Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2012

Planejamento de Língua Portuguesa 4ª série/ 5º Ano / 2012 4º Bimestre

Escola: Professor (a) : Planejamento de Língua Portuguesa 4ª série/ 5º Ano / 2012 4º Bimestre Competência: Desenvolver o processo meetacógnitivo, dependentes da instrução formal e permitir aos falantes o controle das regras que usam e a seleção das estratégias mais adequadas a compreensão e expressão em cada situação de comunicação. Habilidades: • Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e ideias, interpretando-as e estabelecendo relações entre elas. • Desenvolver o gosto pela leitura como aquisição de conhecimentos e forma de lazer. • Refletir sobre o uso da ortografia atual. • Conceituar e nomear interjeição, percebendo a emoção expressiva no contexto. • Retomar e aprofundar o estudo com concordância verbo-nominal, pontuação (vírgula e exclamação) e com as classes gramaticais estudadas (verbo, pronome, adjetivo, advérbio, artigo

Planejamento de Língua Portuguesa 4º série/ 5º Ano / Ano :2012 / 3º Bimestre

Escola: Professor (a) : Planejamento de Língua Portuguesa 4º série/ 5º Ano / 2012 3º Bimestre Competência: Fornecer aos alunos meios para que desenvolva e aprimore suas habilidades de reflexão sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem e perceber de forma contextualizada, a gramatica da língua, as características de cada gênero e tipo de texto. Habilidades: • Refletir sobre o uso da leitura e da escrita em seu dia a dia quanto o emprego dos conteúdos gramaticais empregados nos textos orais e escritos. • Entender alguns conceitos fundamentais empregados em nosso vocabulário usado em cada contexto social. • Entender o uso das terminações –esa e –eza na formação de palavras. • Reconhecer o plural das palavras terminadas em –ão (-ães, -ãos,-ões). • Entender e utilizar corretamente o uso de: contração de preposição; da variedade linguística regiona

Planejamento de Língua Portuguesa / 1º bimestre /4º série/ 5º Ano / ano de 2012

Escola: professor (a) : 4º série/ 5º Ano / ano de 2012 Planejamento de Língua Portuguesa 1º bimestre Competência: Ampliar a compreensão e hábitos de leitura, a discursos em diferentes variedades do português, incluindo o português padrão, e dominar progressivamente a compreensão em gêneros formais e públicos essências para entrada na vida profissional e para o prosseguimento dos estudos. Habilidades: • Desenvolver a capacidade de dominar a leitura e a escrita em diferentes contextos e situações do cotidiano. • Compreender através dos textos, o uso adequado da estrutura das frases e diálogos usando corretamente a organização gramatical em torno do uso da língua. • Diferenciar as palavras mas e mais. • Trabalhar a grafia correta das palavras, utilizando como recurso o processo de formação das palavras. • Ampliar o estudo das particularidades ortográfic

Planejamento de Língua Portuguesa / 4º série / 5º Ano / Ano 2012 / 2º bimestre

Escola: professor (a) : 4º série/ 5º Ano / ano de 2012 Planejamento de Língua Portuguesa 2º bimestre Competência: Ampliar a compreensão e hábitos de leitura, a discursos em diferentes variedades do português, incluindo o português padrão, e dominar progressivamente a compreensão em gêneros formais e públicos essências para entrada na vida profissional e para o prosseguimento dos estudos. Habilidades: • Desenvolver a capacidade de dominar a leitura e a escrita em diferentes contextos e situações do cotidiano. • Compreender através dos textos, o uso adequado da estrutura das frases e diálogos usando corretamente a organização gramatical em torno do uso da língua. • Diferenciar as palavras mas e mais. • Trabalhar a grafia correta das palavras, utilizando como recurso o processo de formação das palavras. • Ampliar o estudo das particularidades ortográfic

Plano de curso de Língua Portuguesa da 4ª Série / 5º Ano; ano: 2012

EEscola: Diretor (a): Coordenador (a): Professor (a) : Área de conhecimento: Língua Portuguesa Plano de curso: 4ª Série / 5º Ano; ano: 2012 Objetivo Geral: Criar condições para que os alunos utilizem as diferentes linguagens que a sociedade oferece e exige, através da participação ativa do individuo na sociedade comunicando-se, informando-se e posicionando-se com clareza, com criticidade e de maneira construtiva nas mais variadas situações do cotidiano. 1º Bimestre Estudo da língua: Gramática e ortografia • Discurso direto e indireto; • Uso das aspas _ fala das personagens; • Concordância verbal; • Pronomes pessoais e possessivos; • Verbos no infinitivo; • Linguagem coloquial; • Interjeição; • Conjunção e adverbio; • Artigo definido e indefinido; • Uso dos prefixos: Super-, des-, in-, e im-; • Pronomes demonstrativos, pessoais e possessivos; • Numeral ordinal; • Advérbio _ tempo, modo, negação, intensidade. 2º Bimestre Estudo da língua: Gramática e orto

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Texto :Parceria (piada) _ Discurso direto e discurso indireto

O texto a seguir é uma piada. Leia-o com atenção: O texto l, está empregando um discurso indireto enquanto o texto ll, está empregando um discurso direto para indicar as falas das personagens. O discurso direto, é um recurso que o autor utiliza para enriquecer a narrativa, para dar maior naturalidade e realismo à fala das personagens. No discurso direto, o narrador reproduz fielmente a fala das personagens cedendo a elas a palavra.

Aula de leitura e reflexão do texto "As vontades" de Lygia Bojunga Nunes

                                                 As vontades                                                                                                 Lygia Bojunga Nunes Eu tenho que achar um lugar pra esconder minhas vontades. Não digo vontade magra, pequenininha, que nem tomar sorvete a toda hora, dar sumiço da aula de matemática, comprar um sapato novo que eu não aguento mais o meu. Vontade assim todo mundo pode ver, não tô ligando a mínima. Mas as outras – as três que de repente vão crescendo e engordando toda a vida – ah, essas eu não quero mais mostrar. De jeito nenhum. Nem sei qual das três me enrola mais. Às vezes acho que é a vontade de crescer de uma vez e deixar de ser criança. Outra hora acho que é a vontade de ter nascido garoto em vez de menina. Mas hoje tô achando que é a vontade de escrever.

Atividade com o texto _ "As vontades" de Lygia Bojunga Nunes

                                                As vontades                                                                                            Lygia Bojunga Nunes Eu tenho que achar um lugar pra esconder minhas vontades. Não digo vontade magra, pequenininha, que nem tomar sorvete a toda hora, dar sumiço da aula de matemática, comprar um sapato novo que eu não aguento mais o meu. Vontade assim todo mundo pode ver, não tô ligando a mínima. Mas as outras – as três que de repente vão crescendo e engordando toda a  vida – ah, essas eu não quero mais mostrar. De jeito nenhum.