Escola:
Professor:
1º Bimestre / 8º Ano /2012
planejamento de Língua Portuguesa
Competências
Alargara a compreensão e hábitos de leitura, a discursos em diferentes variedades do português, incluindo o português padrão, e dominar progressivamente a compreensão em gêneros formais e públicos essências para entrada na vida profissional e para o prosseguimento dos estudos.
Habilidades
Propiciar-se de certos aspectos da Língua de uso e dominá-los corretamente na linguagem oral e escrita;
Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizando o nosso contexto social; Reconhecer a epopeia como gênero do narrar em suas especificidades e em comparação com o conto.
Conteúdo programático :
· A língua e as transformações no tempo
· A ação do tempo
· Linguagem: comunicação e memória ,
· O desenvolvimento da escrita
· Portadores textuais.
1. Gênero: conto e epopeia
ü conceito e algumas características da epopeia;
ü estrutura e elementos da narrativa;
ü resumo da narrativa.
2. Estudos gramaticais:
ü elementos de coesão textual;
ü marcas de tempo e de oposição;
ü pronomes, preposição, conjunção, advérbios ou locuções adverbiais;
ü frase, oração, período;
ü elementos coesivos e organização de períodos;
ü advérbio e orações adverbiais (classificação).
Unidade suplementar
ü competência comunicativa e adequação da linguagem à circunstância e à intenção da comunicação.
3. Produção oral e escrita de textos:
ü resumo (sinopse) de narrativa para a publicação em revista:
ü narração com base na figura de um herói;
retextualização da narrativa em prosa para a narrativa em quadrinho.
Comentários
Postar um comentário