Pular para o conteúdo principal

1º Bimestre/ 9º Ano / 2012 Planejamento de Língua Portuguesa


Escola:
 professor:
1º Bimestre/ 9º Ano / 2012
 Planejamento de Língua Portuguesa   
Competências:
Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a Língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade da analise crítica.
Habilidades:
 A propiciar-se de elementos gramaticais como forma de dominar a linguagem escrita.
Entender alguns conceitos fundamentais empregados em nosso vocabulário usado em cada contexto social
Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizando o nosso contexto social.
Refletir sobre o modo como as pessoas se relacionam numa época em que os meios de comunicação eletrônicos vêm provocando uma revolução na linguagem.
Conteúdo programático:
1.     Os efeitos de sentido que as escolhas de linguagem podem
produzir:
Recursos visuais;
Justaposição de palavras e de orações
2.     Estudos gramaticais:
período composto (1);
-por coordenação ;
-por subordinação;
período composto por coordenação:
- classificação das orações coordenadas;
conjunções/conectivos coordenativas.
Unidade suplementar:
competência comunicativa: estrangeirismos  e neologismos.
3.     Produção oral e escrita de textos:
Produção de textos com estratégias de construção;
retextualização  para adequação de escolhas de linguagem.




                                                                                              (Retirado do Plano de Curso 2012)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda