Pular para o conteúdo principal

Língua Portuguesa Plano de curso: 7ª Série / 8 Ano; ano: 2012

Escola:
 Diretor:
 Coordenadora:
 professor (a) :
 Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Plano de curso: 7ª Série / 8 Ano;      ano: 2012
  Objetivo Geral
Aprimorar a competência do aluno na leitura, na fala, na escuta e na  escrita, ampliando a expansão de sua competência de análise crítica da realidade e de sua visão de mundo.
1º Bimestre
Estudo da língua:
Elementos de coesão textual
Frase, oração, período
Advérbio e orações adverbiais
Conjunções adverbiais
Unidade suplementar:
l. Competência comunicativa
Gênero
l. conto e epopeia
2º Bimestre
Estudo da língua:
Tipos de predicado
Predicado nas sequencias narrativas e descritivas
Formação do predicado nominal
Sujeito e predicado
tipos de sujeito
sujeito e concordância
Unidade suplementar:
ll.  Pontuação (1)
lll. Pontuação (2)
Gênero:
2. Conto e romance
3. Crônica argumentativa
3º Bimestre
Estudo da língua:
Predicado verbal
Verbo transitivo e complemento
Verbo intransitivo
Vozes do verbo
Voz passiva (analítica/sintética)
Voz reflexiva
Unidade suplementar:
lV. Meio
V. Mal ou mau?
Projeto: exposição oral
Gênero:
4. O texto expositivo: algumas formas de organizar a informação
5. textos de opinião: argumentar
4º Bimestre
Estudo da língua :
Adjunto adnominal
Adjunto adverbial
Adjunto adverbial e coesão
Vocativo
Complemento nominal
Aposto
Unidade suplementar:
Vl. Acentuação
Gênero: 
6. Publicidade: uma forma de persuadir
7. poemas



Referências bibliográficas:
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin,                                                                                 Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
lSBN 978 85 08 12355 1
Tudo É Linguagem – 7ª serie .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda