Pular para o conteúdo principal

Bandeira de Vargem Grande Maranhão/ Texto informativo sobre a Bandeira de Vargem Grande Maranhão


                                   Bandeira de Vargem Grande Maranhão
Os símbolos cívicos de Vargem Grande Maranhão (Bandeira)
A Bandeira de Vargem Grande Maranhão
A Bandeira foi solicitada pelo ex- prefeito, Tomaz de Aquino e idealizada pelo Padre João Mohana, sendo aprovada pela Câmara de Vereadores, pela lei Nº 069/83, de 06 de julho de 1983.
Possui forma retangular, sendo que a largura corresponde a 70% do comprimento. Está dividida com três faixas horizontais cada uma equivalente a 1/3 da área total da bandeira, sendo a faixa superior amarela, a do centro branca e a inferior verde.  Sobre as três faixas há um círculo branco contornado de verde. Dentro desse círculo, na parte superior está escrito numa estreita faixa amarela, a frase em latim, IN HOC SIGNO VINVES, que significa: com este sinal venceremos. Abaixo dessa frase, no centro, há uma cruz amarela que é um sinal mencionado na frase acima e também é o símbolo da religião tradicional de município. Ainda dentro do círculo, à esquerda, há uma carnaúba, representado o ciclo extrativo das folhas dessa planta que é abundante na região; à direita, há uma palmeira de coco babaçu, símbolo do produto extrativo mais importante do município. Entre a carnaúba e a palmeira, há um pé de arroz, representando o principal produto agrícola  cultivado em solo vargengrandense, e abaixo dessas três plantas, está escrito em preto o nome de município juntamente com o nome do estado da federação. 




Referência:
Retirado do livro, História e Geografia de Vargem Grande. Secretaria Municipal de Educação, Edição: 1º semestre de 2002. 

Ray Costa, 15/03/13





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto p...

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Estudo da crônica "Aconteceu alguma coisa" de Carlos Drummond de Andrade

Escola Aluno (a) Professor (a) Data:      /     /2012         Série/ano: Disciplina: Língua Portuguesa         Estudo da crônica "Aconteceu alguma coisa" de Carlos Drummond de Andrade 1.      Em que cenário se passa o que foi narrado na crônica? a)      ( ) Tudo acontece numa praça de uma cidade, em frente a uma padaria. b)     ( ) Tudo acontece numa rua de uma cidade, em frente a um edifício. 2.      Que fato pouco comum provoca a curiosidade dos passantes e desencadeia o ajuntamento diante do edifício? a)      ( ) O fato de haver três guardas barrando o portão de um edifício. b)     ( ) O fato de haver dois guardas barrando a porta de um edifício. 3.      As personagens que observam a cena se conhecem? a)      ( ) Apar...