Pular para o conteúdo principal

lV Atividade para diagnóstico de leitura e interpretação de texto


    Leia a anedota e responda as questões abaixo: 

      A menina foi passear de barco no lago com seu pai.
      Depois de umas 2 horas, ela chega em casa com o rosto inchado e chorando.
     A mãe pergunta:
    
    - O que foi isso minha filha?
    - Foi uma abelha, mãe.
    - E ela picou você?
    - Não. Não deu tempo, o papai matou ela com o remo.


1 Qual o motivo da menina ter chegado em casa com o rosto inchado e chorando?                                                                                                            a)  ( ) Porque o passeio de barco durou 2 horas.                                                                                                                         b)  ( )  Porque seu pai lhe deu uma pancada com o remo.                                                                                                                     c)   ( ) Ela  estava triste por seu pai ter matado a abelha.
2 Com quem a menina foi passear?  _____________Onde?________.
3 Quanto tempo durou o passeio?________________
4 Como a menina chegou em sua casa? (descreva)
5 Qual a frase empregada pela mãe ao ver a filha chegando com o rosto inchado e chorando?_______________________________
6 O que a menina respondeu para mãe, quando ela pergunta se a abelha a picou?
7 Com que o pai da menina mata a abelha?
8 Você sabe o que é um remo? E para que serve?
9 Você já foi picado por uma abelha? Justifique.
10 No texto, aparece um nome de um meio de transporte marítimo. você sabe qual é?________________________

                                                                                (Ray.Costa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda