Escola:
Diretor:
Coordenadora:
professor (a) :
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Plano de curso: 7ª Série / 8 Ano; ano: 2012
Objetivo Geral
Aprimorar a competência do aluno na leitura, na fala, na escuta e na escrita, ampliando a expansão de sua competência de análise crítica da realidade e de sua visão de mundo.
1º Bimestre
Estudo da língua:
Elementos de coesão textual
Frase, oração, período
Advérbio e orações adverbiais
Conjunções adverbiais
Unidade suplementar:
l. Competência comunicativa
Gênero
l. conto e epopeia
2º Bimestre
Estudo da língua:
Tipos de predicado
Predicado nas sequencias narrativas e descritivas
Formação do predicado nominal
Sujeito e predicado
tipos de sujeito
sujeito e concordância
Unidade suplementar:
ll. Pontuação (1)
lll. Pontuação (2)
Gênero:
2. Conto e romance
3. Crônica argumentativa
3º Bimestre
Estudo da língua:
Predicado verbal
Verbo transitivo e complemento
Verbo intransitivo
Vozes do verbo
Voz passiva (analítica/sintética)
Voz reflexiva
Unidade suplementar:
lV. Meio
V. Mal ou mau?
Projeto: exposição oral
Gênero:
4. O texto expositivo: algumas formas de organizar a informação
5. textos de opinião: argumentar
4º Bimestre
Estudo da língua :
Adjunto adnominal
Adjunto adverbial
Adjunto adverbial e coesão
Vocativo
Complemento nominal
Aposto
Unidade suplementar:
Vl. Acentuação
Gênero:
6. Publicidade: uma forma de persuadir
7. poemas
Referências bibliográficas:
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
lSBN 978 85 08 12355 1
Tudo É Linguagem – 7ª serie .
Comentários
Postar um comentário