Pular para o conteúdo principal

Aulas interdisciplinares e contextualizadas


Conteúdos:                                                 
 a)  Estudo da Língua -substantivo, verbo,pronome, artigo definido, frase, linguagem oral,escrita e interpretação de texto (poema) texto narrado em 1º pessoa . 
b) História – trabalho doméstico,  trabalho informal e formal , (no caso de muitas famílias viverem da produção  informal de vassouras ) convivência familiar.
c) Ciência – preservação do meio ambiente(contexto escolar e familiar).
d) Geografia – tipos de plantas usada na confecção de vassoura ,região onde vive a espécie,como se desenvolve a mesma.etc.
e)  Artes - confecção de vassoura com material reciclado ou natural.
                                                            
Poema  
                                                                                                                                        Trabalho o dia todo,
Todo dia sem falhar.
Não conheço feriado
Nem sei o que é repousar.

Se a visita é bem chata
E com a hora não se importa
Me viram de cabeça pra baixo.

Quando é dia de festa,
Me escondem com certeza.
Mas, quando a festa acaba,
Lembram de mim pra limpeza.
(Guiomar P.Brandão)  

ATIVIDADE DE COMPREENSÃO TEXTUAL

1)      Qual o objeto retratado no poema?
2)      No texto, há uma simpatia.Qual é?
3)      Segundo o poema, para que serve esta simpatia?
4)      Explique com suas palavras,o que o poema quer dizer na 1ª estrofe?
5)      Segundo a informação transmitida,sabemos que se trata de um objeto que faz sua lamentação sobre sua atividade doméstica.  Como você vê esta questão?
6)      Você acredita em simpatia? Justifique.
7)      Como você recebe uma visita em sua casa?
8)      De acordo com o texto descreva a rotina da vassoura.
9)      E como  é o seu dia a dia?   Descreva  a sua rotina.
10)    A função da vassoura é importante?
11)    Como seria nosso ambiente se não houvesse a vassoura?
12)   De que são feitas as vassouras que você conhece?
13)   A personagem do poema é uma vassoura  mas será que existe alguma pessoa que vive igual a história da vassoura? Justifique.
14)   A  autora da poesia usa um objeto para enfatizar o trabalho doméstico. E você costuma fazer algum tipo de atividade em sua casa? Justifique.
15)   Você conhece alguém que trabalha sem receber remuneração financeira?  Dê sua opinião sobre esta questão.
16)    Como é feito a divisão das tarefas domésticas  em sua casa?
17)   O tempo vai passando e os costumes também vão se modificando.Qual seu ponto de vista sobre esta afirmação ”Trabalho doméstico é coisa pra mulher.”
18)   Hoje, se observa em nossa sociedade que  muitas famílias são sustentadas  ou a maior renda familiar são posta por mulheres e muitas é claro trabalham fora. Como você analisa este assunto?

                        Estudo da Língua

1)  Observe neste trecho do poema,“trabalho  o dia todo...”, e responda a seguinte pergunta. A palavra “trabalho” está empregada como verbo ou substantivo?
2)   A poesia está narrada em primeira pessoa?  
3)  Quais palavras indicam a pessoa que está falando no poema?
4)  Quais são  verbos?                                                                                Pronomes? 
5)  De acordo com cada estrofe,reescreva os substantivos e verbos presente no poema.                    
1º estrofe :       verbos                                                           substantivo
                                                                                                                                                                 2º  estrofe:       verbos                                                          substantivo
                                                                                                                                                    
  3º estrofe :       verbos                                                          substantivo
6º)  Quais os substantivos no poema que estão precedido de artigo definido? 
7º )    Retire 3 frases  que você mais gostou do poema .                                                  
Dinâmica para introduzir assunto  da atividade
·         Antes de iniciar a aula pedir que cada aluno escolha um objeto que esteja dentro da sala de aula. (exemplo: lápis, caderno, caneta, livro, carteira, cesto de lixo,pulseira, relógio, anel,etc.)
·         Formar um grande círculo com todos sentados no chão ou nas próprias carteiras e colocar todos os objetos no centro da sala todos misturados.
·         Pode começar pelo próprio professor, vai ao centro escolhe qualquer um objeto e diga o nome e as finalidades daquele objeto.
·         Por exemplo, se tiver mais de um objeto da mesma espécie pode deixar na brincadeira, só que o termo que um usar  o  outro aluno não pode copiar a mesma frase, invente outra frase (finalidade,para que serve)
·         Fazer com todos os alunos presente em sala de aula.
·         Logo no início, avise que todos objetos permanecerão no centro do círculo até o fim, cuidado para não pegar um objeto que outro aluno já pegou, se acontecer um aluno pegar o mesmo objeto, este aluno deverá pagar uma prenda na hora e ainda vai ter que criar a frase para outro objeto .
·         Durante  a brincadeira,veja como eles ficam ansiosos, nervosos na hora de formular a frase e o medo de alguns de pegar um repetido.
·         Ninguém pode assoprar para o outro, cada um faça sozinho.
·         Cuidado para os espertinhos não tapiar você. Convide todos envolvidos  antes de iniciar para ficarem atentos durante a brincadeira.
·         Reflexão:                                                                                                                                                                                             Após a dinâmica, socialize as respostas, enfatize a importância de cada objeto e as utilidades que eles tem em nosso dia a dia,veja a função de cada um.
·         Chame a atenção, para preservação, respeito mútuo,valorização,...)
·         A dinâmica além de trabalhar a oralidade, compreensão,  trabalha também a atividade escrita dos alunos exemplos: depois que todos já tiverem participados, entregue uma ficha de papel A4 para cada um escrever a mesma frase da atividade, depois colar em uma folha de papel 40k, expor para que possam socializarem suas respostas escritas.
·         Ainda em círculos, discuta sobre a respeitos dos objetos :ex.O que temos aqui? Essas coisas são denominadas seres existentes? Estes seres são chamados de substantivos?
·         Para que estes seres (substantivos), fossem notados, cada um criou um utilidade para eles na nossa vida,cada um agora tem uma função e baseado nestas funções, vamos conhecer a história de um ser muito importante para a preservação do nosso ambiente. Descubra quem é este ser maravilhoso que cuida do nosso bem estar. 

                                                     LEMBRETE  :   É interessante no final deste trabalho, você professor fazer um momento para a apresentação dos trabalhos dos alunos ,como por exemplo, outros poemas a partir deste tema, texto informativo,  as variedades de vassouras produzidas pelos alunos,a origem, a comercialização,preço,etc.

Comentários

  1. Parabéns pela atividade. Esse tipo de atividade anda em falta no mercado. rsrsr

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda