureza.
b)   ( ) A Terra e faz uma relação entre ela, seus habitantes e as ações que exerce na natureza.
20)       A etimologia da palavra diz que:
a)   ( ) Geo (Terra) + grafia(estudo), que significa etimologicamente o estudo da Terra.
b)   ( ) Geo (estudo) + grafia(Terra), que significa etimologicamente o estudo do mar.

Observação:   A maioria das informações desta atividade foram retiradas do livro Historia e Geografia de Vargem Grande com apoio da Prefeitura Municipal e secretaria de Educação, Edição 1º semestre de 2002 e outros dados mais recentes registrados pela professora Ray. Costa.



Gabarito:
1b,2a, 3b,4b,5b,6a, 7a,8b,9a,10b,11a,12a/13b/14a/15b/16b/17a/18a/19b/20a

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda