Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2012

Atividade para fixação de conteúdo “advérbio e adjetivo “

Atividade para  fixação de conteúdo “advérbio e adjetivo “ Leia o trecho do texto “Nosso lar, o congestionamento” crônica de Moacyr Scliar, e responda, ao que se pede. “ A ideia ocorreu a Romão na noite em que ele não conseguiu chegar em casa, por causa do congestionamento, e teve de dormir no carro.”     Quando o fato aconteceu? a)    ( ) Meio dia. b)   ( ) À noite. 2.    Qual foi a causa de Romão não ter chegado em casa? a)    ( ) O congestionamento. b)   ( ) A chuva. 3.    Quais foram as consequências desse fato? a)    ( ) Ir para balada/ ter de dormir em um hotel. b)   ( ) Não chegar em casa / ter de dormir no carro. 4.    No trecho, há dois indicadores de lugar. Quais são eles? a)    ( ) Na rua e no serviço. b)   ( ) Em casa e no carro.   Leia o trecho abaixo e responda as questões : “Os dois formavam um casal muito unido e qualquer separação, mesmo resultante de uma coisa tão prosaica como o trânsito, lhes era dolorosa .” 5.    A palavra dois refere-se a quem? a)    ( ) Re

Atividade com o poema “Trem de ferro” de Manuel Bandeira

1)     Observem como o poema foi organizado. Dá-se o nome de estrofe a cada grupo de versos separado por um espaço em branco. Quantas estrofes tem o poema Trem de ferro? a)     ( ) Seis estrofes. b)     ( ) Cinco estrofes. 2)     Releia as duas primeiras estrofes do poema Trem de ferro. Observe quanto ao ritmo do poema e a sonoridade das palavras. “Café com pão Café com pão Café com pão Virgem Maria que foi isso maquinista?” Responda:  2.1 Qual foi motivo que a expressão café com pão foi escrita três vezes na mesma estrofe? a)     ( ) Para sugerir o movimento do ônibus. b)     ( ) Para sugerir o movimento do trem. 2.2 Que efeito a segunda estrofe traz ao ritmo da leitura do poema? a)     ( ) Há uma aliteração no ritmo de leitura provocado pela métrica diversa, podendo inferir uma possível brecada súbita do caminhão  ou mesmo um solavanco. b)     ( ) Há uma aliteração no ritmo de leitura provocado pela métrica diversa, podendo inferir uma possível brecada súbita do trem ou mesmo um

Análise literária do poema “Trem de ferro” de Manuel Bandeira e um roteiro para uma leitura jogralizada

O café foi o principal produto de exportação brasileira até 1930, época em que Manuel Bandeira criou o poema Trem de ferro. Para que a produção do café pudesse chegar ao Porto de Santos com maior rapidez, foram construídas ferrovias até a cidade de Santos (SP). Ao criar o poema Trem de ferro, Manuel Bandeira escolheu e combinou palavras de modo a imitar o barulho e o movimento de um trem. Objetivo:  Trabalhar com algumas características do poema: ritmo, aliterações, rima; sensibilizar o aluno para a postura e a entonação adequadas à leitura de um poema. Esse poema possibilita explorar as características do texto poético: ritmo, aliteração, (repetição de consoantes), rima, sonoridade, estrofe, verso, silhueta. É dado um destaque especial à leitura do poema, observando a postura, a entonação do poema, que colaboram para  a construção do significado do texto. Os recursos de repetição das palavras, tamanho dos versos e rimas também são enfocados. Por fim, o trabalho de compreensão permi

Atividade com a fábula -- A queixa do pavão de Esopo

                Atividade com a fábula -- A queixa do pavão de Esopo Postado por Prof: Ray Costa  ,                 A queixa do pavão Chateado porque tinha uma voz muito feia, um pavão foi se queixar com a deusa Juno. _ É verdade que você não sabe cantar _ disse a deusa. _ Mas você é tão lindo, por que se preocupar com isso? Só que o pavão não queria saber de consolo. _ De que adianta beleza com uma voz destas? Ouvindo aquilo, Juno se irritou. _ Cada um nasce com uma coisa boa. Você tem a beleza, a águia tem a força, o rouxinol canta. Você é o único que não está satisfeito. Pare de se queixar. Se recebesse o que está querendo, com certeza ia achar outro motivo para reclamar. Moral: Em vez de invejar os talentos dos outros, aproveite o seu ao máximo . Fábulas de Esopo. 1.      O pavão estava chateado porque o       (A )  rouxinol não cantava melhor que ele.      (B )  rouxinol cantava pior que ele.      (C  ) rouxinol cantava melhor que ele. 2.    

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação