Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2011

Aulas interdisciplinares e contextualizadas

Conteúdos:                                                   a)  Estudo da Língua -substantivo, verbo,pronome, artigo definido, frase, linguagem oral,escrita e interpretação de texto (poema) texto narrado em 1º pessoa .  b) História – trabalho doméstico,  trabalho informal e formal , (no caso de muitas famílias viverem da produção  informal de vassouras ) convivência familiar. c) Ciência – preservação do meio ambiente(contexto escolar e familiar). d) Geografia – tipos de plantas usada na confecção de vassoura ,região onde vive a espécie,como se desenvolve a mesma.etc. e)  Artes - confecção de vassoura com material reciclado ou natural.                                                              Poema                                                                                                                                           Trabalho o dia todo, Todo dia sem falhar. Não conheço feriado Nem sei o que é repousar. Se a visita é bem chata E com a hora não se importa Me viram

Atividade a partir de uma Poesia sobre a Bandeira do Brasil

·          Estratégia de leitura e atividade de compreensão. Fazer uma leitura silenciosa após fazer leitura coletiva com todos os alunos. Discutir sobre a compreensão da poesia antes de trabalhar a atividade. 1)       Antes de entendermos melhor sobre a mensagem de cada estrofe, faça a ligação das palavras destacadas e os seus significados: A.      Auriverde                                               Povo de um território B.      Pendão                                                    Audacioso C.      Nação                                                      Pedaço de madeira D.      Bastão                                                     Respeito/saudação E.       Reverencia                                             Amarelo e verde F.       Audaz                                                     Norma/estandarte/bandeira 2)       Você conhecia o significado destas palavras? 3)       Qual   assunto é tratado na poesia? 4)       Quais os nomes das cores que apar

Exercício/atividade com bilhete de aluno (análise) Dinâmica Telefone sem fio / Material: nenhum

Análise de um bilhete de aluno   Telefone sem fio Material: nenhum O professor formará um circulo ou uma fileira e dirá uma mensagem {frase} ao ouvido do primeiro aluno da fileira. Esse aluno deve passar essa mensagem ao segundo que será transmitido de um em um até chegar ao ultimo da fileira. A mensagem deve ser transmitida de forma que apenas aquele aluno ouça e ela não deve ser repetida, ele transmitirá da forma que ele entendeu a mensagem. Ao chegar no ultimo ele deverá dizer a mensagem bem alta e será comparado com a mensagem que foi dita no inicio e discutido a distorção que ocorreram no percurso. AGORA É COM VOCÊ PROFESSOR, FAÇA A PONTE ENTRE A DINÂMICA E A ATIVIDADE COM O BILHETE. BOM TRABALHO! Escola  Disciplina: Língua Portuguesa Aluno(a) ­­­­­­­­­­___________________________________________ LEIA O BILHETE DE UM ALUNO DE 08 ANOS DE IDADE CURSANDO O  4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SÃO MIGUEL, 02 DE OUTUBRO DE 2010               MÃEZINHA DO MEU C