Escola:
professor:
1º Bimestre /7º Ano/2012
planejamento de Língua Portuguesa
Competências
Fornecer ao aluno subsídios para que desenvolva e aprimore suas habilidades de reflexão sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem e perceber de forma contextualizada, a gramatica da língua, as características de cada gênero e tipo de texto.
Habilidades
Refletir sobre o uso da leitura e da escrita em seu dia a dia quanto o emprego dos conteúdos gramaticais empregados nos textos orais e escritos; Desenvolver a capacidade de reflexão sobre a estrutura da língua, visando o seu emprego prático;
Reconhecer o conto e a crônica como gêneros do narrar na especificidade de: intenção, contexto, circunstância comunicativa, conteúdo temático, construção composicional, recursos linguísticos.
Reconhecer o conto e a crônica como gêneros do narrar na especificidade de: intenção, contexto, circunstância comunicativa, conteúdo temático, construção composicional, recursos linguísticos.
Conteúdo programático
Língua: origens e influências
As línguas mudam
A língua portuguesa no Brasil
Uma língua com inúmeras variações regionais.
1. Gênero : Conto
ü elementos e momentos da narrativa:
ü um conto dentro do conto.
2. Estudos gramaticais:
ü Variedades linguísticas: língua falada (marcas de oralidade) e língua escrita;
ü dialogo na narrativa: discurso direto;
ü substantivo;
ü substantivo e seus determinantes: adjetivos e locuções adjetivas.
Unidade suplementar
ü competência comunicativa: gramatica natural e gramatica normativa.
3. Produção oral e escrita de textos:
ü debate – apreciação do conto;
ü utilização de linguagem objetiva e de linguagem adjetivada na criação de textos;
ü ampliação de fábulas por meio de descrições adjetivadas.
(Retirado do plano de curso 2012)
Comentários
Postar um comentário