Pular para o conteúdo principal

Língua Portuguesa Plano de curso: 8ª Série / 9º Ano; ano: 2012


Escola:
Diretor:
Coordenador (a):
professor :
Área de conhecimento:  Língua Portuguesa
Plano de curso: 8ª Série / 9º Ano;      ano: 2012

Objetivo Geral:
Criar situações em que os alunos tenham oportunidades de refletir sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem, perceber de forma contextualizada, a gramatica da língua .
1º Bimestre
Estudo da língua:
Período composto (1)
Período composto por coordenação
Unidade suplementar:
l. Competência comunicativa: Estrangeirismo e neologismo
Gênero:
l. Escolhas de linguagem e efeitos de sentido.

2º Bimestre
Estudo da língua:
Período composto (2)
O processo de subordinação: outras formas de estabelecer coesão  (1)
Classificação das orações substantivas
Orações reduzidas
O  processo de subordinação: outras formas de  estabelecer coesão (2)
Orações subordinadas adverbiais
Unidade suplementar:
ll. Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, palavras polissêmicas
lll. E agora? Qual devo usar?

Gênero:

2. Crônica e conto
3. Romance
3º Bimestre
Estudo da língua:
O processo de subordinação: outras formas de coesão (3)
Orações subordinadas adjetivas
Coesão textual e uso de pronomes
Coerência
Unidade suplementar:
lV. Regência verbal
V. Regência nominal e crase
Gênero:
4. Entrevista
5. Editorial

4º Bimestre
Estudo da língua:
Concordância
Concordância verbal (1)
Concordância verbal (2)
Concordância nominal
Unidade suplementar:
Vl. Ambiguidade
Gênero
6. Artigo de opinião
7. Manifesto




Referências bibliográficas:
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin,                                                                                 Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
lSBN
Tudo É Linguagem – 8ª série .

Comentários

  1. MUITO BOM SEU PLANEJAMENTO, ELE DÁ ABERTURA PARA ACRESCENTAR MUITAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda