Escola:
Diretor:
Coordenador (a):
professor :
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Plano de curso: 8ª Série / 9º Ano; ano: 2012
Objetivo Geral:
Criar situações em que os alunos tenham oportunidades de refletir sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem, perceber de forma contextualizada, a gramatica da língua .
1º Bimestre
Estudo da língua:
Período composto (1)
Período composto por coordenação
Unidade suplementar:
l. Competência comunicativa: Estrangeirismo e neologismo
Gênero:
l. Escolhas de linguagem e efeitos de sentido.
2º Bimestre
Estudo da língua:
Período composto (2)
O processo de subordinação: outras formas de estabelecer coesão (1)
Classificação das orações substantivas
Orações reduzidas
O processo de subordinação: outras formas de estabelecer coesão (2)
Orações subordinadas adverbiais
Unidade suplementar:
ll. Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, palavras polissêmicas
lll. E agora? Qual devo usar?
Gênero:
2. Crônica e conto
3. Romance
3º Bimestre
Estudo da língua:
O processo de subordinação: outras formas de coesão (3)
Orações subordinadas adjetivas
Coesão textual e uso de pronomes
Coerência
Unidade suplementar:
lV. Regência verbal
V. Regência nominal e crase
Gênero:
4. Entrevista
5. Editorial
4º Bimestre
Estudo da língua:
Concordância
Concordância verbal (1)
Concordância verbal (2)
Concordância nominal
Unidade suplementar:
Vl. Ambiguidade
Gênero
6. Artigo de opinião
7. Manifesto
Referências bibliográficas:
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
lSBN
Tudo É Linguagem – 8ª série .
MUITO BOM SEU PLANEJAMENTO, ELE DÁ ABERTURA PARA ACRESCENTAR MUITAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES.
ResponderExcluir