Pular para o conteúdo principal

Exercício/atividade com bilhete de aluno (análise) Dinâmica Telefone sem fio / Material: nenhum

Análise de um bilhete de aluno
  Telefone sem fio
Material: nenhum
O professor formará um circulo ou uma fileira e dirá uma mensagem {frase} ao ouvido do primeiro aluno da fileira. Esse aluno deve passar essa mensagem ao segundo que será transmitido de um em um até chegar ao ultimo da fileira. A mensagem deve ser transmitida de forma que apenas aquele aluno ouça e ela não deve ser repetida, ele transmitirá da forma que ele entendeu a mensagem. Ao chegar no ultimo ele deverá dizer a mensagem bem alta e será comparado com a mensagem que foi dita no inicio e discutido a distorção que ocorreram no percurso.

AGORA É COM VOCÊ PROFESSOR, FAÇA A PONTE ENTRE A DINÂMICA E A ATIVIDADE COM O BILHETE.
BOM TRABALHO!

Escola 
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno(a) ­­­­­­­­­­___________________________________________

LEIA O BILHETE DE UM ALUNO DE 08 ANOS DE IDADE CURSANDO O  4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SÃO MIGUEL, 02 DE OUTUBRO DE 2010
              MÃEZINHA DO MEU CORAÇÃO
O RAYCAR MAS O JORGE ESTÃO NA CASA DA TITIA  ANTONIA.
TALVEZ NÓS VAMOS PASSAR O DIA POR LÁ.
                                    UM BEIJO

                                        RAYCAR
1º)    RESPONDA:
A)    QUAL A INTENÇÃO DE RAYCAR? ________________________________________
B) O BILHETE FOI ESCRITO POR QUEM? ___________  PARA QUEM? ______________

C)  QUAL A INFORMAÇÃO QUE RAYCAR DEIXA PARA SUA MÃE?_________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

D)QUANTAS PESSOAS ESTÃO MENSIONADAS NO TEXTO? _____________

E) QUAL O GRAU DE PARENTESCO ENTRE AS PESSOAS MENSIONADAS?
________________________________________________________________________

F)  ONDE ESTAVA  RAYCAR QUANDO ESCREVEU O BILHETE? NA CASA DE SUA TIA OU NA CASA DE SUA MÃE? ________________________________

G)  OS GAROTOS TEM CERTEZA QUE IRÃO PASSAR O DIA FORA? QUAL PALAVRA NO TEXTO  NOS DAR ESTA INFORMAÇÃO?  ______________________

H) COMO VOCÊ DESCREVERIA RAYCAR , DA  FORMA COMO O  ELE  TRATA SUA MÃE NO BILHETE? 
 ______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

I ) VOCÊ COSTUMA AVISAR  SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS QUANDO PRECISA SAIR OU EM OUTRA CIRCUNSTÂNCIA  PARECIDA?   ______________HÁ UM DIÁLOGO ENTRE VOCÊ  E SUA FAMÍLIA? Justifique_______________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
J) COMO VOCÊ VÊ A RELAÇÃO FAMILIAR HOJE?
______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
 2º) SABEMOS QUE UM BILHETE NÃO REQUER MUITA ATENÇÃO QUANTO AO ESTUDO DA LÍNGUA, MAS CASO A INFORMAÇÃO NÃO SEJE INTERPRETADA CORRETAMENTE, PODERAR CAUSAR MAL  ENTENDIDO E ISSO NÃO É BOM.VAMOS ENTENDER UM POUCO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA NOSSA GRAMÁTICA NORMATIVA OU SEJA ESTUDO DA LÍNGUA. 
                                            
A)    QUANTO A ESTRUTURA DO BILHETE. ESTÁ CORRETO? ________O BILHETE É UM TEXTO CONSIDERADO INFORMAL? __________________.

B)     LEIA O TRECHO “O RAYCAR  MAS O JORGE ESTÃO NA CASA DA TITIA  ANTONIA. “  FOI-SE EMPREGADO A CONJUNÇÃO  MAS COM O VALOR DE OPOSIÇÃONO LUGAR  QUE SERIA DO
(A) ADVÉRBIO  DE INTENSIDADE  “MAIS” .
(B) VERBO DE LIGAÇAO “MAIS” .

C)    QUAL  ADVÉRBIO RAYCAR UTILIZA PARA DAR IDEIA DE INCERTEZA QUE NÃO IRÃO PASSAR O DIA  FORA?

(A) VAMOS.
(B) TALVEZ.

)  LEIA A FRASE “O RAYCAR  MAS O JORGE  ESTÃO NA CASA DA TITIA ANTONIA.” E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

A)   QUAL O ÚNICO VERBO QUE APARECE NESTA FRASE? ____________

B)    QUAIS OS SUBSTANTIVOS?_____________________________________________________

C)    ENTRE ESSES SUBSTANTIVOS , HÁ  TRES PRÓPRIOS. QUAIS SÃO ELES?
______________________________________________________________________

D)    O ARTIGO  O  E O SUBSTANTIVO  PRÓPRIO  RAYCAR  ESTÃO EMPREGADO NO LUGAR DE QUAL PRONOME?  ____________


) NO TEXTO SÓ APARECE TRÊS  VERBOS.  QUAIS SÃO ELES?
_____________                _______________                 ______________

 5º) NA SEGUNDA FRASE DO BILHETE “TALVEZ NÓS VAMOS PASSAR O DIA POR LÁ.”
 É USADO UM PRONOME PARA REFERE-SE  AOS  DOIS GAROTOS.    QUAL É ELE? _________ ESTÁ NO SINGULAR OU PLURAL?_____________.


)  REESCREVA O BILHETE DE RAYCAR , COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS MAIS MANTENDO  AS MESMAS INFORMAÇÕES.

  
7º) ESCOLHAM UM TEMA LEGAL E  FAÇAM UM CONCURSO DE BILHETINHO NA SALA DE AULA. 




                                                        FIM     


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda