Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2012

1. Diagnóstico de leitura: Exercício com pequenos textos.(notícias, anedota,convite)

Aluno (a) _____________________________________Nº _____ Professor (a) __________________________________________ Disciplina: Língua Portuguesa Diagnóstico de leitura                        “O ensino da Língua Portuguesa, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), deve estar voltado para a função social da língua. E um de seus objetivos é, nortear o aluno a dominar habilidades que o capacitem a viver em sociedade, atuando, de maneira adequada e relevante, nas mais diversas situações sociais de comunicação.“ Texto: 01      As embalagens de lata são muito recicladas, decompõem-se em pouco tempo, mas ainda assim há indústria de óleos de cozinha as substitui pelas de PET, porque o plástico é mais barato, resistente e deixa o produto à mostra.    Revista Veja.16/01/2008.                                                                                  1. De acordo com esse texto, as embalagens de lata:  a) (  ) deixam o produto à most

Vocabulário (Hino Nacional Brasileiro)

Vocabulário (Hino Nacional Brasileiro) ·        Brado : grito, clamor ·        Clava : pau pesado que era usado antigamente como arma. ·        Colosso: Alguém ou alguma coisa de dimensãogrande. ·        Cruzeiro: Cruzeiro do Sul, constelação formada por 54 estrelas, das quais só são visíveis a olho nu as expostas em forma de cruz. ·        Espelha: reflete. ·        Esplêndido: Cheio de luz, magnífico , brilhante. ·        Flâmula: bandeira. ·        Florão: enfeite no formato de uma flor/ joia preciosa. ·        Fulgidos: Cintilantes que tem brilho/brilhantes. ·        Fulguras: brilhas. ·        Garrida: enfeitada, vistosa, alegre, graciosa. ·        Idolatrada: adorada, venerada. ·        Impávido: corajoso, destemido, que não tem medo. ·        Lábaro: bandeira, pendão, estandarte. ·        Límpido: puro, luminoso, claro. ·        Novo Mundo: a América. ·        Ostentas: exibes com pomba/ mostras. ·        Penhor: garantia, segurança, prova.

Exercício:Conteúdo:Substantivo, verbo, artigos,adjetivos, pronomes, locução adjetiva, pontuação, sujeito e predicado, concordância verbal

  Aluno (a) _______________________________________nº____ O texto a seguir é a introdução de uma matéria sobre turismo. Neve no Brasil Durante o inverno pode nevar nas Serras Catarinenses. Acompanhe um passeio gelado pelas estradas sinuosas e vilarejos típicos da região.                                  (Natureza, n ° 5, jun. 2001.) a) As palavras neve e nevar tem a mesma origem e expressam um fenômeno da natureza. Mas pertencem a classes gramaticais diferentes. Qual delas é um substan tivo? ___________ E qual é um verbo? _____________. b) Identifique no texto dois artigos e classifique-os em definido ou indefinido. A que substantivo cada um deles se refere? _____: artigo definido  (substantivo ______________); _____: artigo indefinido (substantivo______________). c) Localize no texto e copie :   02 Substantivos próprios; ________________________   06 Substantivos Comuns; _________________________   01 locução adjetiva; _________________________