Pular para o conteúdo principal

ll- aula com o nome do aluno

ll)   AULA:
 Conteúdo : NOME do aluno
O Nome marca a vida das pessoas. É de uso social,por ser marca importante da identidade dos sujeitos.O NOME  (prenome e sobrenome), enquanto marca de identidade, tem significado na história de vida das pessoas, é influenciado pela cultura e é construído na relação com outras pessoas da sociedade. O nome (prenome) identifica o sujeito e, em seguida, mostra-se o sobrenome que identifica a origem do grupo familiar.Com isso, introduz-se a idéia de que a identidade forma-se na relação com o coletivo familiar e na sociedade.Fica claro que, o nome é a marca das pessoas na sociedade. Toda pessoa tem direito a um nome, registrado pela família após o nascimento. No Brasil, é possível corrigir prenome que foi registrado com erro gráfico.Também  o prenome pode mudar por decisão judicial, quando ele se torna constrangedor ao seu portador. O nome (prenome) pode ser composto por vários nomes.
Prenome - é o nome que vem antes do nome familiar (nome) :
Sobrenome – é a marca do grupo familiar, da interação de aspectos  biológicos ou culturais. EXEMPLOS:
a)      RAISSA           DA                    COSTA                                RAMOS
Prenome/nome                     sobrenome da mãe       sobrenome do pai 
b)    MARIA  ESTÉRFANNE           LINHARES         DA                   COSTA
 prenome/nome                  sobrenome da mãe       sobrenome do pai
Muitas mulheres,  quando  se casam, adotam o sobrenome do marido.Exemplo:
a)        TERESA MARIA     DA        COSTA                    PIMENTEL 
Prenome/nome            sobrenome da mãe        sobrenome do pai

b)     TERESA MARIA        PIMENTEL                            RAMOS
Prenome/nome         sobrenome do pai           sobrenome do marido 

RAY COSTA.03/01/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda