Escola:
professor (a) :
2º Bimestre / 5º série/ 6º Ano / 2012
planejamento de Língua Portuguesa
Competências:
Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos diversos meios de comunicação.
Habilidades:
Compreender através dos textos, o uso adequado da estrutura das frases e diálogos usando corretamente a organização gramatical em torno do uso da língua.
Refletir sobre o uso da leitura e da escrita em seu dia a dia quanto o emprego dos conteúdos gramaticais empregados nos textos orais e escritos.
Desenvolver o gosto pela leitura como aquisição de conhecimentos e forma de lazer
. Usar a linguagem como instrumento de comunicação oral e escrita, buscando a partir de sua linguagem cotidiana a propiciar-se progressivamente da linguagem padrão
Conteúdo programático:
Estudo da língua
Frases e palavras
Classes de palavras
Palavras variáveis e invariáveis
Substantivo
Adjetivo
Verbo Substantivo e seus determinantes
Locuções adjetivas
Unidade suplementar
lll. Os sons e as letras
lV. Tonicidade
V. Acentuação
Gênero:
3. Conto em prosa poética
4. Conto fantástico
Metodologias:
Aulas expositivas.
Aplicar a aula de forma dinâmica e contextualizada, atendendo as expectativas previstas para a mediação do conteúdo em pauta
Realização de atividade dinâmica, valorizando o que cada aluno traz para sala de aula de sua própria vivencia, seu próprio saber, suas opiniões e visão de mundo.
A aula deve ser mediada de modo que cada aluno possa expressar suas opiniões e sua visão de mundo diante do assunto em estudo.
Avaliação:
Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
Participação individual e coletiva.
Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
Tudo É Linguagem - 5ª série.
Comentários
Postar um comentário